Todo dia é Dia de Cooperar – Silvio de Carvalho*“Sonhar sozinho é apenas um sonho; sonharmos juntos é o começo de uma realidade”. A frase de Miguel de Cervantes colocada na boca do fidalgo Dom Quixote de La Mancha expressa fielmente o espírito do cooperativismo. Foi justamente com este espírito de um ideal militante que celebramos o Dia de Cooperar, Dia C, que no ano passado foi realizado em todos os estados do Brasil. Para 2016, temos perspectivas ainda melhores.
Realizado ao longo do ano por cooperativas de todo o país, o Dia C consiste numa grande corrente do bem. Pessoas e instituições juntas, promovendo a melhoria da qualidade de vida de famílias e comunidades. Trata-se de um grande programa com ações voluntárias das mais variadas conduzidas por cooperativas no território nacional. O evento principal de celebração mostrou mais uma vez um grande entusiasmo dos voluntários unido à alegria dos participantes. E temos a comemorar resultados positivos, que deram visibilidade a iniciativas que consolidam alternativa de desenvolvimento sustentável, combinando eficácia econômica com autogestão e responsabilidade social. O resultado é gera benefício para toda a comunidade.
Em Roraima foram promovidos na campanha Dia C 2015, 27 projetos de 26 cooperativas, que reuniram 385 voluntários e beneficiaram mais de 7 mil pessoas com atividades esportivas, culturais e sociais, coordenadas pelo Sistema OCB/RR.
Desde a criação, no ano de 2009, o “Dia C” procura fazer com que as ações de transformação social das cooperativas – que muitas vezes ocorriam de forma isolada e por tempo determinado – se tornem programas estruturados e permanentes, com ênfase no desenvolvimento social. Dessa maneira, trabalha-se para atingir a meta de fazer com que o Dia de Cooperar se realize de Norte a Sul do país durante o ano inteiro. Os resultados alcançados nessa empreitada se somam aos efeitos que o cooperativismo traz na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Os números resultantes das iniciativas do Dia C no país inteiro demonstram o grande engajamento do cooperativismo brasileiro para conquistar voluntários e divulgar a causa, com resultados expressivos em números de ações e beneficiados. Em todo o país, foram mais de 1200 cooperativas mobilizadas beneficiando aproximadamente 2,4 milhões de pessoas. Aumento significativo em comparação ao ano anterior, especialmente no que diz respeito às ações contínuas, com projetos permanentes dentro das cooperativas.
A riqueza de uma comunidade e de um país não se mede pelos bens que eles possuem, mas sim pelo bem que praticam. Por todos os resultados positivos e pela divulgação da prática solidária, acreditamos que o Dia C já se tornou marco na história do cooperativismo brasileiro.
*Presidente do Sistema OCB/RR——————————————
Falta seriedade nos partidos políticos – Júlio César Cardoso*Está na mídia: “Thammy Miranda vai se candidatar a vereador por São Paulo nas eleições municipais de outubro deste ano. Por isso, o ex-noivo de Andressa Ferreira não vai mais atuar na próxima novela de Gloria Perez, prevista para estrear em abril de 2017 na faixa das nove. A informação é do colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, nesta quinta-feira (11/02).
Filiado recentemente ao PP (Partido Progressista), legenda da qual pertence ainda Jair Bolsonaro, Thammy quer defender as minorias em seu plano de governo. O padrinho do casamento de Antonia Fontenelle tem tido aulas de Justiça Social e Direito, por exemplo, como preparação para as eleições.
O partido aposta alto no ex-dançarino e acredita que ele tem chance de, futuramente, ser eleito senador. Caso aceitasse trabalhar no folhetim da autora de “América”, o filho de Gretchen teria um papel de destaque assim como ocorreu em “Salve Jorge”, trama que marcou sua estreia como ator.”
Este é o país que não se preocupa com a qualidade de seus políticos. Basta ser figura do meio artístico ou da área esportiva para ser cortejado pelos partidos políticos a disputar eleições no Brasil. Ademais, a mídia deveria dar espaço e publicidade a seres especiais, como cientistas, professores e demais pessoas que servem de exemplos positivos à sociedade, e não a figuras mundanas e oportunistas, que nada acrescentam ao engrandecimento desta nação.
Os partidos políticos brasileiros são os responsáveis pelo quadro de parlamentares medíocres, incompetentes e indecorosos, porque agem com negligência ao aceitar a filiação de qualquer mequetrefe. Se os nossos partidos políticos fossem mais responsáveis e zelosos na escolha de seus representantes, certamente, hoje, o panorama de corrupção política seria menor.
A política não pode continuar sendo o refúgio dos incompetentes, respeitadas as exceções, que não conseguem se estabelecer profissionalmente na vida privada e optam pela vida política para obter vantagem da coisa pública. Ser político no Brasil é um grande negócio, já dissera o jornal espanhol El País, dadas as vantagens auferidas.
Mas como neste país qualquer mequetrefe consegue se eleger, quem duvida de que essa criatura ambígua, Thammy Miranda, não venha a fazer carreira política no Brasil?
