Opinião

Opiniao 30 12 2015 1873

Dedicação e amor ao próximo são imprescindíveis na excelência profissional – Francisco de Assis Campos Saraiva*No dia 17 do mês que transcorre, o LABORATÓRIO DE ANÁLISES E PESQUISAS CLÍNICAS LOBO D’ALMADA LTDA recebeu do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o Certificado de EXCELENTE na sua avaliação anual de 2015, assinado pelo superintendente-geral do órgão, o Dr. Francisco Edson Pacifici Guimarães. Cumpre lembrar que o Laboratório Lobo D’Almada é inscrito no Programa Nacional de Controle de Qualidade desde 29/06/1998, tem 44 anos de criação neste Estado e, durante todos esses anos, sua valorosa equipe de trabalho tem desempenhado suas funções com denodo, dedicação, alma patriótica, abnegação e amor ao próximo.

Quando abriu suas portas nesta cidade, Boa Vista era a capital do então Território Federal de Roraima, isolada do País e do mundo, carente de tudo, com uma saúde pública quase inexistente, que deixava seus habitantes à mercê da própria sorte. Foi um trabalho árduo e devotado, que contou com a colaboração prestimosa dos habitantes da terra (uma população à época estimada em cinco mil habitantes). E a base creditória do Laboratório em seu desenvolvimento deveu-se a colaboração espontânea, inestimável e valiosa dessa gente humilde e querida.  Boa parte desses inesquecíveis amigos já está no paraíso celeste, entes amáveis de famílias tradicionais deste rincão distante, que muito contribuíram para que chegássemos com êxito absoluto nesta ingente caminhada.

Uma trajetória íngreme de quase meio século, de estoicismo, coragem, pertinácia, luta constante e de um trabalho profícuo e denodado a toda prova. E agora, nossa virtude maior, é o gesto sublime da gratidão a todos aqueles diletos amigos, que deles guardamos a mais viva lembrança e a imensa saudade, que ficou para sempre em nossos corações. Registramos aqui uma homenagem “in memoriam” deste fato épico, dessa gente altaneira, que ficará nos anais de nossa história para sempre, como exemplo edificante aos nossos predecessores.

O laboratório Lobo D’Almada, pelos relevantes serviços prestados a esta comunidade, ao longo dos anos que transcorreram, já recebeu manifestações calorosas de aplauso e reconhecimento em diversas oportunidades, sendo isso salutar e estimulante a todos que a ele se devotam diuturnamente em suas metas diversificadas. No início foi tudo muito difícil, em virtude da precariedade de meios que predominava na capital do Território e isso nos deu mais ânimo e coragem para lutarmos com destemor, coragem invulgar e estoicismo contra as dificuldades e obstáculos que surgiam a todo instante.

De 2003 a 2014 foi agraciado com o Título de Destaque Empresarial e Profissional, por sua distinção em 1º lugar, na pesquisa de preferência e simpatia pública, realizada nesta cidade por alguns Institutos de Pesquisas, dentre os quais o Instituto Brasileiro de Publicidade e Pesquisa. A confiabilidade e profissionalismo têm sido o escudo básico na conquista da confiança de todos que são atendidos com desvelo pelo Laboratório Lobo D’Almada e sua honrada equipe de trabalho. Há quatro anos passou por uma reforma geral e com a renovação de seus equipamentos, atendendo à dinâmica da tecnologia moderna, comemorando o aniversário de 40 anos de sua criação, no que foi de plena aceitação e alegria dos clientes da comunidade, que nos assistem e prestigiam.

Assim tem sido nossa vigilante trajetória no transcorrer de quase meio século que se foi.    O titular, criador do órgão em evidência, é um cidadão perfeccionista por natureza e tudo o que faz é com garbo e acuidade, razão porque da confiabilidade e conceito a que vem desfrutando em toda a sua trajetória pessoal e profissional. Em dezembro de 1968 concluiu o Curso Superior na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, como Farmacêutico Bioquímico (1ª turma). Em 1970, na Escola de Saúde do Exército, Rio de Janeiro-RJ, fez o Curso de Formação de Oficial Farmacêutico do Exército e conquistou o 1º lugar (turma de 26 alunos), pelo qual recebeu o honroso DIPLOMA e respectiva MEDALHA MARECHAL HERMES – “APLICAÇÃO E ESTUDO”.

