Opinião

Opiniao 02 10 2015 1519

Malandro é o gato – Waldecir R. de Andrade*Cristãos, budistas,católicos, protestantes, espiritas e espiritualizados; todos aqueles que creem em Deus são considerados crentes. Mas, infelizmente, a quantidade de crentes gatos, é imensa…

Muitos conhecem  o tipo de crente gato, porém, para os que não conhecem, lá vai a minha explicação:

O gato como sabemos é um animal muito limpo, esperto e individualista, nunca faz sua caca em casa, calçadas  ou gramados. Procura sempre um monte de terra, sobe e olha em volta para ver se tem alguém olhando, cava um buraco e ali se alivia. Rapidamente cobre a prova do crime, se certifica que ninguém presenciou sua façanha.

Assim volta para sua casa, tomando conta do sofá, das camas, da varanda. Em suma,  se abanca de todos os locais  da casa que o acolheu, sem o mínimo pudor. Nada escapa de sua posse, até mesmo os donos da casa se tornam seus. E ainda com um jeitinho carinhoso alegra muitos corações.

Os donos da casa são os provedores, mas o gato é que se abanca de tudo e sem falar nas verdadeiras orgias promovidas por ele e seus parceiros.    Dessa forma, há diversos gatos politiqueiros, sobrando bem poucos políticos honestos.

A grande diferença entre  o gato malandro e os politiqueiros malandros são que os gatinhos fazem suas cacas sem prejudicarem ninguém. Já os politiqueiros desonestos, os quais superfaturam, desviam, votam em projetos para terem vantagens etc. São como gatos, se acham no direito de se apossarem de tudo que for público.

Passam a ver a população como gado que eles tocam a bel prazer,  acreditando em suas mentiras e pensam que ninguém está ciente do seu ato. No entanto, eles  acham que estas tramoias  que tanto enterram cada vez mais fundo; podem  passar despercebidas por mim, por você leitor e por quase todo cidadão ou cidadã de bem.

Todavia, Deus que tudo vê e de tudo sabe, percebe quaisquer de nossos pensamentos e tudo enxerga, seja qual for nossa ação. Por isso podemos negar a nós mesmos, mas a Deus é impossível…

Com enormes corrupções, haja buracos para enterrar tantos corpos pela falta de atendimento médico, por falta de medicamentos e de profissionais. Outros buracos para enterrar vítimas da falta de educação. E outros tantos buracos para as vítimas da falta de segurança e etc. e tal…

Se eu for enumerar todas as faltas, o texto ficará muito longo. Porém, gostaria de ver quando os politiqueiros terão consciência que com inúmeros desvios, logo enterrarão familiares e serão vítimas das suas próprias promessas que nunca cumprem.

Há diversos politiqueiros que mentem e nem sentem; se acham tão espertos com poder de persuasão, mas não conseguem mais enganar a população sofrida com incontáveis descasos.

Acreditem em Deus, está nas escrituras que nenhum poder humano será eterno, já está na hora de se arrependerem. Dobrarem os joelhos e se redimirem, postarem as mãos e pedirem perdão. Fechem os olhos e reflitam sobre seus atos, olhem de verdade para dentro de si, e perguntem-se  em vós alta.

-Sou um bom filho, honro meus pais; ou sou uma vergonha?

-Amo meu próximo, ou os mato a míngua com minha ganância?

-Sou um homem de bem, ou sou motivo de vergonha aos meus entes queridos?

-Sou honesto, ou um reles ladrão?

Pois mais dias, ou menos dias, deveremos prestar contas de nossos atos a Deus. Onde diante Dele não conseguiremos esconder nossas m., Deus é onisciente e onipresente. O qual tudo sabe, não escapando ninguém deste julgamento, nossa verdadeira esperança.

*Terapeuta corporal, esposo, pai, cego e cidadão indignadoCel.: 991664844———————————————-A liberdade de ser você mesmo – Vera Sábio*Expondo um pouco sobre liberdade, muitos a entende como o ato de poder ir e vir onde quiser, profetizar a fé que deseja, torcer para o time que gosta, votar no candidato que acredita e mesmo pensar no que quiser e se esforçar para que os sonhos se torne realidade.

Todavia, nada é tão fácil e tão livre assim. Sendo esta liberdade total utopia quando deparamos por inúmeros impostos, em que a própria palavra revela seus atos. Somos obrigados a pagar o que nos impõe, mesmo quando não agimos desonestamente e não colaboramos diretamente para que o caos estabelecesse.

Então, distorcemos a palavra liberdade, tendo ela o conceito de parceria e pagamento do preço injusto que outros desviaram, que outros votaram, que outros escolheram. Não sendo então preciso gostar de pão, para comer o pão que o diabo amassou.

A liberdade de ser você mesmo apenas acontece quando se é honesto, transparente e não possui cúmplice para as enormes falcatruas, chegando com seus próprios méritos onde estiver.

Agora, quando se cresce por debaixo dos panos, nunca se está realmente sozinho; e ainda que fique rico demais, poderoso demais e se sinta o grande superior entre os outros, mesmo com toda sua esperteza, sempre terá um ou vários cúmplices que participaram da mamata, onde não há inocentes e assim todos são corruptos, rebentando a corda do lado do mais fraco.

Não existe como culpar só uma pessoa, se esta deve favores e mais favores a tantas outras que direta ou indiretamente colaboraram com sua chegada no poder.   Dessa forma, os setores, cargos de confianças, secretarias e ministérios são preenchidos por indivíduos sem afinidades, responsabilidade e competência, mas tão somente por necessidade de que fiquem  calados, deixando a sujeira permanecer embaixo do tapete.

