Memórias do Barão – Walber Aguiar*Meninos viram homens, mas sempre serão meninos. Eram os idos de 70. Meninos e meninas desfilavam os uniformes escolares pelas ruas largas e verdes de Boa Vista. Alunos do velho colégio São Francisco, do Monteiro Lobato, do GEC, do São José, o colégio das madres e do velho Barão de Parima, que em 1966 era chamado de GOT, Ginásio Orientado para o Trabalho.
E que trabalho. Eram centenas de adolescentes que atravessavam a cidade debaixo de muito sol. Um verdadeiro Deus nos acuda no momento de atravessar a velha ponte de madeira sob o Igarapé do Caxangá, pois balançava e sempre tinha um menino mais afoito querendo derrubar os outros só pra ver a queda.
Todo mundo usava um jalecão bege, pois era preciso mexer com artes gráficas, tinta, terra, flores, frutas e verduras. Além disso, também tínhamos contato com propaganda, madeira e técnicas comerciais.
Brincar na quadra, comer coco babão e paquerar as meninas fazia parte do currículo extraclasse, pois ali naqueles corredores quase assombrados, o vento nos açoitava feito os cavalos selvagens do Maruai, na terra de Macunaima.
Era lindo viver e aprender a ser gente, a ser menino, a ser homem de bem, com ética, alegria e uma leve responsabilidade. Aprender com o professor Catossi e o velho Jaceguai as técnicas de aprender alguma profissão,junto com os segredos da vida e a ser possuidor de uma alma extremamente sensível.
Ora, temos que preservar os velhos grupos escolares da infância, dos jogos escolares, da disputa entre GEC e Monteiro Lobato, das tradições sadias e cheias de ludicidade. Afrânio Peixoto não existe mais. Barão de Parima, a lendária escola do Calungá, vizinha Raimundo Nonato da Conceição, o famoso Canguru, da banda de música, e dona Áurea, professora, pais do carismático professor Laulimã, já figurou na lista das escolas extintas. Graças ao bom senso e à grandeza dos moradores do bairro, a Escola Estadual Barão de Parima continua a existir com ensino de qualidade.
Não poderia ter sido extinta mesmo, pois Barão de Parima é o nome dado ao tenente-coronel Francisco Lopes Xavier de Araújo, o bravo que chefiou uma expedição até o Monte Roraima. Um bravo nunca pode cair, pois como dizia o poeta negro Paulo Colina: “resistir nunca será um equívoco”.
Ainda vejo aqueles meninos e meninas indo para o GOT, com o desejo de que a vida seja sempre uma espécie de passeio, uma inesquecível brincadeira de criança, onde o caminho da escola é o caminho da liberdade e do conhecimento, da cidadania e da esperança.
Meninos, eu vi…
*Advogado, poeta, professor de filosofia, historiador e membro da Academia Roraimense de [email protected]————————————A impunidade é trampolim para o crime – Marlene de Andrade* O Transtorno de personalidade antissocial é caracterizado por comportamento bastante agressivo. A pessoa antissocial, ou seja, psicopata, é impulsiva e despreza toda e qualquer norma, seja ela social, ou jurídica. O psicopata não consegue amar e jamais sente remorso por qualquer crime que cometa, a não ser por milagre de Jesus.
Essa personalidade tão perversa é encontrada na população presidiária em grande escala, o que é muito preocupante, pois eles não aprendem com os erros. Além do mais, essas pessoas são totalmente lúcidas e sabem, concretamente, o que estão fazendo, porém sentem muito prazer em praticar crimes hediondos. E aí, o que pensar e fazer nesse caso?
E o interessante é que o pessoal dos “direitos humanos” não fica nem um pouquinho preocupado quando alguém de bem morre por falta de recursos na Saúde, ou porque a Educação Pública é de péssima qualidade no Brasil. Mas deixa a algema machucar o pulso do preso para ver no que isso dá. Preso não pode sofrer nem um arranhão dentro do sistema prisional, porém famílias serem massacradas por assaltantes à mão armada pode e os “direitos humanos” não estão nem aí.
É lamentável perceber que a violência no Brasil vem aumentando barbaramente e o mais lamentável ainda é pensar que delinquentes perigosos não podem ser condenados, à prisão perpétua no Brasil, por ser inconstitucional. Que absurdo!
À luz de toda essa realidade, alguma solução para esse problema tem que ser pensada. E tem mais, se não é possível criar no Brasil a lei da prisão perpétua, já poderiam ter pensado na possibilidade de aumentar a condenação de um facínora irrecuperável para pelo menos 40 anos ininterruptos de prisão. Um psicopata irrecuperável não pode conviver na sociedade.
Para crimes hediondos, esses criminosos deveriam trabalhar dentro do sistema prisional para garantirem o seu pão de cada dia. Fica muito fácil para o “reeducando”, matar, assaltar, estuprar, cometer latrocínio e continuar se drogando dentro da cadeia, dormir lá dentro quase o dia inteiro, receber auxílio previdenciário, assistir TV dentro da cela na maior mordomia e logo, logo ser libertado para continuar matando outros inocentes.
“Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? Fazei justiça ao pobre e ao órfão… (Salmos 82:2-4).
*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47————————————-Levante a cabeça – Afonso Rodrigues de Oliveira*“O mundo é dos otimistas. Os pessimistas são simples expectadores. (Eisenhower)Você é dos que ficam pondo a culpa no seu pé esquerdo pelo seu mau-humor? Quando acorda mal-humorado começa a dizer que acordou com o pé esquerdo. Eu, independentemente do meu humor, sempre saio da cama com o pé esquerdo. Nunca o deixo na cama. Aposto que você também não. Então pare de ficar botando a culpa no que não tem culpa. Levante a cabeça, olhe para o céu, mesmo sabendo que ele não é azul, e deixe seu humor mudar de humor. Tudo que acontece nos seus sentimentos vem de dentro de você. Então procure descobrir de onde está vindo seu humor ranzinza. Simples pra dedéu. Mas é difícil pacas. Mas, aí, você vai se lembrar de que nada é impossível quando acreditamos no possível. Aí você vai começar a rir de você mesmo, ou você mesma, claro.
Você está confiante neste papo? Por que não? Então tente mudar o rumo da conversa. Em vez de acreditar no papo que está lhe parecendo furado, acredite em você. Sem preocupação, procure descobrir o que está provocando seu mau-humor. Mas sem preocupação. Porque se você continuar preocupado o mau-humor vai continuar deixando você mal-humorado. Aí você vai passar os aborrecimentos para sua esposa, seu marido ou até mesmo os colegas de trabalho. E não se esqueça de que não há nada mais aborrecido do que um colega de trabalho, aborrecido. É chato pra dedéu. E você não tem nenhum direito de levar para seus colegas ou familiares, os resultados do seu despreparo emocional.
Vamos maneirar. Não permita, em hipótese nenhuma, que pensamentos negativos estraguem seu dia. Nem tampouco o dia dos que estão à sua volta. É só você descobrir o que está provocando seu aborrecimento. Descubra e jogue-o para o lixo. E você pode fazer isso. Mas só você. Você costuma mirar-se no seu espelho interior? Faça isso vez por outra. É muito simples. Primeiro pergunte-se: quem sou eu? E só você tem a resposta. Ninguém mais, além de você, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz. E tudo de que você necessita para ser feliz ou infeliz está em você. E você só vai descobrir isso olhando-se no seu espelho interior. Porque é ele que vai refletir quem realmente você é. E você não está no seu aspecto externo, na sua beleza exterior. É no seu interior que você vai encontrar a felicidade. E só ela pode eliminar os aborrecimentos que o torturam, e não seu pé esquerdo.
Ame-se no que você é. Só quando nos amamos somos felizes. E a felicidade anula os aborrecimentos. Logo, só se aborrece quem não sabe ser feliz. E é tão simples que é difícil pra dedéu. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460———————————ESPAÇO DO LEITOR ABRIGOA leitora Anne Soares comentou sobre a depredação de prédios públicos em Roraima, que antes serviam como unidades de apoio a causas importantes, a exemplo do abrigo feminino, localizado no bairro dos Estados. “Em todas as unidades desativadas pela gestão anterior, em sua totalidade servem unicamente como boca de fumo, abrigo para marginais e usuários de drogas que se apossaram destes prédios. Da mesma forma outros prédios localizados no Centro da capital são ocupados por andarilhos e usuários de drogas”, frisou.TRUARUMoradores da Vicinal 4 do Projeto de Assentamento Nova Amazônia enviaram a seguinte reclamação: “Esta semana completam-se três meses que aguardamos a conclusão das obras da ponte sobre o igarapé Truaru. A empresa que executava a obra simplesmente paralisou os serviços sem nenhuma comunicação aos moradores da localidade. Para chegar aos nossos lotes temos que fazer um retorno de mais de 30 quilômetros. Esperamos que antes do final do inverno esta ponte esteja concluída, para facilitar o transporte dos alunos e da produção”.ROUBOS Moradores do Cambará e Senador Hélio Campos cobram que, no período noturno, sejam direcionados mais policiais para rondas ostensivas desses dois bairros em razão de inúmeros assaltos que têm como alvo preferido as motos. “Na semana passada ocorreram dois casos em condições semelhantes. Os bandidos encostam bem próximo dos condutores e anunciam o assalto com arma em punho. Em seguida, eles levam a motocicleta”, relatou um morador.CÉDULAS O internauta Rogério Lins comentou: “Dia desses, acompanhei uma matéria sobre a emissão de cédulas falsas no comércio, no entanto, tenho percebido que muitos estabelecimentos recebem por distração as cédulas que estão remendadas e, da mesma forma, repassam para os clientes. É necessário estar atento na hora de receber o troco”, disse.