Em dezembro de 1971, já como sócio da Sociedade Brasileira de Análises, conquistou da entidade, por mérito, o Título de “Especialista em Análises Clínicas”, de vital importância no desempenho cabal de suas atividades em análises clínicas. Em 20 de janeiro de 2001 recebeu o Diploma de TÍTULO HONORÍFICO auferido pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas e Roraima, pela contribuição à classe farmacêutica como 1º Delegado do Órgão em Roraima. Em 20 de janeiro de 2003 lhe foi conferido pelo Conselho Federal de Farmácia o Diploma de COMENDA DO MÉRITO FARAMACÊUTICO com medalha (a mais distinta honraria do Órgão), pelos relevantes serviços prestados a profissão Farmacêutica e a Farmácia Brasileira.

Em 20 de janeiro de 2009 recebeu o Título de CIDADÃO BOA-VISTENSE e a Medalha de Honra ao Mérito RIO BRANCO (a mais notável honraria do Município de Boa Vista), que lhe foram concedidos pela Câmara Municipal de Boa Vista-RR, pelos relevantes serviços sociais prestados no campo das análises e Pesquisas Clínicas, em prol da saúde da população desta comunidade, por mais de 40 anos.

As conquistas sociais e profissionais do Laboratório Lobo D’Almada e de seus fundadores, sócios gerentes e titulares, Dr. Saraiva e sua esposa Professora Maria das Neves (Professora Nevinha) ao longo de sua trajetória existencial, foram muitas. Todavia, preferi citar algumas para não me tornar prolixo e enfadonho na explanação. A Professora Nevinha é, também, Cidadã Boa-Vistense, batistério que lhe foi auferido pela Câmara Municipal de Boa Vista pelos relevantes serviços prestados a esta comunidade como professora, onde prestou inestimáveis serviços a nossa gente e hoje já está aposentada. É muito querida e aplaudida por onde passa. O Laboratório Lobo D’Almada muito lhe deve pela magnífica colaboração prestada ao mesmo durante toda sua trajetória existencial, merecendo os mais dignos aplausos da comunidade que a contempla e prestigia.

Neste momento superno em que se comemora o Natal do Menino Jesus, festejamos com alegria o aniversário de nascimento do Redentor e Salvador de todo o Universo. O momento é de paz e harmonia. Abra seu coração e perdoe a todos que se afastaram de você. Busque a reconciliação em quanto é tempo. Nada de querela. Nada de animosidade e lembre-se da oração do grande apóstolo de Deus: “É dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna”. Exalte com alegria a noite sublime do Natal e busque Jesus como seu Redentor e Salvador. E acredite: Sua vinda a Terra está próxima. O que de ruim está acontecendo, não é por acaso. É o início das dores. Tenha a Palavra de Deus como orientadora de suas atividades e procure não contrariar sua Santa Vontade.  “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo Poderoso.” (Apocalipse 1.8).

*Oficial R. do Exército, empresário, titular do Laboratório Lobo D’Almada e membro da ALB e da ALLCHEE-mail: [email protected]—————————————Seja seu próprio mestre – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Se o mestre for realmente sábio, ele não o levará a entrar na casa da sabedoria dele, mas sim, o guiará para os limites da sua própria sabedoria”. (Gibran Khalil Gibran)Comece a viver esta sabedoria na educação dos seus filhos. E se você ainda não tiver filhos, não importa. Você não encontrará dificuldade quando os tiver. O importante é que você saiba dirigir, sabiamente, sua vida. E é simples pra dedéu. É só seguir a vida com racionalidade. Não caia na dos mestres que querem que você siga o caminho que eles lhe indicarem. Caminhos e veredas estão abertas para todos. O importante é que saibamos escolher. É uma questão de livre arbítrio. E foi o livre arbítrio que nos trouxe até este pequeno universo em que vivemos. Chegamos aqui e ficamos porque quisemos ficar. Pagamos pelo “erro”? Não sei se erramos ou acertamos. E só entenderemos isso quando entendermos que somos de origem racional.

