O Sistema Único de Saúde (SUS) está no centro dos debates da VII Conferência Estadual de Saúde de Roraima, iniciada nesta quarta-feira, 23, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima.
O evento integra a agenda de discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS).
A mesa de abertura teve a participação do médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte Júnior, assessor do Ministério da Saúde.
Plenárias, mesas, grupos de trabalho e apresentações culturais com grupos regionais compõem a programação, calcada oito nos eixos temáticos da 15ª CNS.
Entre os participantes, 336 são delegados eleitos na fase municipal de discussões. Ao final do evento, que vai até sexta, 25, será redigido um relatório final e serão escolhidos os delegados que representarão Roraima na etapa nacional, em Brasília, de 1º a 4 de dezembro, cujo tema é ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.
A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde.
A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres.
Para a etapa nacional, em Brasília, é esperada a participação de 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais, mais 976 convidados.
Serviço
VII Conferência Estadual de Saúde de Roraima
Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”
Data: 23 a 25 de setembro de 2015
Horário: 19h (abertura, quarta-feira) e 9h às 19h (quinta e sexta)
Local: Universidade Federal de Roraima, Boa Vista (RR)
Por Ludmilla Duarte, Agência Saúde