Com 1118 pontos, a Aquática Marinho/Assopbm foi campeã geral do torneio Piaba Dourada, o agora chamado Troféu Gabriela Chaves Martins, em homenagem à nadadora da equipe, promessa da natação local que morreu no início deste mês, aos 12 anos de idade. Completaram o pódio, a Apabv/6º BEC, com 952, seguida pela Vila Olímpica/Fetec, com 169. O Sinpol fechou em quarto, com 23.
A competição ainda contou com a participação do CTG, clube convidado que entrou com seis atletas, e que pretende se federar à Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar).
Entre os destaques do torneio, está o nadador Greyke Terra, da Aquática Marinho, que quebrou dois recordes, um estadual e outro absoluto. O primeiro foi nos 200 metros peito, com o tempo de 02min46seg49. O antigo recorde pertencia a Dellano Silva, cuja marca é de 02min53seg74, alcançada em 2009. Já o segundo foi conquistado nos 50 metros peito, com 32seg95, cujo recorde também pertencia a Silva, que tinha o tempo de 33seg02, obtido em 2006.
Além de Terra, o torneio também teve como destaque duas atletas da Vila Olímpica: Kawany Lopes Fideles, da categoria Mirim 2 (10 anos), que venceu as provas de 50 metros borboleta e peito; e a nadadora Karisuele Rafaela Ferreira, da categoria Júnior (17 a 19), que foi a mais eficiente (que mais somou pontos para sua equipe) da sua categoria.
ATLETAS COM MELHOR ÍNDICE TÉCNICO – Entre os nadadores com melhor índice na competição, estão: Meyre Jane Souza e Kleberson Silva, da Apabv, no Infantil (13 a 14); Lilian Geovana Botelho e Rhuan Dellon Ferreira, da Aquática Marinho, no Juvenil (15 a 16); Amanda Nobre e Warllen Engler, da Aquática Marinho, no Júnior; e Flávia Cantanhede (Aquática Marinho) e Eduardo Amorim (Apabv), no Sênior (20 a 24).
MAIS EFICIENTES – Já entre os nadadores que mais pontuaram para suas equipes, por categoria (masculino e feminino) estão: Yasmin Josino Barbosa (Aquática Marinho) e Rafael Ferreira Gonçalves (Apabv), no Infantil; Bárbara Vitória Silva e Guilherme Vicente, da Aquática Marinho, no Juvenil; Karisuele Rafaela Ferreira (Vila Olímpica) e Nicolas Leonardo Arruda (Apabv), no Júnior; e Flávia Cantanhede e Felipe Maycon Ferreira, da Aquática Marinho, no Sênior.
PRÉ-CONVOCADOS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS 2020 – A natação local segue colhendo seus frutos. A Fedar divulgou os nomes de dez atletas, sendo seis da Mirim e quatro da Petiz (11 e 12), que foram pré-convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), para os Jogos Olímpicos de 2020.
Da Aquática Marinho, são sete: Constanza Helena Lopes, Fellipe Scotti e Lucas Level Moura, da categoria Petiz 2 (12), Vitória Maria Guimarães, Cristian Fernando de Lima, Leonardo Portela Souza e Yuri Alencar, da Mirim (até 10 anos). Já da Apabv, são três: Diana Gabrielly Melo, Francisca Julia Rabelo e Kaio Amorim, da Petiz 2.
APOIOS – A Aquática Marinho contou com o apoio da Assopbm, preparador-físico Moisés Alves, fisioterapia da Fuer e BV Suplementos. Já a Apabv teve o apoio do 6º BEC, Academia Estúdio R2, Vip Fitness, Metalúrgica Perfil e Restaurante Nova Opção. Já o evento foi apoiado pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Defesa Civil e Vila Olímpica.