Bom dia!
Um leitor da Parabólica mandou uma mensagem desejando um bom ano de 2016. Queria se referir, com certeza, à velha história de que as coisas só começam a funcionar no Brasil depois do Carnaval. Essa velha crença é verdadeira para os órgãos públicos de todos os poderes, mas existe um Brasil formado de brasileiras e brasileiros que começam a trabalhar desde o começo do ano, aliás, muitos sequer param na passagem de ano. São os trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada, exatamente os que geram a riqueza e pagam impostos para sustentar a máquina do Estado.
Quem andou pelas ruas e avenidas de Boa Vista desde a quinta-feira, 04, até a quarta-feira, 10, pôde sentir bem de perto a existência desses dois brasis: um habitado por funcionários públicos; e o outro, por trabalhadores e trabalhadoras autônomos e de empresas. Desde quinta-feira, muitos órgãos públicos já não trabalhavam, e os que estavam com portas abertas apresentavam elevado índice de enforcamento do expediente. Muitos servidores públicos, sobretudo os mais graduados, já estavam muito longe, gozando desse recesso justificado pela folia.
O cenário era mais claro na segunda-feira de Carnaval. Não era feriado, e por isso mesmo todo o comércio boa-vistense funcionou a todo vapor. Estabelecimentos abertos, clientes comprando e trabalhadores na luta diária para ganhar o suado salário, que, é bom que se diga, é infinitamente inferior ao pago a servidores públicos. De outro lado, à exceção dos serviços de segurança, saúde e limpeza urbana, as repartições públicas estavam vazias. Enquanto os brasileiros e brasileiras não enfrentarem a tarefa de acabar com castas, continuaremos como um país marcado por profunda e revoltante desigualdade social.
PROTESTODe Caracaraí vem um apelo: “Gostaria que a Folha contatasse a Caer, porque existem bairros desta Cidade Porto que, há mais de 30 dias, não têm água. Os moradores já programaram várias vezes fechar a BR-174 como forma da protestar contra o descaso. Até agora, não deu certo, mas um dia conseguiremos parar o tráfego de veículos para externar nossa revolta”. Está atendido o apelo.
VELOCIDADEUm leitor nos escreveu dizendo que na terça-feira, 09, por volta das 14 horas, foi ao bairro Raiar do Sol: “Quando me aproximei do Pardal controlador de velocidade, diminui a velocidade do meu carro como deve fazer todo condutor. Acontece que, pelo lado do acostamento, várias motos de alta cilindrada passaram quase ‘voando’, pondo em risco a vida dos outros”, disse o leitor, que termina indagando como reprimir este tipo de crime.
BARROUComo está em final de mandato, Barack Obama assumiu, em nome dos Estados Unidos da América, vários compromissos com o Mundo durante a chamada COP 21 (Conferência de Cúpula para o Clima), realizada em Paris – França, no último mês de dezembro. Dentre outros compromissos, o presidente estadunidense disse que iria acabar com as usinas térmicas de geração de energia (movidas a carvão ou diesel) num prazo de 10 anos. Na semana passada, a Suprema Corte de Justiça daquele país decidiu, atendendo ao pedido de vários estados americanos, que aquele compromisso fere os interesses da sociedade local e, portanto, os compromissos assumidos pelo presidente não serão cumpridos. Parece no Brasil, não é?
VISITA 1O interesse de empresários e governo da Coréia do Sul em investir no Estado de Roraima e em outros países do Cone Norte da América do Sul continua em ritmo acelerado. Os coreanos planejam investir em saúde pública, energia eólica e agricultura. É possível que na próxima semana chegue a Boa Vista uma grande comitiva de empresários e altas autoridades do governo coreano para levar adiante os entendimentos com o Governo do Estado. Uma empresa já foi criada para dar suporte aos investimentos dos asiáticos em Roraima.
VISITA 2Na última sexta-feira, 05, o presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, esteve por alguns minutos em Boa Vista sem que ninguém da imprensa tenha registrado o fato. Ele vinha da Argentina rumo aos Estados Unidos quando seu avião fez um pouso técnico para reabastecimento. Como a operação estava demorando um pouco, Plevneliev saiu para o saguão do aeroporto acompanhado de forte aparato (10 homens) de segurança. Os policiais federais brasileiros de plantão no aeroporto pediram aos visitantes que retornassem à aeronave, afinal, não havia autorização para permanecerem em solo brasileiro.
VISITA 3Outra visita, esta muito estranha e em segredo, feita a Boa Vista foi a de um primo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, já falecido. Ele teria mantido contatos com autoridades do governo estadual, inclusive em jantar, e conversado bastante. Ninguém sabe do que se tratou, mas não é de hoje que parentes do falecido líder venezuelano sobrevoam Roraima atrás de fazer negócios.
ASSALTOEsta vai para os brasileiros roraimenses que adoram ir a Margarita (Venezuela) pela estrada. No último domingo, 07, bandidos venezuelanos assaltaram todos os passageiros do Ferryboat que faz a travessia Guanta -Isla Margarita. Os brasileiros preferem sair de Puerto La Cruz, o que não os isenta de correr o mesmo risco.