Opinião

Opiniao 28 08 2015 1377

Observe-os – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Nesta vida, os erros e a ignorância expiam-se como se fossem crimes”. (Palacio Valdés)Se se prestar bem atenção, ver-se-á que realmente a ignorância e os erros se expiam. Nós é que não somos suficientemente esclarecidos para observar isso. Até quando nos achamos maduros e não nos preocupamos com os erros, erramos. E como tal, ele sempre nos deixa meio tristinhos e isso é uma maneira de expiar. E como não damos importância a isso, é o coitado do erro que se expia. Preste mais atenção a isso. Parece sem importância, mas é muito importante. Mesmo que você considere esse papo como furado, é seu erro que vai padecer por você.

Mas quem vai pagar o pato é você. E é aí que se misturam erro e ignorância. E sai o maior angu da paróquia.

Não sei se você está dando atenção ao papo, mas se não estiver, preste atenção a isso. Minha orelha esquerda é, pelo menos, um centímetro maior do que a orelha direita. E não é defeito de nascença. Ela cresceu com os puxões que a dona Salete lhe dá sempre que acha que estou falando besteiras. E por isso tomo muito cuidado quando vou falar algo que pereça boboquice. E se considerando isso, está na hora de parar de tolices. Mas o que seria de nós, se não aprendêssemos com as besteiras, tanto com as nossas quanto com as dos outros? Não aprenderíamos a acertar se não errássemos. Não perca seu tempo martirizando-se com o erro que cometeu. Expie-se. O importante é que você seja maduro para reconhecer o erro e se reparar. É na reparação que nos expiamos.

Em nossas conversas atuais já nos falamos que tudo que acontece na vida faz parte da vida. Que nunca seríamos capazes de aprender a acertar se não errássemos. Passei o dia de ontem, quase todo, encarando tolices ouvidas pela televisão, por pessoas nas ruas, foi um suplício.

Estou precisando de sair por aí, andando por dentro das lojas, despertando a atenção dos funcionários, precisamente paro observar o preparo deles. Porque o que tenho visto por aí, preocupa-me. Os erros no despreparo profissional, tanto nos ambientes públicos quanto nos particulares, são preocupantes. Vamos prestar mais atenção a isso pra que aprendamos a não cometer os erros gritantes que continuamos cometendo na política. Pensa que os assuntos não se relacionam? Se pensa, está cometendo um erro. Considere-o e aprenda com ele.

Estou guardando os remos. Remei suficientemente para fazer você franzir boca e nariz. Mas não faça isso, não. Considere a combinação de erro e ignorância, e verá que sem eles não aprenderíamos a aprender. E descubra a dificuldade em separá-los. Errar nem sempre é ignorância. Pense nisso.*[email protected]———————————-Gostar de si para gostar do outro – Flávio Melo Ribeiro*Gostar de si para gostar do outro, esta é uma regra básica nos relacionamentos amorosos. Gostar de si significa a pessoa conseguir se olhar a distância de si e se ver como um indivíduo no mundo, vivendo situações, se relacionando com os outros e por fim: aprovar o que viu. Ao fazer isso a pessoa desenvolve amadurecimento e combate a carência. Importante para não exigir que o outro supra sua carência, algo que nunca será possível, pois não interessa o que o outro faça, diante de um carente toda ação não será suficiente.

Hoje em dia é comum as pessoas reclamarem de solidão, de não conseguirem achar a pessoa certa, da maioria não levar os relacionamentos amorosos a sério, mas muitas vezes é a própria pessoa que não está preparada para um relacionamento. Se sente tão só que espera que ao iniciar um relacionamento este já se torne sério e que dure por muito tempo, ou mesmo para sempre. Esse tipo de pensamento tende a criar diversos comportamentos que na visão do outro mais afastam do que aproximam.

Gostar de si não está ligado à beleza, mas a segurança ontológica, quer dizer segurança de si. Saber o que quer, como quer, ter um projeto definido, saber lidar com as adversidades do mundo, ultrapassar os desafios. A pessoa equilibrada emocionalmente e segura de si passa um carisma tão grande que é difícil alguém não gostar. Se a natureza não lhe foi benéfica quanto à beleza, as atrações virão por outros predicados. Mas se a pessoa é insegura e não gosta de si, pode ser linda, mas acaba ficando sem graça diante de quem a observa.

Procure diariamente se observar, perceber o que as pessoas gostam em ti. O carisma é da pessoa, mas são os outros que elegem a pessoa como carismática. A beleza é constitutiva da pessoa, mas são os outros que a elegem bela. Então preste atenção no que os outros falam a teu respeito, o que elas acham bonito, o que elas curtem na tua personalidade, e invista nisso. Procure melhorar o que já é bom, faça disso um diferencial aos olhos do outro, deixando de focar nos seus defeitos, sentindo-se assim mais seguro.*Psicó[email protected]———————————SURDO-CEGUEIRA – Vera Sábio*”Quem tiver olhos que vejam, e ouvidos que ouçam” disse Jesus.

Há tantas diversidades neste mundo, sendo impossível as compreensões à cada uma, sem convivência e muito amor.

Só se aprende a lidar com as diferenças, lidando. E somente entende a dimensão de um amor, através das doações que são realizadas em prol deste nobre sentimento.

Cada mulher quando está grávida, traz dentro de si um grande mistério.

Porém quando o filho, tão amado e desejado nasce perfeito em todos seus aspectos; ainda assim o mistério da vida continua em cada novo amanhecer.

