Bom dia!
“A ambição é uma paixão tão imperiosa no coração humano que, mesmo que galguemos as mais elevadas posições, nunca nos sentimos satisfeitos” – Nicolau Maquiavel
EXPLICAÇÃO
Ainda precisa de muita explicação o caso do empresário que teve o nome na listagem da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) para receber uma das 2.992 unidades habitacionais do programa federal Minha Casa Minha Vida. Depois que seu nome apareceu, surgiram inúmeras críticas, uma vez que ele não se enquadra no perfil. No mesmo dia, o empresário se explicou afirmando que fez um cadastro em 2009 e que seu nome não foi retirado da lista, mesmo havendo um novo recadastramento.
DESISTÊNCIA 
Depois de afirmar que iria processar quem o acusou de ter agido de má-fé ou de ser beneficiado por um suposto esquema, o empresário postou na internet um requerimento endereçado à Codesaima no qual ele pede o cancelamento de sua inscrição feita em 2009 no programa habitacional. Já que o caso parece se tratar de uma inscrição antiga, então é preciso que se esclareça como se permitiu que este grave erro ocorresse, uma vez que foi divulgado amplamente pelo governo que houve um processo de atualização e recadastramento. 
TRANSPARÊNCIA
As pessoas que estão pleiteando uma casa pedem transparência no processo de escolha e sugerem que seja organizado um evento público, com todos os nomes dos pretendentes aptos a concorrerem incluídos no sorteio na presença da imprensa, de representantes do Ministério Público, Governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil e do povo em geral. “Esta seria a única forma de mostrar igualdade de condições entre todos aqueles que lutam por uma casa”, disse um leitor que procurou a Parabólica. 
EMPREGO
Uma ex-autoridade que era do mais alto escalão pôs na cabeça que quer trabalhar em Brasília. Na semana que se passou, ele ficou uns dias na Capital Federal em busca de emprego como engenheiro em uma renomada construtora. Conversou com o proprietário e explicou sua situação, que por sua vez, mandou o candidato ao emprego aguardar contato. 
SURPRESA 1 
Enquanto o governo tenta remendar a situação de caos na qual vive o sistema prisional, uma decisão judicial da Vara de Execuções Penais chamou a atenção. No dia 12 deste mês, foi concedida prisão domiciliar, por 60 dias, ao latrocida Edmar dos Santos Carmona, um dos condenados pela morte seguido de roubo do professor Dênis de Sousa em novembro de 2009.
SURPRESA 2 
Para quem não recorda do fato, Edimar Carmona, vulgo “Tito”, foi condenado pela morte do professor. Ele e um comparsa, que era menor de idade à época, roubaram o carro e mataram a vítima com pelo menos nove facadas. Após o crime, a dupla seguiu para o Município de Bonfim, na fronteira com a Guiana, Leste do Estado. Eles foram vender o carro e comprar droga. Foram pegos pela polícia ao retornarem para Boa Vista. Tito tem histórico de fuga no sistema prisional.
FACILIDADE
O Estado tem encontrado dificuldade para coibir ilícitos dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). O desafio é tanto que os presos conseguem produzir cachaça artesanal e cultivar pés de maconha, mesmo com as rotineiras visitas e revistas surpresas realizadas naquela unidade prisional.
SINTONIA 1
Não é de hoje que moradores reclamam da falta de sintonia entre empreiteiras contratadas para obras públicas, Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista. Repetidamente, a prefeitura ou governo asfalta determinada rua e, meses depois, a empreiteira ressurge para quebrar o asfalto que acabara de ser colocado e escava a vala novamente no mesmo local onde as obras já haviam sido concluídas.  
SINTONIA 2
Esse fato ocorreu em um trecho da rua Mestre Albano, entre o bairro de Liberdade e o Pricumã. Há meses que a obra que estava sendo realizada naquela via foi concluída, a vala tapada e o asfalto recuperado após várias reclamações dos moradores. Na semana que se passou, o asfalto foi quebrado e a vala reaberta. A obra já foi concluída de novo, neste fim de semana, e agora falta refazer o recapeamento asfáltico. É mole?
PRIORIDADE
Leitores e internautas questionaram a prioridade de um vereador de Boa Vista, que divulgou a notícia, na semana passada, dando conta de que ele foi até a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) pedir reforma de uma ponte no Município de Bonfim, localizado a Leste do Estado, na fronteira com a Guiana. 
HORÁRIO 1
Já era tempo. A Secretaria Estadual de Segurança Pública adotou, a partir de ontem, novo horário de funcionamento dos cinco distritos policiais, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ), que agora vão trabalhar de verdade. Vão funcionar das 7h30 às 19h30, de segunda-feira a sexta-feira. Antes disso, tudo fechava às 13h30 e os criminosos ficavam livres para agir no restante do dia.  
HORÁRIO 2
Encerrado o expediente normal, após as 19h30, e também aos finais de semana, o atendimento de ocorrências será feito na Central de Flagrantes, que integra o Plantão de Polícia Genérico (PPG) e o Plantão de Polícia Especializado (PPE). Só para lembrar, o fechamento das delegacias no início da tarde foi assunto na série de reportagem em uma emissora em nível nacional e serviu de chacota para todo o país.