Por que sim e por que não – Afonso Rodrigues de Oliveira* “O segredo é não forçar a porta alheia. Bata devagarinho e vá entrando de mansinho”. (Ibrahim Sued) Os seres humanos, assim como você e eu, são todos iguais. E não vamos discutir nem comentar. Tenho nada com isso. Mas seria tão gostoso e interessante se você prestasse mais atenção às coisas simples à sua volta.
Quando nos questionamos sem a angústia de descobrir, descobrimos. Mesmo porque com angústia não há simplicidade. É ou não é? Você já prestou atenção à Cultura Racional? Nem imagina o quanto aprendemos com ela. Começa pela advertência que ela nos dá, logo que entramos em contato com ela. Ela nos adverte para que não confundamos Cultura Racional com religião, filosofia, ciência ou coisa assim. É meramente cultura racional. Racional não se discute.
Por que eu devo matar aquela formiga? E por que não? Já pensou nisso? De acordo com a cultura racional, tudo que tem vida, neste pequeno universo, (sistema solar), está em fase de evolução. Mas, falaremos disso depois, se você estiver a fim. Voltemos ao assunto inicial. A formiga, por exemplo, é um ser vivo que está em evolução. Logo, se você não a matar ela continuará, em vida, vivendo o seu processo evolutivo. Se você a matar o processo é o mesmo. Porque como nós, seres humanos, ela, a formiga, está no processo de ir e vir. Como a água da chuva que vem do espaço, volta para o espaço e retorna pra nós, na terra. Agora, quantas eternidades cada um de nós, inclusive a formiga, vai passar nesse ir e vir, depende de cada um.
Não está gostando do papo? Lamento, mas pense um pouco, sem clima de religiosidade. Apenas na racionalidade. Quem sabe, daqui a dez eternidades a formiga que você matou não estará sentada aí conversando com alguém que talvez tenha sido um elefante. E o mais gostoso é que ela nunca vai imaginar que foi formiga. Parece papo de sonhador? Corta essa. Você nunca sonhou, pelo menos uma vez na sua vida, caminhando por dentro de um castelo medieval? Sabe por que eu entrei nesse assunto? Porque eu tenho dois porquinhos-da-índia. E quando vou alimentá-los, pela manhã, fico prestando atenção ao comportamento deles quando eu me aproximo. É como se eles gritassem: lá vem a boia!! Eles correm, gritando e ficam querendo subir pela tela da grade, numa barulheira que parecem mais dois ratos, que é o que eu acho que eles são. Não têm nada de porco. E quem sabe daqui a duas ou três eternidades eles não estarão alimentando dois porquinhos-da-índia. Sem brincadeira, a vida é um eterno ir e vir. E o importante é que saibamos que temos que ir. E depende de cada um de nós. Pense nisso. *[email protected]—————————————-Humor e Hipocrisia – Vera Sábio*Existem muitas pessoas sem graça; porém irônicas pretendem fazer fama e carreira como humorista em cima da vida de outras pessoas, sem saber até que ponto isto ofende ou faz rir.
Todavia acontecem absurdos, pelos governantes do país, onde desvios de verbas públicas são constantes, enquanto a saúde, a educação e a segurança estão jogadas as traças. O que é uma verdadeira piada.
Algumas pessoas deste Estado, por exemplo, não percebem que diversas vezes são as prostitutas da política; quando se submetem por favores insignificantes, ao venderem seus votos e elegerem outras prostitutas, bem mais caras; que são os políticos eleitos somente com interesses próprios, os quais matam em massa, destruindo na surdina nossas riquezas e inferiorizando nosso lugar. Mas ainda bem que não são todos.
No entanto, quando um programa que também entra em nossas casas através da prostituta que sempre temos, por vezes mais de uma. Sendo ela a linda televisão, a qual não ensina praticamente nada de bom a ninguém. Porém perdemos nosso tempo em frente dela, e pior ainda, assistindo programas baixos e sem qualquer valor, pois apenas ofendem; no entanto, ainda assim acabam agradando e fazendo rir.
