Reencarnação, verdade ou utopia? – Marlene de Andrade*A doutrina da reencarnação é oriunda dos povos da antiguidade e se espalhou de forma bastante profunda aqui no Brasil, pois nos fundamentos da Igreja Católica, muito difundida em nosso país, é admitido o princípio de uma ligação entre vivos e mortos. Guardadas as devidas diferenças, a doutrina da reencarnação muito se assemelha à ideia da existência do purgatório.
Os espíritas creem que as pessoas se purificam reencarnando sucessivamente, pois entendem que o ser humano sofre aqui na terra para pagar os erros que cometeram em outras vidas e que só assim “evoluirão”. Para os espíritas, o sacrifício de Jesus foi em vão. Equivocadamente, Alan kardec entendia que temos que fazer caridade para sermos salvos e por isso devemos ajudar as pessoas que estão sofrendo. Ocorre que as boas obras não salvam, e sim a Graça de Jesus.
Kardec cria que o sofrimento era para pagar os erros de outras vidas, pois só assim as pessoas “evoluiriam”. Ora, se a pessoa está pagando suas contas, quanto mais ela sofrer, mais estará se purificando, não é mesmo? Logo, ajudar alguém que esteja sofrendo nesse caso seria errado, pois os sofrimentos dela a está limpando de seus erros. Diante disso, as pessoas que seguem essa linha doutrinária não estariam prejudicando aqueles que elas estão ajudando? Se eles estão pagando pelos erros de vidas passadas, ser caridosos com eles não tem lógica, pois não é preciso sofrer para então “evoluir”? Assim sendo, como fica a doutrina das boas obras?
Que coisa estranha! Se eu ajudo a pessoa que sofre, “evoluo”, mas aquela pessoa não paga sua conta antiga, pois seu sofrimento foi diminuído. E o inverso também é verdadeiro, se eu não ajudo, a pessoa poderá pagar suas contas passadas, porém, se não ajudo, não pratico caridade, e aí? Portanto, a pessoa que está fazendo caridade ao que está sofrendo está pecando, pois acaba prejudicando aqueles pecadores que precisam sofrer cada vez mais, para se purificarem. Que confusão, hein?
Outra situação estranha é que a pessoa que está pagando aqui na Terra não se lembra de nada acerca de suas vidas passadas. Isso não seria injusto? Quando alguém vai a julgamento ela sabe que crime cometeu, mas as almas que se reencarnam e voltam a residir na Terra não se lembram de nada do que praticaram em outras vidas. Que coisa injusta! Outro equívoco dos kardecistas é afirmar que o mundo está evoluindo para melhor. Que ilusão! Só não vê quem não quer que tudo está caminhando, irreversivelmente, para o caos. A esse respeito à Bíblia assevera: “… nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores.” (Mateus 24:7,8).
“… aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27)
*Especialista em Medicina do Trabalho/Anamthttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47————————————————Falta petróleo e pólvora no pavio – Vera Sábio*Antigamente, era comum confiar em um fio de bigode, pois os homens consideravam-se honrados e, para cumprir a palavra empenhada, faziam qualquer coisa. Não tinha o que se chama atualmente de equívoco. Pensava-se antes de falar, e o que fosse pronunciado poderia ser escrito, já que com certeza seria cumprido.Agora temos como maior representante de nossa Pátria uma pessoa que não sabe direito o que é certo ou errado, não continua a falar à tarde o que falou pela manhã e não respeita nem cumpre o que disse, com a maior facilidade. Na crise em que estamos, quando fizeram a festa e o povo foi imposto a pagar a conta, tudo sobe tudo acaba, inclusive a pólvora do pavio.
Já tivemos, no Brasil, vários cidadãos heróis que lutaram com a vida para uma nação diferente, que mantiveram o pavio aceso e honraram suas famílias, seus estados e mesmo o país. Isto quer dizer que possuímos uma noção de justiça, em que nunca grana alguma comprava o silêncio. E quem era culpado geralmente pagava por sua culpa, ao invés dos inocentes e de todos pagarem por uma minoria bilionária, suja e demoníaca, que deixa o mal continuar prevalecendo, não mexendo os braços e muito menos o bolso a fim de que diminua esta triste situação.
A energia vai subir, embora na minha casa já aumentou bastante. O combustível aumentou e vai aumentar. O desemprego aumentou e as revoltas, misérias e tantos males que a falta de emprego traz com certeza aumentarão pela falta de educação, saúde, segurança e mal sobre mal.
