Moradores da comunidade Guariba, Terra Indígena do Araçá, a cerca de 40 quilômetros do Município de Amajarí, região Norte do Estado, procuraram a Folha para denunciar que técnicos da Companhia Energética de Roraima (CERR) estariam cobrando taxas para fazer a interligação de energia elétrica nos padrões instalados nas casas.
Na região vivem cerca de 70 famílias. Conforme um dos moradores, que preferiu não ser identificado, a energia chegou até a comunidade há mais de um ano e faz parte do programa do Governo Federal Luz para Todos. Ele conta que muitas famílias ainda não possuem energia em suas casas e algumas das que já contam com o serviço tiveram que pagar taxas extras para a ligação.
Segundo eles, as quantias cobradas variam de R$150,00 a R$300,00 pagas diretamente aos técnicos encarregados do serviço que não dão nenhum tipo de recibo. “Esses caras já recebem para trabalhar e ainda ficam cobrando taxas extras. Isso é um absurdo”, disse um morador.
Além disso, ele relatou que muitas vezes os moradores fazem a solicitação da ligação da energia para suas casas e passam mais de mês esperando que os técnicos compareçam. “Às vezes prometem e não vêm. Além de demorarem a aparecer, ficam cobrando propina”, comentou.
Os moradores relatam que famílias mais carentes que não têm como pagar a taxa cobrada pelos funcionários da companhia acabam dando galinhas, porcos, entre outros animais em troca do serviço. “Isso não está certo e providências devem ser tomadas”, argumentam.
CERR – A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Companhia Energética de Roraima para saber a respeito da denúncia. Por meio de nota, a assessoria respondeu que a Coordenação do Programa Luz para Todos da CERR alegou desconhecer qualquer tipo de cobrança de taxas feita por funcionários da empresa.
O alerta é que, em caso de cobrança indevida, os consumidores não efetuem qualquer tipo de pagamento e denunciem a prática ilegal. As denúncias podem ser registradas pelos telefones 4009-1542 (Coordenação do Luz Para Todos) ou na Ouvidoria da CERR (4009 -1520 e 4009-1594) de forma presencial ou anônima.
A assessoria informou que, sobre a ligação da energia dos consumidores, até a próxima semana concluirá os serviços interligando energia para 13 famílias que moram na Comunidade Guariba. (M.F)
Cotidiano
Moradores denunciam cobrança de taxa
Pessoas que moram na Comunidade Guariba afirmam que técnicos da CERR estariam cobrando taxa para ligar energia nas casas