E aí não sei o que realmente é pior. Perder o tempo, desviando o foco da nação em total caos, para defender a língua da hipocrisia, de quem não conhece Roraima, mas também nunca roubou dela além do tempo em que perdemos assistindo o que não presta. Ou ouvir a defesa daqueles que já enriqueceram com o dinheiro público e pousam de bonzinhos, tentando fazer com que eleitores esqueçam o mal que eles nos causaram, e lembrem somente da defesa muito bem colocada, que agora nos fizeram.
As palavras convencem. Todavia os exemplos arrastam… E se nosso dia a dia está cheio de buracos, lama e violência, com crianças sem educação, pois há greve dos professores; fazendo pais trabalharem preocupados com os filhos que podiam estar estudando, mas estão em casa sozinhos ou nas ruas. E a fila nos hospitais, as drogas nas esquinas, os bandidos soltos, o aumento em tudo que consumimos etc… E nós preocupados se somos considerados seres do fim do mundo, que recebem peixes como pagamento.
Só se ofendeu aquele que infelizmente ainda não entendeu o imenso valor que tem, capaz de modificar tantas injustiças existentes. Pois para isto é preciso se amar e querer amar o próximo como a si mesmo.
O amor se demonstra em ações e não somente em palavras… No mais, o humor só muda de boca e continua a mesma hipocrisia de sempre. *Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e [email protected]. 991687731————————————- O Diabo é crente – Lindomar Neves Bach* A afirmação de que Satanás crê em Deus é uma surpresa? Claro que usei esse título com a intenção de causar esse choque. Mas a colocação é verdadeira. Satanás já foi Lúcifer, um anjo de luz. Era chamado de “Estrela da Manhã”. Andava na presença de Deus e o servia com seus dons. Cobiçou a posição de Deus e caiu.
O ser humano não teve a mesma condição, o homem age pela fé quando reconhece o senhorio de Deus e entrega sua vida a Ele.
A fé, em hipótese alguma, é ignorante ou cega. Aliás, a ignorância aqui citada não é a ausência de inteligência. Bom, para ilustrar melhor, eu vou contar uma anedota:
Uma mulher, quase sem esperança de fazer o marido largar o alcoolismo, colocou um pedaço de fígado dentro de um copo de bebida, mostrando o que ocorria para o marido. Vendo o pedaço de fígado desmanchando na bebida, o homem decidiu: – Nunca mais como Fígado!
Outra ilustração válida é do indivíduo, que liga eufórico para o amigo, com, o que ele julga ser, o novo recorde mundial de montagem de quebra-cabeças. O amigo perguntou qual era esse recorde, que valia o mérito da ligação às três horas da madrugada. Ele respondeu: – Consegui montar em seis meses um dificílimo quebra cabeça de cem peças. O outro impaciente informou que aquilo nunca seria um recorde. Mas ele insistiu: – Na caixa está escrito de três a seis anos!
Onde eu quero chegar: o ignorante é aquele que sabe o que é certo, mas não reconhece o seu erro, se recusando a acertar. Por outro lado, o “louco” erra por pensar ter certeza do que faz.
Não ignore o chamado de Deus, ou se recuse a acreditar no propósito que Ele tem para sua vida. Nem toda a ciência do mundo pode preencher o vazio no teu coração, Deus sim.
A Bíblia relata no livro de Provérbios capítulo 1, versículo7, que “o princípio da sabedoria é o temor no Senhor”. Na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículo1, aprendemos que o culto racional é agradável a Deus. Então como prestar nosso culto sem uma fé “cega e ignorante”? No livro de Oséias, capítulo 6, versículo 3, no antigo testamento, está a resposta clara e simples: buscando o conhecimento contínuo de Deus na Sua palavra.
A humildade, a entrega a um Deus onipotente, onisciente e onipresente deve ser completa, sem restrições. Cientes que Ele nos criou, Ele nos abençoa, nos sustenta, nos dá os seus livramentos, nos guardando debaixo de suas potentes mãos, parece loucura, mas não é. É o caminho para salvação.