Isto é apenas uma pequena demonstração do quanto estamos prisioneiros de um sistema desgovernado, onde nossa liberdade nem de longe é a preocupação dos que administram, pois a liberdade deles também está por um fio, uma denúncia e alguém que reconheça a justiça divina e com a dignidade que há em sua essência, dê a cara a tapa e quebre o elo da corrente da corrupção.

Pois, enquanto não tivermos liberdade de sermos nós mesmos, pensarmos a partir dos nossos princípios, não dependermos de cargos comissionados, de vendermos nosso voto; mas sim, conquistar nosso espaço com boa educação, sermos concursados, honestos, autônomos e principalmente corajosos para abrirmos os olhos e vermos alem das aparências, das idolatrias, dos favorecimentos, das crendices etc.

Somente quando  tivermos coragem de reconhecermos falhos e iludidos e fazermos diferente de tudo que até agora fizemos, poderemos ter esperança e construir dias melhores para nossos descendentes.

 “Não há como fazer omelete sem quebrar os ovos”.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega

 CRP: 20/[email protected].: 991687731—————————————————–

Cuidemos de nós – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos, são fios de uma rede que tecemos ao redor de nós mesmos”. (Swami Vivecananda)E quanto mais nos enrolamos na rede mais viramos crisálidas. Que é o que somos, no jardim de ervas daninhas em que vivemos. Mas o mais gostoso é saber que nada pode nos envolver quando aprendemos a apensar. E pensar é tão fácil que pouca gente sabe fazer. O ser humano vive a vida toda envolvido nas redes que tece. Mesmo sem perceber, todos nós vivemos como elefantes de circo. Somos todos treinados, a vida inteira, a pensar como nossos pais e mestres dizem para pensarmos. Ainda não nos ensinaram nem ensinam, que nossa liberdade está em nossos pensamentos. Quando pensamos positivo vivemos positivamente; se pensamos negativo somos negativos. Simples pra dedéu.

Falando sério, você é dos que ficam o dia todo assistindo, ouvindo ou falando assuntos desagradáveis? E o que é que isso pode fazer para melhorar sua vida? Nada, cara. Então porque ficar perdendo seu tempo com o que não lhe convém? São seus assuntos nas conversas que fazem com que você se torne uma pessoa simpática ou antipática. Ainda não somos um povo civilizado. Ainda temos muito que aprender para vivermos uma democracia. E esta não se assentará em nossa cultura enquanto não tivermos uma educação à altura do que precisamos para ser um povo civilizado.

O Mestre Chico Anísio falava: “O material escolar mais barato que existe na praça é o professor”. É claro que o Chico se referia ao salário do professor. Nem poderia ser diferente, dentro do humorismo. Mas vamos estender um pouco mais a rede. A qualidade no ensino e na educação não se restringe ao salário dos professores, mas à qualidade e preparo dos que ensinam. E só quando amadurecermos poderemos perceber o risco que vivemos em nossas infância e adolescência, no preparo para sermos cidadãos de fato e civilizados. E só aí vamos deixar de votar por obrigação e vamos votar por dever de cidadão. Coisas absolutamente diferentes e que nossos políticos ainda não perceberam ou fingem não perceber.

Lamentavelmente ainda somos uma sociedade politicamente analfabeta. E isso em toda a extensão nacional. Ainda não aprendemos a escolher e eleger o candidato político. Ainda pensamos e achamos que o governador é nosso patrão. Ninguém nos ensinou que nós é que somos o patrão do governador. E à medida em que vamos descobrindo tal verdade, não sabemos como reclamar do governante sobre o trabalho mal-feito que ele está fazendo. Vamos aprender a pensar para não pensarmos como nossos mestres dizem para pensarmos. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460   

—————————————————-

ESPAÇO DO LEITOR

ASSALTOSMoradores do Centenário relataram que os assaltos naquele bairro estão fugindo ao controle. “Próximo da minha residência, existem, pelos menos, quatro casas que foram alvos de assaltos. Isso durante o dia! À noite a situação piora, já que temos que ficar trancados, uma vez que as galeras, ao anunciarem o assalto, aterrorizam os moradores com arma branca. Já ocorreram casos até com arma de fogo. Pedimos a colaboração da polícia para que intensifiquem a Ronda no bairro para coibir a ação destes criminosos”.CORREIOSUm leitor enviou a seguinte reclamação: “Sou empresário morador do Município de Caracaraí e cliente dos Correios há muitos anos. De alguns meses para cá, minhas encomendas estão demorando mais tempo para chegar. Há poucos dias, estive nos Correios da avenida Venezuela, no setor de sedex, e resolvi fazer uma consulta de uma encomenda no balcão. Fui informado que o carro vai duas vezes por semana porque o contrato da linha havia encerrado”.ATENDIMENTOPais de crianças que aguardavam atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio enviaram o seguinte relato: “Quando buscávamos atendimento na manhã de quinta-feira, fomos informados que as marcações de consulta e atendimento de emergência estavam sendo processadas manualmente em virtude na manutenção no programa de gerenciamento do sistema no hospital. Segundo informações, a previsão é que o sistema seja restabelecido somente na semana que vem”.AUMENTOSobre o aumento do preço dos combustíveis, o leitor Gerson Oliveira afirmou que haverá um arrocho nos preços da cesta básica por causa do transporte terrestre da maioria dos produtos que chegam ao Estado. “É um absurdo, pois somos nós que acabamos pagando essa conta, já que o Governo Federal não encontrou outra alternativa a não ser impactar ainda mais a inflação com este aumento”, frisou.