Bom dia, apreciadores das lutas! Criado em 1994, o tradicional Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu bateu em 2015 um recorde mesmo antes de as lutas começarem. Com 3.447 lutadores inscritos, o evento da CBJJ tornou-se o campeonato com o maior número de atletas na história do Jiu-Jitsu. O campeão absoluto da faixa preta em 2014 foi Felipe Preguiça, da Gracie Barra, mas em 2015, outro lutador brilhou na competição. O grande nome do evento foi Erberth “Dino” Santos, da Guigo Jiu-Jitsu, com o ouro duplo, no peso e no absoluto da faixa preta/adulto. No superpesado, em duelo de gerações, Erberth brilhou ao finalizar Rodrigo Cavaca pelas costas. No peso absoluto, Erberth venceu o duríssimo Renato Cardoso (Alliance) por 2 punições. OSS!
FABIANA “FAFÁ” PEREIRA É PRATA NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE JIU-JITSU
A faixa preta Fabiana “Fafá” Pereira representou Roraima no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2015 e se tornou vice-campeã brasileira ao conquistar a medalha de prata. A mais importante competição da arte suave no Brasil aconteceu no período de 30 de abril ao dia 03 de maio, na cidade de Barueri, em São Paulo. Fafá defendeu a academia Zenith RTB Trindade e perdeu na final da categoria pesadíssimo/adulto para a atleta Joaquina Bonfim, da academia Gracie Barra. O próximo objetivo da lutadora será representar Roraima no World Jiu-Jitsu Championship 2015 que vai acontecer na cidade de Long Beach, nos Estados Unidos.
SEXTA EDIÇÃO DO METAMORIS TERÁ BARNET X CIBORG E BABALÚ X SONNEN
A sexta edição do evento Metamoris acontece no próximo sábado (9), na Califórnia (EUA). A competição criada por Ralek Gracie se diferencia das demais por fazer com que os lutadores busquem a finalização dos combates para se tornarem vencedores, caso contrário as lutas terminam empatadas. Na luta principal da noite, o brasileiro campeão absoluto do ADCC 2013, Roberto “Cyborg” Abreu enfrenta o finalizador e ex-campeão do UFC Josh Barnett. Ex-atleta do UFC também, Renato “Babalu” Sobral encara o polêmico Chael Sonnen, no co-evento principal. Outra atração no torneio de lutas casadas será o duelo entre Xande Ribeiro e Keenan Cornelius. Roberto Satoshi x Clark Gracie, Joe Lauzon x Dillon Danis e Jeff Monson x Campeão do RTM completam o card do grande evento.
JON JONES É SUSPENSO, PERDE CINTURÃO E É SUBSTITUÍDO NO UFC 187
Depois de provocar um acidente de trânsito e fugir do local sem prestar socorro às vítimas, incluindo uma grávida que teve o braço quebrado, Jon Jones sofreu dura punição do UFC, na última terça-feira (28). A organização retirou o cinturão de “Bones”, o suspendeu por tempo indeterminado e o removeu do card do UFC 187, programado para 23 de maio, em Las Vegas. Ele será substituído no evento por Daniel Cormier, que agora fará a luta principal contra Anthony Johnson, em disputa válida pelo título da categoria. O Ultimate também atualizou o ranking de lutadores e retirou o nome do americano. Agora, o brasileiro José Aldo, campeão do peso-pena (até 66kg), é o líder do ranking peso-por-peso da organização.
MAYWEATHER VENCE PACQUIAO NA “LUTA DO SÉCULO” DE BOXE
O filipino Manny Pacquiao, considerado quase um “deus” em seu país e que possui 57 vitórias, sendo 38 nocautes, dois empates e agora sete derrotas, não conseguiu quebrar a invencibilidade de Floyd Mayweather, que tem um cartel perfeito de 48 vitórias em 48 duelos. Apesar da “Luta do Século” ter sido bastante equilibrada, o resultado dos juízes a favor do americano por decisão unânime (118×110, 116×112 e 116×112) gerou polêmica em todos os cantos do planeta. O estilo de contragolpe de “Money” lhe rendeu ainda mais um feito importante para o esporte: ele se tornou o campeão unificado da Organização Mundial de Boxe (WBO), Associação Mundial de Boxe (WBA) e do Conselho Mundial de Boxe (WBC). Tudo indica que esse resultado prevê, muito em breve, uma revanche entre os pugilistas.
COPA PÓDIO DE JIU-JITSU: GRAND PRIX DOS PESOS PESADOS
A terceira temporada da Copa Pódio de Jiu-Jitsu acontece no próximo sábado (9), no Ginásio do Botofago, no Rio de Janeiro, com o concorrido Grand Prix dos Pesos Pesados (até 96 kg) que contará com grandes nomes do jiu-jitsu e terá transmissão on-line ao vivo no site do evento (www.copapodio.com). Os desafios sem kimono agora também terão disputas de título. Card do evento: Na luta especial: Leandro Lo (BRA) x Sérginho Moraes (BRA), na disputa do grand prix: Felipe Preguiça (BRA); Tim Spriggs (USA); Erberth Santos (BRA); Maks Wisnieviski (POL); Vinny Magalhães (BRA); Nelton Pontes (POR); Victor Honório (BRA); Delson Heleno ¨Pé-de-Chumbo” (BRA); Eduardo “Luta Livre” Inojosa (BRA). Desafio no-gi (médios): Gregor Gracie (BRA) x Daniel Moraes (BRA) e desafio no-gi (leves): Miltinho Vieira (BRA) x Goiti Yamauchi (BRA). Evento Imperdível!
UFC FIGHT NIGHT 65: HUNT X MIOCIC
O UFC irá desembarcar em Adelaide, na Austrália, no próximo domingo (10). E terá na luta principal da noite o confronto dos pesos-pesados Mark Hunt e Stipe Miocic. Nas suas últimas quatro lutas, Hunt perdeu para Junior Cigano e empatou com Antônio Pezão. Nocauteou Roy Nelson e em seguida, sofreu nocaute de Fabricio Werdum, perdendo a chance de ser tornar campeão interino da categoria. Stipe Miocic vinha bem na divisão, mas perdeu para Cigano em dezembro do ano passado, por decisão unânime dos jurados. Este foi o segundo revés do atleta, que soma 12 triunfos na carreira. A luta co-principal da noite será entre Robert Whittaker e Brad Tavares. Transmissão ao vivo pelo canal Combate.