Opinião

Opiniao 20 01 2016 1949

Somente um ponto – Vera Sábio*Quantas metas não alcançamos por faltar apenas um ponto. Quantos sonhos são adiados, simplesmente por causa de um ponto. Quanto estudo mais é necessário porque não conseguimos, faltou um ponto. Enfim, milhares de estudantes ficaram na fila de espera do Enem, faltaram-lhes um ponto.

Na vida toda conquista é assim, não adianta estar na porta, é preciso entrar. Pois sabemos que, por um voto a mais, por um ponto a mais, por um esforço a mais e por uma alternativa a mais, muitas coisas seriam diferentes.

Não tem como deixar para amanhã, o que devemos fazer hoje. Se você deu um pouco do que podia, doe-se bem mais. Se esforçou-se o bastante, esforce-se ainda mais. Se foi dedicado, audacioso, atencioso e perspicaz, seja disciplinado, meticuloso, incansável e rápido em suas decisões, já que o tempo corre. Bebe água limpa quem chegar primeiro.

A mudança está em andar na frente, pensar adiante e superar os limites impensáveis por aqueles que contam com a sorte, e ainda não perceberam que um passo atrás pode lhes atrasar alguns anos.

A competitividade é o combustível que move aquele que entendeu que não basta ser bom, precisa ser o melhor. E neste estresse impulsionado pelo desejo da vitória, todos avançam em busca dos tão sonhados objetivos.

Sei que, neste momento decisivo, são diversos os que se entristeceram, pois lhes faltou um ponto. Todavia, faça deste ponto um traço um caminho, um ideal, para que nas próximas tentativas esteja classificado com alguns pontos a mais.

A sorte é a oportunidade que encontra o preparo. Prepare-se que com certeza a oportunidade chega e terá sorte.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cegaCRP: 20/04509E-mail: [email protected] Cel.: 99168-7731——————————————- Manter o foco – Flávio Melo Ribeiro*Semana passada foi postado o artigo “O Sonho e O Planejamento”, em que foram mostradas as principais diferenças entre quem faz e quem constrói. Uma das diferenças é manter o foco para construir. Mas como fazer isso? Visto que o comum é perder o foco diante das situações urgentes que surgem no dia-a-dia durante o ano, existem alguns cuidados que ajudam, e muito, a realizar o que foi planejado.

A primeira ação necessária é definir um objetivo que seja significativo, algo em que realmente a pessoa quer estar no futuro. Portanto, separe o que é desejo seu dos de quem está contigo. Você não conseguirá manter o foco diante das dificuldades se o projeto é do outro. Esse objetivo precisa ser definido no cérebro, mas sentido no coração. A pessoa precisa sentir-se envolvida em seu projeto.

O segundo ponto é acreditar no seu próprio projeto. Para isso, ele precisa estar baseado em dados reais e possíveis de ser realizado. Não pode ser tão fácil que não motive, nem tão difícil que desmorone o otimismo. Precisa apresentar um grau de dificuldade que seja um desafio motivador.

O terceiro cuidado é ter disposição para resolver os problemas que surgirem no decorrer da construção em vez de desistir. Apresentar a postura de resolução de problemas é fundamental, pois diminui o sofrimento de enfrentar as dificuldades.

Um dos pontos mais importantes e um dos primeiros a naufragar para manter o foco: assumir responsabilidade pelos seus erros. Na realização de um projeto é comum haver ações equivocadas que precisam rapidamente ser corrigidas, preferencialmente sem lamentações e sem colocar a culpa em ninguém. Profissionalmente, vejo meus pacientes relatando os infortúnios e ao mesmo tempo colocando a culpa em alguém ou em algum fato. Isso, além de não ajudar a resolver o problema, faz a pessoa desistir de seus projetos. Assumir responsabilidade em um projeto é aprendizado do que não se deve fazer e exercício mental de busca de nova alternativa. Isso faz o cérebro trabalhar!

Por último, pagar o preço de realizar-se ao concluir o projeto. É gratificante concluir algo que se almejou com o coração, mas com certeza exigiu sacrifício, esforço e, muitas vezes, recursos financeiros. Mas quando cito pagar o preço pelo sucesso me refiro a lidar principalmente com os invejosos que não aceitam tuas vitórias. É comum as pessoas dizerem que você conhece os amigos nas dificuldades. Pois eu digo que você realmente conhece os verdadeiros amigos no sucesso, quando você percebe que a sinceridade da parte deles. Semana que vem será postado um artigo sobre inveja.

