Opinião

Opiniao 28 10 2015 1623

O Enem – Dolane Patrícia*Considerada a prova mais difícil de todos os tempos, o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  2015 marcou época! Nunca uma prova foi tão comentada em todo o País. Seja pelo atraso dos candidatos, seja pelo tema da redação.

“Criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país, em 2009 o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.” Educação.uol.com.br

Os locais de aplicação da prova começaram a abrir a partir do meio-dia, mas os portões foram fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília.

Muitos reclamaram, choraram e culparam o atraso do ônibus e até o Horário de Verão.  

Aconteceu de tudo, até pessoas que ficaram fazendo self na porta do colégio onde fariam a prova e perderam a hora de entrar.  As desculpas eram as diversas possíveis: pais sequestrados, pessoas abduzidas, se arrumou demais e perdeu a prova e disse que o importante era estar linda!

Em São Paulo, uma menina chegou a desmaiar quando percebeu que o portão da escola onde faria o exame já estava fechado, chegando a tentar cruzar as grades. Os atrasos geraram uma hashtag  #ShowdosAtrasados2015.

A candidata Katarine  decidiu fazer  um lanche antes da prova e acabou perdendo a hora. O mesmo aconteceu com o casal  de namorados Vanderson Cunha e Brenda Oliveira, ambos de 21 anos.  A estudante Bianca Karine, de 17 anos, culpou o pai pelo atraso no primeiro dia de provas. Ela contou que esqueceu a carteira em casa e o pai só foi chegar 4 minutos depois do fechamento dos portões.    Houve o caso de um candidato que viajou quatro dias para fazer a prova e não conseguiu chegar a tempo.     

 O Enem 2015 registrou o menor índice de abstenção desde 2009: 25,5%. A informação foi divulgada neste domingo pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na edição do ano passado, o índice foi 28,9%. O Enem de Roraima teve a maior abstenção de candidatos do país.

Outra questão que mereceu destaque nas redes sociais e imprensa falada e escrita foi o tema da redação do Enem. ”A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.”

“O tema provocou debates que ultrapassaram os muros dos locais de prova. O tópico foi divulgado no Twitter pelo Ministério da Educação logo no início da tarde, e feministas que não faziam o exame foram rápidas, e organizaram o ato.” O DIA

No sábado, o feminismo já havia aparecido em uma questão de Ciências Humanas, com uma frase de Simone de Beauvoir, “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.   O assunto gerou polêmica e memes nas redes sociais. Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP) acusaram o exame de doutrinação. “O João não nasceu homem e a Maria não nasceu mulher”, ironizou Bolsonaro, em seu perfil no Facebook. O DIA

A propósito, é uma afirmação meio preconceituosa, uma vez que soa com discriminação dizer que “mulher não nasce mulher e homem não nasce homem”, mas gay nasce gay.  Importa ressaltar que, na verdade, mulher nasce mulher sim, e homem nasce homem também. A escolha que vai fazer após o nascimento é que pode se dizer que fica “em aberto”, não fosse assim não se faria exame de ultrassonografia para saber o sexo do bebê.

E quanto aquelas pessoas que optam por não saber o sexo, o que diriam quando visse a criança e tivesse que responder a pergunta: “E aí, é menino ou menina? A resposta seria então: “Bom, depende do ponto de vista…”

Ademais, as provas anteriores também eram destaque pelas pérolas deixadas pelos alunos, a internet está cheia delas. Podemos citar algumas das respostas mais engraçadas utilizadas por candidatos nas provas do Enem em anos anteriores:

“A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo”. “O piloto que atravessa a barreira do som nem percebe, porque não escuta mais nada”. “Cada vez mais as pessoas querem conhecer sua família através da árvore ginecológica”. “Apóstrofes são os 12 homenzinhos que comeram com Jesus e que Michelangelo bateu a foto”.

O G1  traz algumas curiosidades sobre o Enem: “Roraima é o Estado com o menor número de inscritos: 22.109 candidatos, sendo que a  Bahia é o estado que possui a maior proporção de mulheres inscritas na prova. São 353.070 candidatas, o que representa 60% dos inscritos, contra 227.001 homens.

Ainda segundo o site,  Sergipe é o estado com a maior parcela de pessoas menores de 16 anos inscritas na prova, proporcionalmente. Representam 5,41% dos candidatos de lá. Já o  Ceará é o estado onde mais houve solicitação de provas com tradutor ou intérprete de libras, com 356 pedidos. No Brasil todo, haviam 450 autistas inscritos. Eles solicitaram atendimento especial para fazer o exame.

No que tange ao nível de dificuldade da prova, Marcelo Dias Carvalho, professor de matemática e coordenador geral do Etapa destacou o nível  do Enem 2015.

“Linguagens veio com enunciados grandes e matemática exigiu muita conta. Foi uma prova muito exigente e o candidato não teve tempo de terminar a prova toda, também por conta da redação. Não dava para gastar, em média, 3 minutos em cada questão.”

Entretanto, houve quem questionasse se a prova do Enem estava de acordo com a educação oferecida pelo País.

