* Ao pegar carona com um estranho, essa semana, por volta do meio-dia, na saída do trabalho, no Centro da cidade, uma moça de 22 anos alega ter sido estuprada num terreno baldio ao lado do conjunto dos desembargadores e conselheiros, no bairro Canarinho. O homem era tão desconhecido da vítima que ela não sabe sequer a marca do carro. * O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima abriu processo seletivo simplificado para a contratação de professor substituto na área de informática. A inscrição vai até o dia 1º de abril e pode ser feita pela internet no endereço eletrônico: http://sis.ufrr.br/concursos.
Dia especial para o casal Raissa e Getúlio Cruz Filho, que neste sábado comemora a idade nova dela
Enlace
* Graciete Araújo e Miguel Santos casam-se neste sábado, às 17h, na Chácara Emanoel.
* Após a cerimônia religiosa, os noivos e seus familiares recepcionarão os convidados no mesmo local.
Câmara
* Por e-mail, a jornalista Tarsira Rodrigues informou à imprensa local que assumiu o comando da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Boa Vista. Na equipe estão também Tânia Gadelha e Calina Bispo.
* Um dos musicais mais lindos do momento, “Príncipes e Princesas”, estará sendo apresentado em Boa Vista no começo de abril.
* E as vendas de ingressos para o espetáculo já foram abertas por meio do site: www.ingresse.com.
Paixão
* Cerca de 130 jovens católicos participam dos ensaios da VI Edição da Encenação da Paixão de Cristo, que acontecem nas segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 21h30, e aos sábados e domingos, das 06h às 09 horas, na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.
* O evento, que é uma ação da Diocese de Roraima, por meio da juventude da Área Missionária São Raimundo Nonato, será no dia 3 de abril, Sexta-feira Santa, no mesmo local dos ensaios.
In Memorian
* Familiares e amigos do saudoso Antunino Menezes da Silva (pai da governadora Suely Campos) reúnem-se hoje na Igreja Nossa Senhora da Consolata.
* Lá, às 18h deste sábado, será celebrada a Missa de um mês de seu falecimento.
O renomado chef e empresário italiano Mario Porcaro (A Casa do Mário) veio exclusivamente a Boa Vista para a comemoração do aniversário de sua filha, Giovanna, quinta à noite, no Restaurante Siciliano
Trânsito livre
* A página de hoje é dedicada à colega jornalista Marilena Freitas, que fica um ano mais dinâmica e atuante.
* Também inaugurando idade nova hoje Ernesto James Ortiz e Sonia Cruz.
* Amanhã, quem troca de data são Antonio Felício de Lima (papai da querida Lena Fagundes) e Sérgio Ferreira.
* Ainda de aniversário no domingo, nosso querido compadre Edileuson Almeida, Evandro Araújo e Antonio Lucas Ribeiro.
A aniversariante do dia Kelly Santos
Perfil
Frase: “Toda roraimense é uma mulher de fibra. Uma mulher que enfrenta as dificuldades sem perder a alegria”.
Emília Campos dos Santos é roraimense, casada e mãe de três filhos. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista do Amazonas, sócia proprietária da Blancca Arquitetura, escritório com premiações regionais e participação na Casa Cor Amazonas, já foi diretora de Marketing da Ribeiro Campos Empreendimentos Imobiliários. Escreve semanalmente a Coluna Contemporânea no jornal Folha de Boa Vista desde 2011. Sempre engajada na política, Emília foi coordenadora estratégica de bairros na campanha da governadora Suely Campos e, desde janeiro, é titular da Setrabes. É com ela que encerramos a série de entrevistas do Mês da Mulher.
*Como se deu a escolha da sua profissão?
Desde criança, as formas, casas e prédios bonitos me chamavam a atenção. Essa admiração foi crescendo e, ao chegar à adolescência, eu entendi que tudo isso era arquitetura. Na oitava série, eu decidi que seria arquiteta.
*Como arquiteta premiada, qual a sua opinião sobre a Boa Vista de antigamente e a Boa Vista atual?
Boa Vista tem o privilégio de ser uma cidade que nasceu de um planejamento urbano. O crescimento da nossa cidade, assim como aconteceu com a maioria das cidades brasileiras, aconteceu de forma desordenada, o que de nenhuma maneira tira a beleza e as características positivas existentes; mas traz consequências. Eu acredito que a Boa Vista de hoje tem recebido novas obras que a retratam mais moderna, em função do maior número de arquitetos que passaram a atuar no mercado, enriquecendo o cenário da nossa cidade! Uma cidade linda, com grandes quintais e avenidas largas. Temos que valorizar essas características.
