Opinião

Opiniao 240 08 2015 1357

O indeciso – Afonso Rodrigues de Oliveira* “Faça o que o seu coração acha certo. De qualquer forma você vai ser criticado. Você está perdido se fizer e perdido se não fizer”. (Eleanor Roosevelt) Sempre que tiver que tomar uma decisão, consulte seu coração. Mas mais importante do que seguir as dicas do seu coração é fazer com que ele esteja preparado para as sugerir. Você nunca vai poder confiar nas reações do seu coração se você não for maduro o suficiente para saber quando ele está com a razão. Logo, aprenda a decidir de acordo com a razão do seu coração. E esta está sempre ligada à racionalidade do seu pensamento. Mas vamos deixar esse papo para os especialistas e vamos ao que quero dizer. As pessoas que nunca tomam decisões já estão tomando a decisão de não tomar decisões. E esta é a pior decisão que alguém pode tomar. Normalmente deixam-se dominar pelo medo e ficam escondidas detrás de desculpas, usando o coração como escudo. Você tem medo de tomar decisões? Minha sugestão é que tome a decisão de se livrar do medo. Caso você continue como está vai estar sempre onde está. Alguém já disse que a melhor definição de insanidade é alguém continuar fazendo a mesma coisa, e esperar resultados diferentes.

Comece sua semana fazendo coisas diferentes. Tomando medidas diferentes, sem medo de arriscar. Se você quiser realmente que as coisas mudem comece a mudar sua maneira de agir diante das coisas. Senão você vai ter sempre as mesmas respostas. Não se esqueça de que toda reação é uma reposta a uma ação. Vamos em frente. Já estamos calejados de apanhar da vida. E como é que queremos uma vida melhor se não fazemos nada pra melhorá-la? Se você der uma paradinha para verificar os erros que você comete, todos os dias, procurando fazer o que lhe parece certo, vai se surpreender. Quantas vezes você não tentou mudar, mas atendeu às advertências do seu coração? Quantas vezes você parou para ver se ele estava certo? Por que não respira e procura ver de onde estão vindo as mensagens que seu coração “transmite” pra você? Faça isso e você vai ficar surpreso. Você talvez ache que sou repetitivo e chato. Mas, se você não sabe o que quer, não sabe onde ir buscar o que quer

Sua vida pode mudar de uma hora para outra, tanto para melhor quanto para pior. Só depende de você, no caminho que você resolveu tomar. Porque se você vacilar vai parar numa encruzilhada maior do que a em que você está. Mas não esquente a cuca porque é fácil pra dedéu. É uma questão de decisão, coragem, iniciativa, persistência, perseverança, e muita fé, sobretudo em você mesmo. Escolha seu caminho e siga-o sem receios. A vida é um desafio. Pense nisso. *[email protected]——————————————- Vamos repudiar – Tom Zé Albuquerque*Um apresentador da rede de TV SBT, Danilo Gentili, disparou na última semana agressões verbais à população roraimense, algo inexplicável que causou espanto, indignação e comentários dos mais diversos. Mesmo após o episódio, o profissional – que se diz humorista – tentou se justificar, demonstrando mais uma vez despreparo, pois em seus novos argumentos em nada contribuiu ou atenuou seu desvario.

Nos últimos anos surgiram grupos de pseudo-humoristas (assim autointitulados) praticando o stand-up, termo importado do inglês stand-upcomedy, ao se referir a um show humorístico em monólogo no qual o comediante atua em pé. E o Gentili se enquadrou nesse bojo. Há décadas Chico Anysio atuava brilhantemente nessa seara, rebocando tantos outros comediantes brilhantes como Antonio Carlos Filho, Brandão Filho, Lúcio Mauro, Rogério Cardoso, entre muitos de grande relevância para a comédia brasileira. Diferentemente destes comediantes que praticavam o humor inteligente, quase a totalidade desses novos não passam de pessoas medíocres e sem recursos, que optam em piadas apelativas, comentários discriminatórios, críticas preconceituosas e palavrões, muitos palavrões.

A reação do povo de Roraima foi imediata aos delírios do apresentador do SBT, fosse das mais diversas posições sociais, grau de discernimento ou nível de escolaridade. A comoção foi geral; e com incontestável razão. Notas de repúdio, parlamentares revoltados, autoridades indóceis, profissionais de mídia bradando contra o “humorista”, muitos se mostrando como defensores de Roraima. Afinal, alguém tinha ridicularizado o Estado, não é mesmo? Não é bem assim, o problema é mais profundo. Vi que boa parte das mesmas pessoas chocadas com demência do Gentili são as que se divertem em shows caros com piadas de mau gosto, atoladas de preconceito, com referências aos cariocas malandros, gaúchos gays, cearenses cambotas e cabeçudos, paraenses que se apropriam da coisa alheia, baianos preguiçosos e, de forma peculiar em Roraima, com maranhenses, os tratando como se fossem mentalmente inferiores. Hipocrisia!