Porém, quando alguma esperança surge, logo o silêncio toma conta, devido aos favorecimento para poucos que preferem deixar que o mal continue sobre muitos. Queria falar de esperança, mas, para isto, peço que alguém de pavio curto e aceso apareça para que a esperança renasça…
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cegaCRP: 20/[email protected].: 991687731—————————————————Só hoje – Afonso Rodrigues de Oliveira*“A tirania é o talento dos homens ordinários e ignorantes quando governam”. (Marquês de Maricá)Prometi pra mim mesmo. Mas não prometi pra você. Por isso vou faltar com a promessa. Prometi-me que não tocaria mais no assunto sobre política. Estou sempre nadando nesse contraditório; porque adoro política. Pra mim é a ciência mais científica do mundo. E por isso, também, é que ela degringola periodicamente. Ainda não somos civilizados, suficientemente, para saber o que é um político e o que é um aventureiro tentando se fantasiar do que não é uma fantasia: a política. São os ignorantes que se aproveitam da nossa ignorância. E porque eles não têm valor, escudam-se no valor dos cargos que ocupam. E acabam levando a nossa política para o fundo do poço, onde só eles sabem nadar.
Desde minha infância, até os dias atuais, sempre tive e tenho, grandes amigos na política. E porque são meus amigos, não se sentem ofendidos pelos meus pensamentos sobre a política e os “políticos”. Eles sabem não estarem nesse engodo. No Brasil ainda temos grendes políticos. Mas estes não conseguem trabalhar porque os maus políticos não permitem; eles têm muito mais influência no meio dos não-políticos nada influentes, que somos nós pobres eleitores politicamente analfabetos, responsáveis pelos políticos analfabetos, ou quase. No Senado Federal temos alguns deles.
Mas tudo bem. Não estou bicudo. Só estou dando um até logo nesse assunto chato pra dedéu. Vou encerrá-lo hoje. Prometo. Faça sua parte no aprimoramento da nossa política para que possamos ser realmente cidadãos. Porque ainda não somos. Converse com o político que você elegeu e lhe pergunte se ele está interessado na faculdade do voto. E se ele estiver interessado no voto facultativo, ajude-o a realizar os seus sonhos. Porque enquanto você for um eleitor obrigado a votar você será um mané-das-couves, pensando que é um cidadão.
E corta essa, se estiver pensando que estou revoltado. Só estou preocupado. Estamos nos aproximando de novas eleições e não vejo nenhuma melhora nas campanhas. E a maioria dos eleitores ainda nem percebeu que já iniciamos as campanhas. Vou te dar um tchauzinho. Mas me prometa que não me provocará para novo papo sobre o assunto. Mas preste atenção quando seu governador, seu deputado e seu vereador, passarem por você sem o cumprimentar. Ainda vivemos uma ditadura disfarçada que se mantém no alerta do Gaston Bouthoul: “Reconhece-se um país subdesenvolvido pelo fato de nele ser a política a maior fonte de riqueza”. Não me provoque mais, porque não voltarei a falar mais nesse assunto. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460 —————————————————ESPAÇO DO LEITOR INVASÃOLeitores voltaram a denunciar as invasões na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista: “Os invasores que, na maioria não precisam do lote, estão adotando como estratégia chegar na madrugada em seus carrões e deixam pessoas no local, e lá se instalam rapidamente. Desta vez não estão respeitando nem as propriedades que estão cercadas, entram armam seus barracos e, em seguida, começam a anunciar a venda em sites de classificados. Esta situação precisa ser investigada pelos órgãos fiscalizadores. Sempre são as mesmas pessoas que já invadiram outras áreas e depois vendem seus lotes”.MERENDA“A regularização da merenda escolar no Município de Caracaraí ainda está longe de ser resolvida. Mesmo com a aplicação da multa diária, o problema persiste e os alunos continuam sendo liberados mais cedo por falta de alimento e de um preparo de qualidade. Parece que a certeza da impunidade faz com que os gestores públicos municipais pouco se importem com o endereçamento das recomendações do Ministério Público do Estado de Roraima. Enquanto isso, os alunos continuam prejudicados”, relatou a mãe de um aluno.INCÊNDIO 1O leitor Paulo Eduardo Amorim afirmou que, apesar de toda a recomendação dos órgãos de fiscalização ambiental e do Corpo de Bombeiros para o risco e a proibição de queimadas residenciais, na semana passada um morador do bairro Paraviana, zona Leste, ateou fogo em um lixo residencial. “Por pouco não aconteceu um grande incêndio. Neste período de forte estiagem, as fiscalizações deveriam ser redobradas para coibir esta infração”, frisou.INCÊNDIO 2Sobre o mesmo assunto, a leitora Mara Cordeiro relatou: “A quantidade de terrenos no bairro com excesso de mato e sujeira chega a preocupar. Os donos realizam uma vez ou outra a limpeza. Muitos acabam aos fins de semana ateando fogo no mato, causando estes transtornos aos moradores. Muitas residências possuem árvores que podem pegar fogo e causar um incêndio de grandes proporções”.