*Com relação à coluna “Contemporânea” aqui, na Folha?
É uma experiência maravilhosa. Lá nós retratamos o dia a dia de um escritório de arquitetura. Cada projeto é um desafio. Um sonho de um cliente que realizamos. Todos os arquitetos buscam fontes de inspiração e se alimentam permanentemente de informações. A Contemporânea nos dá isso: uma alimentação constante com os leitores e com o público que cada vez mais está consumindo o design e se interessando por arquitetura.
* E quanto à Blancca Arquitetura?
São seis anos de atuação. Neste tempo, fomos construindo uma história de muito sucesso. Mas a vida nem sempre segue como planejamos, por isso precisei fazer uma escolha que envolve outro grande desafio e algumas renúncias. Então, neste momento, a minha escolha foi assumir este desafio de estar à frente da Setrabes. Hoje eu ‘estou’ secretária de Estado, mas eu serei arquiteta para o resto da minha vida. Hoje uso toda a sensibilidade da arquitetura dentro do meu trabalho. O escritório continua atuando e sendo comandando pela competentíssima arquiteta Lissandra Lima.
*Por que você optou por assumir a Setrabes, ao invés de outra secretaria, como a Seinf, por exemplo?
Na verdade, não foi uma opção, mas sim um convite. Estar à frente de uma secretaria, como a Setrabes, exige muito da minha formação de arquiteta. A arquitetura sempre foi uma profissão de raiz politizada. Eu sempre me interessei por política. São duas profissões em que você tem que entender a sociedade e ter a sensibilidade de propor soluções. Quando vou fazer um projeto de um conjunto habitacional, por exemplo, seja como arquiteta ou como gestora pública, eu tenho que estudar aquele bairro, estudar aquela cultura e respeitar a sociedade para quem eu vou projetar.
*Qual é o principal desafio ao assumir uma secretaria como a Setrabes?
Fazer um trabalho com a mesma relevância e abrangência que foi o trabalho feito pela minha mãe quando secretária. Na época, sua gestão foi marcada por uma atuação intensa não apenas na política de assistência social, mas também na geração de renda. Ajudar as pessoas a encontrarem uma oportunidade para prover o sustento da sua família. Isso é prioridade para a Setrabes.
* Que projetos você pretende implementar na Pasta?
Nós já implementamos a Rede Cidadania, que é uma ampla proposta em que iremos trabalhar os programas sociais em cinco grandes eixos de responsabilidades da Setrabes. Estes eixos são fundamentais para o desenvolvimento social da nossa população, que são a Assistência Social, Segurança Alimentar, Habitação, Emprego e Renda e Esporte. Além disso, resgatar programas que deram certo na gestão do ex-governador Neudo Campos que, mesmo depois de muitos anos, ainda continuam eficazes e são de grande anseio da população.
*Como você concilia suas atividades de profissional arquiteta e, agora, secretária de Estado, com seus afazeres de mãe e esposa?
Toda mulher tem uma rotina cheia de atividades. Nós queremos ser boas mães, boas esposas e boas profissionais. Para que tudo isso funcione é necessário ter organização. E entender que não precisamos ser perfeitas, mas tentar fazer o melhor. Fundamentalmente é isso, conseguir organizar a rotina diante de tantas atividades. Eu sempre tive uma rotina agitada por ser mãe de três filhos pequenos e arquiteta. Agora, neste novo momento, o que aumentou foram a responsabilidade e a intensidade que é trabalhar à frente de uma secretaria tão importante como a Setrabes.
*Como faz pra manter a forma, mesmo tendo três filhos e agenda lotada de compromissos?
O meu ritmo de vida já é bem intenso. Acordo às 6h da manhã e durmo à meia-noite. Um truque é evitar comidas pesadas à noite. Tomo um café da manhã reforçado, almoço saudavelmente e faço um lanche no meio da tarde. Sempre evito exageros!
* Que mensagem você deixa para as mulheres de Roraima?
Toda roraimense é uma mulher de fibra. Uma mulher que enfrenta as dificuldades sem perder a alegria. Neste momento em que o nosso Estado tem a primeira governadora, peço a elas que não duvidem da capacidade que nós, mulheres, temos de resolver e enfrentar os problemas. Que você possa estar certa que será pelas mãos de uma mulher que nós conseguiremos alcançar muitas conquistas para o nosso Estado!