Mas mesmo assim, a indignação é válida, pois as duras palavras do apresentador são execráveis. Mas espero que nós, que fazemos parte da população roraimense, tenhamos a mesma agilidade, senso crítico e amor ao nosso Estado em repudiar sobre os desmandos que aqui acontecem. Espero que os jovens plantonistas das redes sociais enveredem um movimento contra licitações fraudulentas; creio que uma manifestação contra remédios e similares adquiridos de forma superfaturada é muito válida, sempre quando ocorrer. Vamos repudiar contra ausência de zelo com a coisa pública praticada na aquisição da merenda escolar. Vamos bradar contra o nepotismo cruzado, às escâncaras em todas as esferas. Vamos criar uma moção contra o sucateamento das polícias. Bem, enxergando por este prisma, esbravejar contra o Gentilli não é nada. Quem seria, então, mais nocivo ao Estado de Roraima? Quem fala ou quem degrada, esfacela?

Desfocar do problema central e ir na onda do bafafá é típico de sociedades com baixa ou inexistente percepção. Há tempos atrás a Câmara Municipal de Boa Vista congratulou um apresentador de TV de nome Leão, ou Lobo (não importa o animal) como bons serviços prestados à cidade. Noutro dia, o povo roraimense recebeu com aplausos e bajulações a presidente roraimada que, através de seu partido, inviabilizou o Estado de Roraima, que sequer tem energia elétrica para se produzir nem terra para se investir. Mas o Gentili falou mal, então este tem que ser execrado. Isso é tragicômico e incoerente.

Enquanto o povo se preocupa com o problema secundário, os casos relevantes se encapuzam, para a felicidade de quem manda em nós. É com dizia Platão: “São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados”.*Administradoremail:[email protected]————————————-Desagravo a Roraima – Arlindo LoureiroFiquei perplexo com a “brincadeira”, aliás, sem graça nenhuma, do Sr. Danilo Gentili, sobre o Estado de Roraima, melhor dizendo sobre o povo de Roraima.

Tive o desprazer de tomar conhecimento dessa inusitada “brincadeira”, por meio de um celular de um amigo, não acreditei que ouvi o que de fato, ouvi e vi. Danilo se referiu a Roraima como um Estado “bosta”. Ao aventar a possibilidade de fazer um show em Roraima perguntou se seria pago por prostitutas. Aí, o apresentador não deixa claro se estava se referindo aos serviços das “meninas” ou se elas iriam deixar seus afazeres para entregar o dinheiro a ele.

Em rápida pesquisa, encontrei o seguinte sobre esse senhor: “Danilo Gentili Júnior é apresentador, comediante, cartunista, repórter, publicitário e empresário brasileiro”. Na pesquisa consta também que o senhor tem pai e mãe. Fato esse que me surpreendeu, porque não lhe foi dada nenhuma educação doméstica.

Imagino que se manter “no ar” é um “trampo” difícil – para falar a sua linguagem. Mas, será que é necessário tentar parecer engraçado falando as asneiras que o senhor fala? Como ousa se referir desse modo a Roraima, às mulheres de Roraima, inclusive às prostitutas? Se o senhor não teve educação, nem berço, está na hora de repensar seu perfil, pois o senhor perdeu uma grande chance de ter ficado calado. Somos todos brasileiros, senhor Gentilli, devemos nos unir e valorizar o que temos, seja em que Região for, pessoas como o senhor, sinceramente, envergonham o nosso País.

O senhor deveria conhecer melhor outros Estados para não falar bobagens. Confesso que fiquei perplexo com os seus comentários, o senhor demonstrou ser um homem esnobe, ignorante, preconceituoso e sei lá mais o que.Poupe seus fãs de ouvirem suas sandices; sim, pois, o senhor deve tê-los. Aliás, há gosto para tudo, nesta vida. Será que o senhor não poderia se abster de falar asneiras e se comportar como as prostitutas, visto que elas dão um grande exemplo de civilidade, usando suas bocas para outras finalidades.*Professor, e autor do livro “Brasil: eu ainda te amo”[email protected]————————————-PASSOS NO ESCURO – Vera Sábio*”Mais cego é aquele que não quer ver”.É muito diferente a posição notada entre aquele que enxerga e não quer ver e aquele que por algum motivo nasceu ou veio a perder a visão física durante o decorrer da vida.