Histórias bonitas foram destaques no Enem 2015, como a de  Natércia. Ela queria ser apenas um incentivo para a neta, que havia parado de estudar na 8ª série do ensino fundamental, mas ao voltar para a escola depois de 38 anos afastada das salas de aula, a aposentada  de 67 anos, viu a oportunidade de ir ainda mais longe.                    Na verdade, “a  vida tem vários obstáculos, nada vem fácil,  por isso, temos sempre que perseverar e acreditar em nossos sonhos. Começamos a nossa jornada no pré-escolar, aprendemos a pintar, colorir a cobrir as primeiras palavrinhas…”

No entanto, “a vida é feita de ciclos e de pequenas batalhas que precisam ser vencidas, assim como no Enem! São com essas pequenas batalhas que vencerás a guerra, e sairá vitorioso fazendo o vestibular em uma bela faculdade.” (sic)

*Advogada, Juíza Arbitral, Personalidade BrasileiraTwitter: @DolanePatricia_ You Tube: DOLANE PATRICIA RR #dolanepatricia———————————————————-Não se renda – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Não deixe que seu primeiro fracasso o destrua, nem que seu primeiro sucesso o arruíne. Reconheça o ritmo da vida e o aceite”. (José Silva)A euforia, na mesma dose da tristeza, pode trazer prejuízos sérios a você. E sempre traz. Controle suas emoções. Não deixe que seus sentimentos se embriaguem embriagando você. Nunca veceremos enquanto não aprendermos a vencer nossos impulsos. E estes sempre nos levam ao descontrole. Tudo que acontece na sua vida faz parte de sua vida. Não fosse assim e não viveríamos a evolução. É ou não é? Nunca aprenderíamos, nem aprenderemos, a viver a evolução cultural, mental, espiritual e, sobretudo, racional, se não cometêssemos erros. E nosso maior erro é considerar o erro como um fracasso.

A medida do seu erro nem sempre é medida por você mesmo. Na tentativa de considerar a demensão do seu erro você sempre erra mais. Logo… o que você deve fazer é aprender com seu erro para não errar mais. Você nunca irá viver, plenamente, sua vida enquanto não se valorizar, consciente de que está numa caminhada. E o rumo da caminhada é você quem traça. Nunca se sinta incompetente para traçar sua vida. Não se esqueça de que você é o único responsável por ela. Não permita que ninguém dirija sua vida. Se permitir você estará se tornando uma marionete.

A mudança que estamos vivendo, no mundo todo, não é mais do que um processo evolutivo. O grande problema é que a ainda encontramos os obstáculos que foram o maior entrave para nosso desenvolvimento desde os primórdios da “civilização”. Ainda não nos civilizamos, porque o que queremos é civilizar. A busca à liberdade é uma caminhada milenar, e muito mais do que isso. E nunca seremos libertados dos grilhões sociais enquanto não nos libertarmos da ignorância, na caminhada da racionalidade. Quando lutamos pela igualdade é porque nos sentimos inferiores. E você nunca se libertará da inferioridade enquanto lutar pela igualdade. Você não tem que ser igual; tem que ser supeiror. E isso você nunca conseguirá enquanto não considrerar que o “inferior” é igual a você; e você igual a ele. Aí repete-se: somos todos iguais nas diferenças. Ou você considera isso ou nunca será superior, por mais que tente demonstrar sua superioridade. Valorize-se valorizando seu próximo, independentemente das diferenças sociais em que vocês se encontram. Simples pra dedéu. E se você estiver encontrando dificuldade para entrar nessa, cuide-se, porque você está no porão do navio, pensando que é o comandante. Fale com o cabo “Sivirino”. Ele tem o segredo, mantido na simplicidade e na eficiência profissional. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460——————————————————–ESPAÇO DO LEITOR

ENERGIAMoradores do Município de Uiramutã relataram que estão passando por um período crítico por conta das constantes faltas de energia por mais de uma hora, o que acaba interferindo no sistema de telefonia, que fica inoperante, além da falta de água. “A continuidade destas interrupções seguidas tem provocado uma série de transtornos, já que vários equipamentos eletrônicos são danificados por conta deste problema. A energia quando retorna é seguida por uma série de oscilações”, comentou um moradorTRANSPORTE “Os atrasos no pagamento do transporte escolar pela Prefeitura de Amajari motivaram uma nova paralisação por tempo indeterminado, até que seja normalizada esta situação. É inadmissível este atraso, uma vez que é de conhecimento público que os recursos já foram creditados na conta da prefeitura, conforme o Portal da Transparência, mas o pagamento simplesmente não é efetuado. Não restou alternativa, e até pedimos desculpa à população, mas não tem como manter a frota circulando”, relatou um dos motoristas que presta serviço para o município.ACIDENTE A leitora Amanda Oliveira enviou o seguinte comentário: “Com a volta às aulas após a greve, os motoristas, com pressa para deixar os filhos nas escolas, acabam cometendo uma série de imprudências no trânsito. No primeiro dia de aula, ao passar pela avenida Capitão Júlio Bezerra, próximo à Escola Oswaldo Cruz, uma dessa manobras imprudentes acabou provocando um acidente apenas com danos materiais, mas não deixa de ser um alerta para que se tenha mais cuidado e atenção nestes horários de tráfego intenso”.AULASSobre a possibilidade de ano letivo se estender até março de 2016 por conta da greve, vários leitores encaminharam e-mail sobre o assunto: “É uma pena que os alunos da escola pública, normalmente tão precária e deficitária em termos de conteúdo, ainda tenham mais esse prejuízo”, relatou Elizete Silva.