Não sei como o ilustre deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e demais parlamentares do PP permitem que o seu partido dê filiação para disputar a vereança de São Paulo a um espécime que não serve de referência positiva à sociedade.
Ressalto que é na filiação partidária que está o grande erro dos partidos, pois eles não se preocupam em selecionar melhor os seus políticos. O Parlamento brasileiro é o reflexo da falta de seriedade de nossos partidos políticos.
*Bacharel em Direito e servidor federal aposentado——————————————-A vida a mil – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Vibre com a lua, mas contra a tempestade. Fique feliz por ainda saber sorrir”.Quando vibramos somos felizes. E quem é feliz não teme as tempestades da vida. Elas são um treinamento para nosso fortalecimento. Quando amamos não tememos os dissabores. O amor nos fortalece. Ele é energia pura. E se é assim, por que temer? Você é tão forte quanto se imagina ser. Sua fraqueza, se é que ela existe, está em você não dar importância ao que você realmente é. Ninguém nasceu para ser frágil nem fraco. Todos nascemos do que sempre fomos. E sempre fomos energia que, mesmo degradada através das eternidades, continua no caminho da vitória. E neste caminho não pode haver fraqueza. Então, seja você quem for, seja forte. Você pode e deve. É só acreditar nisso, em você mesmo e no seu potencial.
Modere esse bico. Há pessoas que não suportam ouvir esse papo. E são exatamente essas que devem procurar ver o que está errado com elas e não com o papo. Deu pra sacar? No dia em que começarmos a confiar em nós mesmos, nossos problemas serão jogados para o lixo. Todos os contratempos que sofremos não são mais do que um teste aplicado pelo Universo, na intenção de fazer com que nos cuidemos e tratemos de ser o que realmente somos. E você pode não acreditar, mas ser o que se é, é a coisa mais difícil da paróquia. Vivemos maior parte de nossas vidas deixando que as outras pessoas determinem o que devemos ser, como devemos proceder no que julgamos ser, e vai por aí. Vivemos a maior parte da vida seguindo princípios que nos levam a lugar nenhum. E por isso ficamos marcando passo sobre o mesmo terreno, que nem soldado recruta.
Não estou perguntando qual sua religião nem lhe dizendo qual é a minha. Isso não tem nada a ver com o que penso e digo. Estou falando da pessoa como pessoa, independentemente dos seus princípios e dos seus pensamentos. Minha observação é para os que ainda não encontraram seu norte. E muitas vezes ficamos à deriva, pensando que estamos indo no rumo certo, porque estamos no rumo errado. Quando nos conscientizamos do que somos e o que queremos, assumimos nosso timão. Mas só devemos assumi-lo com a consciência de estarmos na rota certa. E nossa rota somos nós que a determinamos, mesmo quando não temos consciência disso. Nossos acertos como nossos erros são responsabilidade nossa e de mais ninguém. Um dos maiores erros que cometemos em relação aos nossos desacertos é botar a culpa pelos nossos erros em quem não tem nenhuma responsabilidade por eles. Seja você mesmo. Sempre. Pense nisso.
—————————————
ESPAÇO DO LEITOR MOBILIZAÇÃOSobre a operação da Polícia Civil em Alto Alegre, que prendeu 18 acusados de tráfico, a leitora Marina Costa comentou: “Quero parabenizar o núcleo da Polícia Civil que, em conjunto com o Ministério Público, conseguiu desarticular esta quadrilha em Alto Alegre. Mas quero fazer um apelo para que façam a mesma ação no Município de Caracaraí, que está em situação pior. Além de vários adolescentes envolvidos, os traficantes estão cooptando menores de idade para atuarem no tráfico de drogas. Deixo este relato e peço a ajuda para que ocorra esta mobilização em nossa cidade”.FARMÁCIA“A crise, ao contrário do que muitos falam, não está tão ausente assim. Recentemente, a maioria dos medicamentos que integram a Farmácia Popular está começando a faltar nas drogarias. Segundo informações, isso se deve à redução do repasse de recursos do Governo Federal para a continuidade do programa. É um absurdo. O que eles sabem muito bem é retirar do salário do trabalhador mais de 35% somente de impostos. Este mês, por exemplo, já teremos que declarar e pagar o Imposto de Renda”, protestou o leitor Paulo Sales Brandão.RACISMOO acadêmico Jardel Mathias ([email protected]) comentou sobre a mobilização na UFRR contra o ato de racismo, que ocorreu na instituição em dezembro de 2015: “Conseguimos mobilizar a comunidade acadêmica para que fique registrado nosso repúdio contra este ato que fere a dignidade humana. Queremos ainda que os culpados respondam inclusive juridicamente, já que até um boletim de ocorrência foi feito, para que seja reparada esta injúria”.RESPOSTA Sobre a nota “Pagamento”, na edição de ontem, o Instituto de Desporto da Secretaria Estadual de Educação informou que, com relação ao processo de pagamento dos árbitros que atuaram durante os Jogos Escolares de 2015, até a sexta-feira as notas de serviços serão encaminhadas. Após este processo, serão enviadas para a Secretaria de Fazenda, que providenciará o pagamento.