A visão é algo extremamente importante para os julgamentos, os posicionamentos e muitas vezes para a mudança que tanto melhora o mundo.No entanto, esta falta de visão não tem nada parecido com a cegueira condicional causada por má formação óptica ou doenças e acidentes que deixam muitas pessoas cegas.

A visão tratada como fonte essencial de percepção forma pensadores críticos e pessoas capazes de darem passos no escuro, ou seja, avançar para um futuro não enxergado, mas com grandes possibilidades de ser mais justo e elevado, do que o qual a própria visão pessimista e sem atitudes de empatia e solidariedade, não pode imaginar.

Por isto repito que enxergar vai bem além do que os olhos conseguem ver. É algo que denota vontade, ações e otimismo.

Com tantos atos desonestos e corruptos, diversos indivíduos perdem, todos os dias o poder de ver novas possibilidades, que permita agirmos diferente e darmos passos no escuro, cheios de confiança, fé, perseverança e gestos concretos, os quais mostrem que fazer o bem é a única opção para que o bem aconteça.

Não tem como colhermos o que não plantamos. E o que percebo são poucas pessoas com disposição para plantar. Até murmuram constantemente, divulgando nas redes virtuais o mal existente. Mas na hora de dar um passo, de tomar uma atitude; sentem-se fracas e desanimadas, ignorando o quanto são capazes, se realmente acreditarem.

Há até aqueles que se envolvem, como faz a galinha quando doa o ovo. Porém, quase ninguém se compromete, como faz o porco quando se torna presunto.

E dessa maneira, quando muito, giramos em círculos, no entanto a maioria nem sai do lugar.

Quem faz pouco, merece poucas realizações. Mas é fato que chegamos a um ponto que não dá para fazer pouco ou quase nada. É necessário mudar o rumo da história se quisermos nossos filhos e netos em um mundo digno. Não tem como viver contemplando os tempos passados que foram bons e não agir diferente para que no futuro exista educação, saúde, segurança, igualdade, participação e justiça. Palavras tão proclamadas e pouco vivenciadas nos dias de hoje.

Portanto não espere pelos outros, dê cada um seu passo inicial e determinante para a reconstrução da sua história. Cumprindo os deveres e fazendo com que aconteça os direitos que tanto precisamos e merecemos. *Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e [email protected]. 991687731—————————————

ESPAÇO DO LEITOR

MÃO DE OBRAPara o internauta Davi, é hora de municiar os reeducandos de ferramentas para que eles trabalhem em prol do povo. “Tem muita rua para ser feita, muito para se capinar, para se pintar. Em vez de o Poder Público pagar empresa para fazer o serviço, deveria colocar os presos para trabalhar”, opinou.REFORMA POLÍTICA 1″O Excelentíssimo Senhor Senador Telmário Mota precisa entender que nenhuma reforma política oriunda do Poder Legislativo funcionará, posto que para fazer a atividade política retornar à moralidade, à ética, necessário seria promover um expurgo nos atuais políticos brasileiros, começando pela Presidente da República, a quem todos acusam de haver fraudado as últimas eleições, além da comprovada incompetência administrativa. Esses partidos nanicos em nada acrescentam a atividade política e servem tão somente como bucha nas alianças por época dos pleitos, além de sangrar os cofres públicos na divisão do bolo do fundo partidário para sustentar um bando de pelegos incompetentes e improdutivos”, comentou o internauta Santos.REFORMA POLÍTICA 2Ele continuou: “E qual será o político que legislará contra si próprio? A propositura de considerar a corrupção como crime hediondo foi para o ralo, e fica a indagação: Por quê? A resposta é óbvia! (…) deve ser estabelecida uma duríssima legislação para quem pretenda exercer qualquer cargo público, eletivo ou não (uma Lei da Ficha Limpa ampliada, melhorada), limitação do número de agremiações partidárias e sensível redução das casas legislativas representativas, concluindo por limitar a uma única vez a reeleição, eliminando de uma vez por todas a figura do político profissional. Isto sim seria uma reforma que atenderia aos anseios do povo”.PARABÉNSO leitor José da Silva Araújo parabenizou o trabalho da Polícia Militar em duas ocasiões. Na prisão dos suspeitos de terem matado o vigia de um supermercado no bairro Asa Branca e pelo resgate de mais de 60 tartarugas durante uma operação no Baixo Rio Branco, realizada em parceria com o ICMBio. “Parabéns para a Polícia Militar e ICMBio por mais essa operação! É isso aí”, afirmou.