Bom dia!
As imagens de satélite, e mesmo as de sobrevoos tiradas de aviões, demonstram claramente que o fogo continua fora de controle e queimando milhares de hectares de floresta no Sul de Roraima. Sob a alegação de que falta apoio terrestre – não existem recursos humanos e materiais para que batedores possam adentrar a mata fechada -, os helicópteros do Instituto Nacional de Meio Ambiente (Ibama) que vieram para combater incêndios em Roraima passam ao largo daquela região, exatamente a mais afetada tanto do ponto de vista da flora quanto da fauna. É mais uma prova da incapacidade do Estado federal brasileiro de proteger o meio ambiente que, no discurso, é prioridade nacional.
Daqui da Parabólica já dissemos que o aparato ambientalista que tomou de assalto as estruturas burocráticas do Governo Federal, em Brasília, e na região amazônica, emprega milhares de funcionários – muitos adredemente indicados por Organizações Não Governamentais (ONGs) – e consome milhões de reais pagos pelos contribuintes brasileiros, mas é absolutamente incapaz de cumprir o seu principal mister, que é o de proteger os recursos naturais. Se demonstrassem uma fração de eficácia neste mister, como o fazem na criação de espaços protegidos, por certo o Brasil e Roraima não estariam perdendo tantos recursos faunísticos e florísticos.
Essa incompetência do aparato ambientalista tupiniquim até parece ser intencional, na medida em que essa gente, na sua maioria, segue ideologicamente o interesse dos países europeus e norte-americanos.
E, ao mostrarem-se incapazes de defender a preservação da Amazônia, querem mostrar a esse mundo que eles obedecem, que é preciso que eles – o mundo europeu e norte-americano – mandem dinheiro para ajudar o Brasil a defender aquilo que muitos líderes estrangeiros já disseram várias vezes: a Amazônia é patrimônio natural da humanidade.
ALIMENTOSA Secretaria de Segurança Alimentar do Governo Federal fez uma doação de 120 toneladas de alimentos para serem distribuídos aos roraimenses atingidos pela estiagem. Os produtos foram recebidos na segunda-feira, 22, na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Amazonas, em Manaus, por uma equipe de servidores da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e da Defesa Civil do Estado. Serão suficientes para encher seis mil cestas básicas que serão distribuídas no interior roraimense. O governo já está carregando cinco carretas para transportá-las até Boa Vista.
POÇOSComo noticiamos ontem, a governadora Suely Campos (PP) recebe hoje os embaixadores da Alemanha, Holanda e Irlanda no Palácio Hélio Campos. Suely vai aproveitar a oportunidade para solicitar àqueles representantes de países europeus recursos financeiros para construir 300 poços artesianos em igual número de comunidades indígenas de Roraima. O objetivo é que tais poços sejam utilizados em projetos de irrigação a serem desenvolvidos nessas comunidades pelo governo estadual. É possível alguém alegar que a Alemanha já contribui com o Fundo Amazônia, mas o governo estadual diz que este fundo é muito hermético a projetos apresentados desde Roraima.
COREANOS Há gente que ainda é muito cética quanto à possibilidade dos empresários da Coréia do Sul virem para Roraima. Afinal, nossa história é pontuada de exemplos de espertalhões que aqui chegam arrotando vantagem e depois se escafedem, sem deixar rastro. No caso dos asiáticos, a coisa pode ser diferente: eles já vieram a Roraima três vezes em menos de seis meses; não estão pedindo financiamento, e a Coréia do Sul é referência mundial nas áreas que eles pretendem investir no Estado. Tomara que a coisa caminhe, finalmente, para a efetivação. Será um ponto positivo para o governo Suely Campos (PP), que prometeu atrair empresários de foram para mudar a economia de Roraima.
INVASÃOA sessão plenária da Assembleia Legislativa de ontem, presidida pelo deputado Chico Mozart, caminhava com tranquilidade até que o deputado estadual Jânio Xingu (PSL) a interrompeu avisando a seus pares que o gabinete do deputado Izaias Maia (PRB) estava sendo invadido pela Polícia Civil. O presidente encerrou a sessão e solicitou que a segurança da Casa agisse para evitar o ato abusivo. Segundo fontes da Parabólica, os policiais não portavam mandado judicial, o que pode criar mais uma área de atrito entre Legislativo e Executivo estaduais. Até quando?
PROGRESSÃOLeitora da Parabólica mandou e-mail dizendo que o mês de fevereiro já está acabando e o Governo do Estado ainda não anunciou quando começará o pagamento retroativo das progressões para os professores da rede pública estadual que, segundo ela sabe, será feito parcelado. A leitora diz, e a coluna confirma, que a governadora Suely Campos (PP) havia prometido que esse calendário seria anunciado no último dia 15.02.16.
FUMAÇAAqui, na Redação da Parabólica, chegou, na segunda-feira, 22, a informação de que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgaria ontem a ação da Funai que pede a retirada de não índios da área urbana de Pacaraima. Não era verdade, mas a prudência diz que o boato merece atenção, afinal, onde há fumaça há fogo.