MÁRIO ABDALA- Personagem da nossa História –
Mário Abdala é um personagem que orgulha a História de Roraima. Foi o primeiro doador de sangue de Boa Vista e, a exemplo do pai – Domingos Abdala – também prestou o serviço de ortopedia, quando muitos o procuravam para “consertar” um braço quebrado, um pé deslocado, uma mão com fraturas ou com problemas na Coluna vertebral. O Mário Abdala não tinha curso em universidade, mas tinha a experiência e o talento aprendido com o pai.
O Mário Abdala nasceu em Manaus, no Amazonas, no dia 19/11/1927, e era filho do casal sírio: Domingos Abdala (Vovô Domingos) e Sofia Akel Abdala. Eram seus irmãos: João, Elias, Latife (casada com o senhor Said Samou Salomão) e Waldir Abdala (um dos mais antigos funcionários do Governo do Território e, que em diversas ocasiões ocupou o cargo de governador-substituto no Governo do Território Federal de Roraima.
Mário Abdala, ainda adolescente, acompanhando a família veio para Boa Vista e começou a ajudar o pai em seu comércio de vendas de produtos de utilidades domésticas, espécie de bazar onde quase tudo se encontrava, na Avenida Jaime Brasil, esquina com a Rua Bento Brasil, Centro.
E, além do estudo, o Mário gostava de futebol (foi massagista e Presidente do Baré Esporte Clube) e torcia também pelo o Vasco. E, no Carnaval, e sempre participava como rei Momo (foi o primeiro de Boa Vista) e nos blocos nos desfiles de ruas e nos clubes da cidade, além de que na época das festas natalinas, ele também se apresentava como Papai Noel. E, foi no governo de Fernando Ramos Pereira (1975) que o Mário, descendo de um pequeno avião, defronte ao Palácio do Governo, distribuiu centenas de brinquedos às crianças que o esperavam para a tradicional entrega de brinquedos.
Como profissional de imprensa, o Mário criou o Jornal “O Átomo” – expressivo jornal de Boa Vista e que até hoje é mencionado como o mais influente nas décadas de 1950 – 1970. E, na política, apoiou os candidatos Felix Valois de Araujo, Dr. Silvio Botelho (1962/71/78) e Hélio Campos nas campanhas eleitorais para o cargo de deputado federal.
O Mário Abdala trabalhou muitos anos como Fiscal na Prefeitura de Boa Vista, na época do Prefeito Júlio Martins (1974-1978) e, na CAER, no governo de Hélio da Costa Campos (1967-1969/ 1970-1974). Mas, foi na Secretaria Municipal da Saúde que ele, após anos de serviços, se aposentou.
O Mário Abdala casou-se em 1957 com a Professora Cidalina Marcellaro Thomé Abdala e tiveram o filho: Aiub Luiz Thomé Abdala (trabalha na Prefeitura de Boa Vista e é pai do jovem Aiub Junior), mas também criaram com muito amor o hoje professor de Educação Física, Roberval Pereira da Silva, atualmente trabalhando no IFRR, e tem o filho Risnaider da Silva Pereira.
O senhor Mário Abdala faleceu no dia 31 de janeiro de 2013, aos 85 anos de idade.