O grande mal do “crente” na atualidade é a cobiça e a falta de humildade. Assim como foi o mal de Lúcifer antes do princípio. E fatalmente hão de preceder a sua queda. Mas pela mesquinhez de uma santidade falsa. A lepra de Geazi não amedronta mais quem usa o nome de Deus para conseguir benefícios financeiros (II Reis 5, versículo 26-27). Os ministros de Deus querem a glória para si, como Hamã, desejam ser conduzidos com as vestes reais e ser saudados em praça pública (Ester capítulo 6, versículo 9-10). Cobram caro, pelo que de graça receberam. Tornaram-se profissionais de púlpito das igrejas que nada mais são que empresas vendendo cura e prosperidade, além de um pouco de emoção para vidas que buscam um Deus conforme suas conveniências. O espetáculo ocupou o lugar da introspecção da palavra nos cultos, fecham-se as portas da adoração verdadeiramente em espírito.
Está na hora do homem despertar pra necessidade do reencontro com Deus, nesse caminho devemos deixar as certezas do mundo. Tudo que é material um dia vai deixar de ter importância. Devemos abandonar as cargas de orgulho, de arrogância, devemos semear no espírito amor e perdão. Bens para a eternidade. Ou você acha que tudo se resume a essa vida?
Humildade não é sinônimo de pobreza ou de vida miserável. No livro de Deuteronômio capítulo1-14 são relatadas as bênçãos decorrentes da obediência. Porém, logo em seguida, vem o relato das consequências de virar as costas para essa verdade. Para quem a desobedece.
Voltando a afirmação do início deste artigo: obediência é primordial, fique ciente também, que até o Diabo, inimigo declarado de nossas almas, o mesmo que fica ao nosso redor, bramando como um leão a fim de nos destruir, ele crê em Deus. Até já conheceu a glória. Pois é, o Satanás crê, teme e treme diante do seu Santo nome. Só não O obedece. *Artista plástico, designer gráfico, cartunista e escritor.—————————————ESPAÇO DO LEITORCALÇADAMoradores da rua Laura Pinheiro Maia, no bairro Senador Hélio Campos, relataram: “Gostaríamos de reivindicar a continuidade da construção de calçadas que estão colocando em perigo os moradores que residem no local, e estão tendo que circular pelo meio da rua juntamente com os veículos, correndo o risco de sermos atropelados a qualquer momento. A rua corta os bairros da zona Oeste e possui um trânsito intenso de veículos”, comentou um morador.SINALIZAÇÃOMotociclistas que trabalham com entregas na capital comentaram: “Queremos solicitar do órgão responsável pela sinalização das avenidas na capital, que realizem a sinalização horizontal dos quebra-molas, que foi encoberta após o recapeamento de algumas avenidas. Com isso, já foram registrados alguns pequenos acidentes pela falta da sinalização, principalmente no período noturno quando a visibilidade é reduzida”.LIMPEZAA moradora de Mucajaí, Zenaide Morais, relatou: “Gostaríamos de informar sobre a situação de sujeira em que se encontram as ruas do município de Mucajaí e alertar sobre o descaso em que está a localidade. As ruas do bairro Sagrada Família são as mais prejudicadas, lá sequer os entulhos e galhadas que ficam em frente às residências e os terrenos baldios estão sendo limpos. Na realidade nosso município se encontra uma sujeira só e, com isso, a proliferação de insetos e ratos está se multiplicando”, disse.POSTOSSobre a matéria dos golpistas que estão atacando os postos de combustíveis, a leitora Suely Silva comentou: “É constrangedor o frentista ter que pagar prejuízo por falta de segurança no seu local de trabalho, ainda mais com o baixo salário que recebe. Os donos destes estabelecimentos deveriam zelar pela segurança dos frentistas e dos clientes, colocando seguranças, isso sim seria prudente e não descontar de seu salário”.