Opinião

Opiniao 29 09 2015 1502

Acordos e desacordos + Walber Aguiar*Pro diabo que os carregue…                         Ariano SuassunaA chuva caía com força. Também com muita força eram repelidas as palavras do desequilíbrio e da contenda. De novo o sapo barbudo deixara escapar mais uma de suas “pérolas”. Um cara que não estudou, que foi a vida inteira um burocrata do partido, um homem que enricou de repente e conseguiu a proeza de engordar os bolsos e a conta bancária de um filho que tomava conta de animais em um zoológico, não tem autoridade pra falar quase nada.

Era um milagre. Não de Deus, mas da corrupção, do desvio de verbas, da avalanche de denúncias que desabaram sobre nossos telhados e cabeças, sobre os trabalhadores que matam um leão todos os dias, aqueles que o diabo de barba diz representar. Era um milagre, fazer de um limpador de m….. um milionário, do dia pra noite

Do outro lado os “evangélicos”, aqueles que se deixam plastificar por doutrinas de homens e fazem do Evangelho moeda de troca e objeto de prestígio. Aqueles que fazem “marchas para Jesus”, sob o signo da troca de favores oficial, do toma lá dá cá com os políticos de carreira e os fisiologistas de plantão; aqueles que aparecem sorridentes em palanques, querendo usar o povo de Deus como massa de manobra para fins eleitoreiros. No meio de tudo estão os dois personagens centrais do existir humano. Deus e o diabo.

Sinceramente, não se sabe de quem é a culpa: se dos que usam o nome de Deus para chegar ao poder ou dos que usam o poder para manipular o povo de Deus. Dos dois lados não há nenhum inocente. O cão barbudo diz que os “evangélicos” jogam tudo nas costas do diabo. O bife queimou na frigideira, foi o diabo, o dinheiro sumiu da carteira, foi o diabo, a mulher traiu o cara, foi o diabo, o carro parou no meio da rua, foi o diabo.

Ora, o diabo sempre teve as costas largas. Isso porque os que se dizem evangélicos não assumem sua culpa histórica, não representam bem aquele que dizem representar; hipertrofiam a graça de Deus, invertem os valores com doutrinas humanas, inventam mandamentinhos e obrigam os fiéis a carregar os pesados fardos da religião. Assim, não há ombro que aguente, não há psique que resista. Daí o fato de existirem clínicas psiquiátricas com pessoas neuróticas, por não conseguirem viver nem o Evangelho nem a loucura de um mundo enquanto sistema de iniquidade.

Assim, os evangélicos da neurose e dos fardos pesados, dos escândalos e dos lobos vorazes que se intitulam pastores não podem se indignar tanto com as palavras do diabo barbudo. Ajudaram a eleger o infeliz desgraçado, agora não querem engolir o que ele vomita. Claro, que sempre cabe a crítica. Penso que ele não tem nenhuma autoridade para falar mal dos evangélicos de verdade. Logo ele, o diabo barbudo, que sempre se utilizou do cinismo e do discurso vazio para esmagar e oprimir o povo brasileiro.

O diabo está no subconsciente de quem faz o mal, de quem fala demais por não ter nada a dizer. Deus não passa nem perto dessas discussões vazias e sem Graça.

*Advogado, poeta, professor de filosofia, historiador e membro da Academia Roraimense de [email protected]———————————————–

Prevenção e promoção – Marlene de Andrade*A Medicina do Trabalho é um ramo da Saúde Pública e como tal trata-se de uma especialidade médica importante, pois lida com as relações do mundo do trabalho. O alvo dela é atuar nas prevenções. Desse modo, nós médicos do trabalho, somos prevencionistas e não assistencialistas. Portanto, a Medicina do Trabalho visa à promoção da saúde e da qualidade de vida antes que o infortúnio laboral venha ocorrer.

Portanto, o médico do trabalho foca a questão das prevenções e não o tratamento das doenças. Claro que ele também tem que tratar o trabalhador doente, porém, volto a repetir que o foco principal do médico do trabalho é o da prevenção e o da promoção da saúde dos trabalhadores.

A Medicina do Trabalho está construída sobre um pilar importante, ou seja, a Clínica Médica, porém está também alicerçada na Saúde Pública e na Legislação Trabalhista vigente em nosso país e até internacionalmente, por exemplo, OIT. Por isso o médico do trabalho deve possuir intimidade, entre outras, com a legislação do Ministério do Trabalho e Emprego/MTE, Previdência Social, e do Direito do Trabalho. Evidentemente, que não somos advogados e, portanto, não conhecemos a fundo as leis que envolvem o mundo do trabalho, porém é impossível ser médico dessa área e não conhecer, minimamente, a legislação trabalhista.

Outra característica da Medicina do Trabalho é que não é qualquer médico que pode atuar nessa especialidade. Nessa direção a Associação Nacional de Medicina do Trabalho/ANAMT é a entidade de âmbito nacional que congrega os médicos do trabalho e os libera para exercer essa especialidade. A ANAMT, portanto, é quem está autorizada a conceder o título de Especialista em Medicina do Trabalho aos profissionais que se submetem e são aprovados no processo de certificação.