Sempre acontece surpresas agradáveis, como outras tristes e repleta de dor. Mas ambas com muita esperança, fé, adaptações e todas virtudes encontradas no amor incondicional de mãe, são superadas.

Falam-se tanto dos campeões, dos filhos geniais e dos super-heróis; ficando esquecidos muitos gênios escondidos atrás de uma ou mais deficiências; as quais são difíceis habilitações e reabilitações para seus melhores desenvolvimentos.

Aqui, todos que já leram alguma coisa que escrevi, sabem que estão entre minhas características, uma não muito bem vista, mas que destaco em todos os textos, fazendo parte de mim, até mais do que algumas outras.

Sou cega, embora só o medo de ouvirem ou verem esta palavra, para muitos dá uma certa rejeição, ela não é somente uma palavra, é um fato e algo mais comum do que imaginamos; ainda que não soa muito bem, mas que bom que consegues ouvi-la e vê-la.

Eu já não posso vê-la, não só as palavras, mas os rostos, a natureza, os objetos e tudo que a visão alcança. Relato isto não com pesar, pois me realizei em muitos aspectos, tendo boa desenvoltura e conquistando meu espaço, minha felicidade e tudo que tenho sem enxergar; o que me torna muito grata a Deus pelos demais sentidos serem perfeitos.

Existem no anonimato, de preferência bem longe dos nossos olhos e dos nossos ouvidos; estando distante do nosso contato; várias pessoas que possuem deficiências múltiplas, difíceis de imaginarmos.

Enquanto alguém reclamapor não ter os olhos tão lindos como gostaria e o som alto incomoda, com aquele ruído perturbador.

Sabia que indivíduos nasceram ou perderam na primeira infância o privilégio de ver e de ouvir?

Estas pessoas continuam sendo “seres humanos”e merecendo o amor dispensado a todas aquelas que possuem todos os sentidos funcionando. Mas por falta de programas de reabilitação, por falta de sensibilidade da sociedade e acessibilidade para acolhê-las, estão totalmente exclusas.

Só sabemos amar, amando e nos permitindo a aproximação com os diferentes de nós. Somente entendemos as capacidades dos outros; quando damos oportunidades para experimentarmos do que eles conseguem e não conseguem fazer.

Pensem em um mundo para todos de verdade; onde haja espaço para esses indivíduos aprenderem, sem qualquer tipo de barreira preconceituosa e conceitos pejorativos.

Hellen Keller foi uma artista americana que aprendeu a falar em várias línguas, era escritora, dançava muito bem e se tornou uma célebre da sua época. Mas entre todas as suas características, tinha um grande diferencial que lhe acompanhou já nos primeiros meses de vida, e pela vida toda.

Ela tinha surdo-cegueira, mas a confiança, a dedicação e o acolhimento de sua 1ª professora fizeram toda a diferença no desenvolvimento dela. Assim o tato, paladar e olfato foram bem mais treinados e apurados para que conquistasse todos os espaços deixados pela ausência dos outros sentidos.

Ela aprendeu a falar sentindo como a língua se movimentava, aprendeu a dançar sentindo a vibração do chão, e conheceu os alimentos, perfumes e tudo que o paladar e olfato absorviam. Conseguindo com formas diferentes, explorar o máximo do mundo a sua volta.

Hellen Keller nos deixou um grande exemplo de superação e demonstrou com sua vida, que a única deficiência que realmente nos impossibilita de realizar o que queremos, é a falta de vontade e as barreiras colocadas pelos ditos perfeitos, sem um olhar de empatia para os que como eles tem os mesmos direitos de conquistar e terem sucesso.

Com amor e oportunidades, tudo é possível… *Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e [email protected]. 99168-7731———————————-ESPAÇO DO LEITORCONTASA leitora Consolata Torres endereçou à Folha a seguinte reclamação: “Os moradores da rua Capela, no bairro Cidade Satélite, estão reclamando novamente sobre o atraso na entrega das correspondências, que estão chegando todos os meses após o vencimento. Já reuni uns vizinhos e fomos até a agência dos Correios reclamar e a informação repassada é que estão entregando normalmente. Já houve caso em que após 60 dias das contas vencidas foi entregue a fatura”, relatou.ABRIGOO internauta Aníbal Pinheiro comentou: “Esta semana, ao me deslocar até um supermercado no Centro, encontrei vários indígenas próximos ao local pedindo dinheiro para pagarem um local para passarem uns dias e comprarem alimentos. Há algumas semanas, um mesmo grupo foi retirado de um terminal localizado no bairro Caimbé, e então fica o seguinte questionamento: cadê a Funai que não oferece, sequer, condições de um abrigo digno para estes indígenas que perambulam pelas ruas, os quais geralmente estão acompanhados de crianças e pessoas idosas?”.ALIMENTOSO morador do município de Rorainópolis José Soares endereçou o seguinte e-mail: “Está faltando no município uma fiscalização mais rigorosa em relação à venda de alimentos em supermercados. Acredito que pela ausência de um rigor na verificação do prazo de validade os consumidores em alguns casos compram alimentos de origem animal já com o prazo vencido. Poderia ocorrer uma ação da vigilância sanitária estadual para sanar estes problemas”, comentou.REAJUSTEA leitora Eleonora Dias relatou: “Será inevitável o reajuste das refeições servidas em bares e restaurantes com a previsão do reajuste do gás de cozinha, que passará a custar 8% mais caro a partir do mês de setembro. É um reajuste que não tem como não ser repassado ao consumidor. Assim, quem costuma realizar suas refeições fora de casa terá que buscar um preço mais acessível”, disse.