*Psicólogo CRP12/[email protected] Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia——————————————-Ao pé da letra – Afonso Rodrigues de Oliveira*“É impossível para um rico, saber o que significa ser pobre” (Peguy)Mesmo que não seja impossível, não é tão simples assim, fazer a tradução exata deste pensamento; o que é ser rico e o que é ser pobre. Como você define um rico é como você vai ler o que está escrito. Taí um assunto que ainda não tinha me passado pela cabeça, não obstante já ter falado dele, sei lá quantas vezes. Mas, de repente, li essa frase e me ocorreu que é um assunto que alimenta mais o pobre do que o rico. Simples pra dedéu. Já viu algum rico que viva lutando contra a riqueza? Já encontrou algum pobre que não lute contra a pobreza? Você pode até dizer que sim, mas não há pobre que não deteste a pobreza. Pela vida afora encontramos inúmeros pobres que dizem não estarem nem aí por serem ou não, pobres. E, acredite, essa é a máscara mais pobre do pobre.  É muito comum você encontrar nas filas das lotéricas, pessoas que dois dias antes lhe disseram que não têm nenhuma intenção de serem ricas. Só não sabem explicar o que diabo estão fazendo naquela fila quilométrica. E a maioria nem mesmo sabe o que é ser rico. E ser rico nem sempre é ter muito dinheiro. A riqueza é originária de uma condição espiritual. Quem nasce para ser pobre nunca vai ser rico. Quem nasce para ser rico pode até viver na pobreza por um determinado tempo, mas seu espírito rico, mais cedo ou mais tarde, fará dele um rico. Não há como fugir dessa realidade. Estar sem dinheiro e vivendo em dificuldades não classifica você como um pobre. E é assim que fica difícil definir um rico pela sua condição atual. E por isso, também, fica mais difícil para um rico definir um pobre, do que para  um pobre definir um rico. Simples pra dedéu.

A verdade é que você nunca vai ver um rico pensando como pobre, nem um pobre pensando como rico. Cada um na sua. Daí a verdade, na verdade de que somos o que pensamos; outra máxima que nem todos têm condição de analisar. Quem pensa como rico não pode entender a pobreza. Pode até, e isso é muito comum, vê-la como uma condição social. E é aí que os religiosos pôem a culpa em Deus, pela desdita dos pobres. E o pobre como pensa pobre, aceita a condição como um castigo ou mero teste. Agora me diga, pode haver pensamento mais pobre? Pense como rico e você será rico mesmo não tendo dinheiro. Continue pensando e o dinheiro aparecerá. Mas tem que aprender a pensar. Nem todos os endinheirados, tidos como milionários, são ricos. Não são poucos os impérios que desmoronam estrondosamente. Não foram sustentados pela felicidade e pelo amor, mantidos pela mente sadia em pensamentos sadios. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460———————————————-

ESPAÇO DO LEITOR

ÁGUAMorador do bairro Cauamé reclama que, na segunda-feira, faltou água o dia todo e, quando as pessoas ligavam para a Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer), o telefone “só dava ocupado”. Comentou que “até pela página da empresa no Facebook” não houve explicação sobre o que aconteceu. “(…) Sofremos com a escassez de água há muito tempo. Todos os fins de semana falta água neste bairro e não temos ninguém que nos explique o que acontece. Quando se liga para reclamar, eles, da Caer, informam que lá está tudo normal. Não dá mais para passar os dias assim. Alguém tem que fazer algo por nós”, diz o e-mail. REAGENTES“O Hospital da Criança Santo Antônio segue sem reagentes para abastecer o laboratório e agência transfusional. Funcionários precisam se direcionar ao HGR ou à Maternidade para realizar exames, fazendo com que demore muito para liberar o resultado. Há diversos documentos dentro do setor que relatam o planejamento de insumos e o não abastecimento por parte da Superintendência de Assistência Farmacêutica. Mesmo assim, pela terceira vez o setor segue com falta de reagente, que já completou um mês. Isso é preocupante, pois os pacientes precisam de bolsas de sangue e não podem ser atendidos imediatamente, interferindo na segurança do próprio paciente (…)”, diz uma correspondência enviada pelos servidores do Hospital da Criança.RESPOSTA 1 O Governo do Estado informou que a Companhia Energética de Roraima (Cerr) está com uma equipe em Nova Colina, em Rorainópolis, para o conserto da rede de energia elétrica e que tem ampliado o contingente de trabalhadores devido às ocorrências de queimadas, pois em algumas regiões, os moradores chegam a ficar sem energia em decorrência das quedas de postes e derretimento de cabos causados pelas queimas descontroladas. RESPOSTA 2 O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que vai intensificar o trabalho de fiscalização em seu pátio interno quanto aos veículos que estacionam em local proibido. Frisou que dois agentes atuam nesse trabalho, mas algumas vezes eles estão atuando nas blitze na cidade.