O registro de médico do trabalho depois de 2004, é da competência da AMB/CFM/CNRM. Após devidamente habilitados nessa área, os médicos poderão atuar nessa especialidade. Os CRMs contém uma lista com os nomes dos especialistas dessa referida área dentro de cada estado. É bom saber, que o Ministério do Trabalho e Emprego também reconhece essa lista e a respalda. Portanto, atuar nessa referida área sem o respaldo da ANAMT, CFM e do CNRM é uma infração, sujeita a graves consequências. Infelizmente, em nosso país existem médicos não credenciados nessa especialidade, atendendo ilegalmente as empresas, como se médicos do trabalho fossem.

Quem semeia injustiça colherá desgraça, e o castigo de sua soberba será completo. (Provérbios 22:8)

*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47————————————————– Faça as diferenças – Afonso Rodrigues de Oliveira*“As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida” (Artur da Távola)Todos os dias de nossas vidas só serão bem vividos se formos capazes de produzir as diferenças que eles exigem para que sejamos melhores. Somos todos responsáveis pelos nossos sucessos e nossos fracassos. Não há como sair dessa. E o importante é que sejamos realmente donos dos nossos destinos para que sejamos independentes. Somos, todos nós, seres livres e com todo o poder de que necessitamos para ser feliz. E quando nos conscientizamos disso, aprendemos que todo o poder de que necessitamos está dentro de nós. Que o reino de Deus está dentro de nós. Que não precisamos ir além de nós mesmos para obtermos o que realmente queremos. E cada um de nós tem o poder de decidir o que realmente quer. E quando sabemos, buscamos em nós mesmos. Todos temos o poder de ser feliz ou infeliz, independentemente das ocorrências do dia a dia.

O que é realmente ser feliz? Depende do nível da evolução racional de cada um. O que é felicidade para um, pode não ser para outro. E por isso não devemos permitir que ninguém interfira nas nossas vidas. Porque ninguém, além de você, tem o poder de fazer você ser diferente do que você é. E quando você segue direções apontadas por alguém, na doce ilusão de estar seguindo orientação, você pode cair do cavalo. Pode ficar a vida toda procurando a felicidade que está, sempre, aí do seu lado e você nem percebe. Na maioria das vezes a felicidade está aí do seu lado, e você fica perdendo tempo, catando ervas daninhas no jardim. A felicidade está sempre onde você está. A verdade é que você nem sempre é capaz de vê-la.

Faça tudo que você faz, não importa o que seja, da melhor maneira que você puder fazer. Este é o caminho aberto para o encontro com a felicidade. Seu valor não está no que você faz, mas como você faz. Busque a felicidade em você mesmo. Não molde a felicidade no que você vê nos outros, mas em você mesmo. Busque sempre o que você quer. Mas não se esqueça de que nem todos os magnatas da história foram felizes. Nunca tente imitar alguém, buscando o enriquecimento. Quando estiver a fim de alcançar o que alguém alcançou, procure modelá-lo, mas nunca imitá-lo. Seja sempre você para alcançar ser o que você realmente quer ser.

Viva cada momento de sua vida centrado na sua felicidade. E ela estará sempre ao seu alcance. Busque a alegria em você, nos momentos de sua vida, sem se preocupar com a infelicidade. Sua vida é sua e de mais ninguém. Não permita que ninguém a transforme num mar de dissabores. Você pode tudo, se acreditar que pode. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460   ———————————————–ESPAÇO DO LEITOR TUCURUÍ Sobre a indefinição envolvendo a implantação da energia de Tucuruí no Estado de Roraima, o leitor Adnil Cavalcante relatou: “Desde 2014 penso em instalar uma agroindústria no Município de Mucajaí, porém, sem energia elétrica confiável, a decisão está sendo adiada por inúmeras vezes. Imaginem quantos produtores rurais e empresários estão aguardando o linhão de Tucuruí chegar ao nosso Estado para alavancar negócios e promover a geração de emprego e renda à população. Assim, ficamos na expectativa para que todos os problemas envolvendo a operacionalização desta  questão se resolvam o quanto antes”.PIT BULLO internauta André Luis enviou o seguinte comentário: “Sobre o ataque sofrido na semana passada por uma pessoa que retornava de uma caminhada, em um país sério o dono do cachorro teria que arcar com todas as despesas da vítima e ressarcir também as balas do policial, a exemplo de como acontece nos Estados Unidos. Eu não concordo com estes cachorros na rua. E se o rapaz morresse, quem seria culpado? Quando houver punição, com certeza estes animais deverão ficar acorrentados e com segurança reforçada. Já pensou se fosse uma criança? Deus nos livre”.CONCURSOLeitores que prestaram o concurso para o Iteraima questionam quando ocorrerá novamente uma convocação para quem prestou o concurso público em 2013 e que aguarda ser chamado para tomar posse. “Esperamos uma resposta para este nosso pleito, já que o prazo final para a convocação dos concursados se expira em dezembro de 2015”, frisou um leitor aprovado no concurso.BR 174A leitora Maria Madalena escreveu que quem trafega pela BR-174 sul, sentido Mucajaí, tem se deparado com um intenso matagal, principalmente nas curvas, encobrindo a visão dos motoristas. “Gostaria de solicitar ao DNIT que promovesse a limpeza destes trechos, antes que um acidente grave possa acontecer”, comentou.