Não permita que ninguém dirija sua vida. Mas não deixe de observar as orientações que vêm dos responsáveis pelo seu crescimento. E se você pensa, e acha, que é dono da vida do seu filho, reflita sobre sua responsabilidade enquanto estiver orientando-o. Porque a direção que ele vai tomar certamente vai necessitar de sua orientação; mas a direção será dele no momento em que ele assumir o timão. E já que falamos do Gibran, vai aqui outra orientação dele, para você, pai mestre: “Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma. Eles vêm através de vós, e não de vós. Embora vivam convosco não vos pertencem”.

Alguém, não me lembro quem, no momento, também já disse que “se você se preocupa porque sua filha saiu, à noite, com as amigas dela, é porque você não confia na educação que lhe deu”. E eu assino embaixo. A educação do seu filho está no que você o orientou para a vida, e não no que lhe disse para ele fazer na vida. Não devemos nos esquecer de que “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a orbra, mas não melhora a madeira”. Oriente e eduque seu filho no que ele é, e não no que você pensa que ele é. A sabedoria do mestre está nas suas orientações e não na sua direção. Nosso futuro nós o construímos. E a decisão está no que somos, no que aprendemos nas orientações. Seja um mestre no ensino, para que seu filho seja o mestre dos filhos dele. E será com esse fruto que alimentaremos o acerto do que achamos que está errado no mundo em que vivemos. Não se esqueça de que seu filho vai viver o mundo dele, e não o seu. E o mundo vive uma evolução puramente racional. E cada um de nós é responsável por essa evolução. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460 —————————————ESPAÇO DO LEITOR FÉRIASLeitor, que pediu anonimato, fez o seguinte relato: “Esta uma verdadeira peregrinação para quem depende de remédios que são fornecidos gratuitamente pelo município, neste mês de dezembro. Tudo isso pelo fato de os responsáveis pelo atendimento nos postos de saúde nos bairros Pricumã e São Vicente estarem de férias e não terem providenciado nenhum substituto para despachar os remédios nas farmácias. Já protocolei a denúncia na Prefeitura e espero uma resposta, já que sou hipertenso e dependo do medicamento para controlar a pressão”.RESSARCIMENTO“Mesmo sendo anunciado que seria ressarcido o valor pago pelos usuários que foram obrigados a instalarem em seus veículos o sistema de rastreamento do Siniav, até esta data ainda não foi creditado o valor corrigido de R$ 110,67 na minha conta. Apesar de estar em mãos com o termo de crédito, o valor ainda não foi depositado. Ao procurar o Detran, fui informado que a situação estaria resolvida no início desta semana, o que não ocorreu”, comentou um leitor que também pediu anonimato.ESTIAGEM Sobre a estiagem no Rio Branco, o leitor Cesar Augusto, comentou que já deveria haver uma campanha conscientizando as pessoas para o consumo racional de água. “Educação e controle não fazem mal a ninguém. O que está faltando são campanhas de orientação aos consumidores, o que poderia ser facilmente trabalhado nas próprias contas de água que chegam às residências, ou vão esperar ficar mais crítico?”.RESPOSTAEm relação à nota “Festa”, na edição de ontem, o Governo do Estado informou que o “Réveillon do Povo”, com tradicional queima de fogos no Parque Anauá, faz parte do calendário do roraimense que visa “encerrar o ano de 2015 comemorando as conquistas e iniciar 2016 desejando coisas boas”. “Além de fomentar o turismo no Estado, pois, neste período, muitas pessoas estão passando férias com a família em Roraima. Esta é uma forma de proporcionar a confraternização e a fraternidade entre os roraimenses”, frisou.