Mulher precisa de respeito, não apenas de flores – Dolane Patrícia*
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Muitas mensagens de carinho, consideração e apreço! Na verdade, seria necessário um livro de páginas infinitas para descrever toda importância da mulher para a humanidade.
O título é de autoria da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que lamentou que a data, muitas vezes, fique reduzida à distribuição de flores e presentes: “A mulher que luta, que diz que lugar de mulher não é no tanque e no fogão, ela não precisa ganhar flores e nem parabéns neste dia, ela tem que ganhar respeito e protagonismo na sociedade brasileira”, disse ao participar de cerimônia no Ministério da Justiça em homenagem às mulheres perseguidas por suas posições políticas durante a ditadura militar.
Em 1857, na data de 8 de março, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Centenas de homenagens são feitas as mulheres nesse dia. Mas o respeito seria com certeza o melhor dos presente!
Geralmente, nesta data, os homens mandam flores, chocolates e fazem diversas homenagens às mulheres. Mas, o respeito ainda é a maior necessidade da classe feminina.
A propósito, enquanto uma mulher recebe uma flor, centenas são vítimas de violência. Impressiona o fato de que com tantas campanhas a favor da paz, tantas mulheres ainda sejam vítimas dessa prática delituosa. O fato é que a violência contra a mulher tem acontecido em todas as raças e todas as classes sociais.
Ademais, não se trata apenas de violência física, mas principalmente da psicológica e patrimonial. Mas, se a mulher é um ser tão inteligente e cheio de qualidade, como se destaca nesse dia, porque a violência ainda é um problema tão grave em nosso país?
A resposta parece simples. Falta uma conscientização individual por parte dos agentes agressores. Além disso, existem as mulheres que simplesmente sofrem caladas. A denúncia ainda é uma forma de extirpar essa conduta criminosa dos lares, uma vez que o maior número de violência sofrida está nas próprias famílias.
A mulher dá a luz, amamenta, trabalha fora com competência e compromisso, cuida dos filhos e as vezes ainda cozinha, lava e passa.
Uma heroína!
Dificilmente um homem faria tão bem as atribuições das mulheres. Isto porque a mulher é um ser multifuncional.
Além disso, “dados da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, no período de julho a dezembro de 2014, revelam que as mulheres são as que mais acessam a Internet no Brasil. Em números percentuais, as internautas representam 53% dos usuários, enquanto que os homens representam 47% dos internautas no país.” G1
Somando a isso, as mulheres do Brasil desfrutam formalmente, nos códigos e nas leis, de uma das mais modernas legislações de proteção do mundo, dentre elas está a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio.
A Lei foi em homenagem a farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome para a Lei nº 11.340/2006 porque ela foi vítima de violência doméstica durante 23 anos.
Em 1983, o marido tentou assassiná-la por duas vezes. Na primeira vez, com um tiro de arma de fogo, deixando Maria da Penha paraplégica. Na segunda, ele tentou matá-la por eletrocussão e afogamento.
Depois disso, a farmacêutica tomou coragem e denunciou o marido que foi punido somente após 19 anos. Sua luta e determinação fez história!
Essa Lei, que pode valer também para casais de mulheres e transexuais, é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Já a Lei do Feminicídio é caracterizada quando a mulher é assassinada justamente pelo fato de ser mulher. Foi sancionada pela Presidente Dilma Russef, com o objetivo de reduzi a violência contra as mulheres.
Contudo, a cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Entretanto, as mulheres são como a Lua: com suas fases, às vezes ficam escondidas, mas nunca perdem seu brilho encantador. Inadmissível nos dias de hoje, após tanta luta, a mulher ainda ser vítima de violência.
Dados não muito antigos já informam que a violência vem aumentando em proporções alarmantes. Mas porque as mulheres se sujeitam a viver com os agressores? Porque não tem condições de se manter? Ou por dependência psicológica?O site compromissoeatitude.org.br informa que nos dez primeiros meses de 2015, do total de 63.090 denúncias de violência contra a mulher, 31.432 corresponderam a denúncias de violência física (49,82%), 19.182 de violência psicológica (30,40%), 4.627 de violência moral (7,33%), 1.382 de violência patrimonial (2,19%), 3.064 de violência sexual (4,86%), 3.071 de cárcere privado (1,76%) e 332 envolvendo tráfico (0,53%).
Os atendimentos registrados pelo Ligue 180 revelaram que 77,83% das vítimas possuem filhos (as) e que 80,42% desses (as) filhos(as) presenciaram ou sofreram a violência. Dados fornecidos pelo site: www.compromissoeatitude.org.br.
A mulher precisa ter seu valor reconhecido!
O G1 publicou uma matéria sobre a homenagem realizada para as mulheres: “O Dia da Mulher ganhou uma homenagem do Google em forma de Doodle. Mais do que uma arte brincando com a logo da empresa na página do buscador, a celebração veio em forma de uma super campanha apresentada no mundo inteiro. A ação ganhou o nome de #OneDayIWill, ou seja, #UmDiaEuVou, e estimula mulheres a compartilharem seus sonhos nesta data”
Ser mulher é um privilégio, “é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo.”
*Advogada, juíza arbitral, personalidade brasileira – Email: [email protected]. Twitter: @DolanePatrícia_ Facebook: Dra. Dolane Patricia. #dolanepatricia————————————————————
O que você ama? – Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Há pessoas que amam o poder, e outras que têm o poder de amar”. (Bob Marley)
Há uma diferença incomensurável entre os dois poderes. Mas quando nos amamos, o amor ao poder torna-se secundário. O mais importante é viver o amor. Quando amamos somos feliz. Amar a vida é viver plenamente. É quando não nos deixamos quedar nos momentos de tropeços. E tropeços são momentos que vivemos a todo momento. Não há como evitar os aborrecimentos, o que não devemos é nos deixar levar por eles. Não alimentá-los é uma demonstração do poder de amar. O amor que temos por nós é maior que qualquer acontecimento desagradável. Não há por que se amofinar.
Mas você só desfrutará dessa beleza quando acreditar em você mesmo. Quando acreditar que é capaz. E quando nos sabemos e nos sentimos capazes nada pode nos derrotar. É assim que subimos a ladeira do sucesso. É assim que aprendemos a ser feliz. E quando somos felizes nada nos abala. É quando aprendemos a aprender o que devemos aprender para viver plenamente. Só quando somos realmente maduros a ponto de nos conhecermos no que somos, somos capazes de ser feliz.
Sua imaturidade atesta sua incapacidade de ser feliz. Porque quando somos capazes, não permitimos que nada nem ninguém nos tornem infelizes. É simples pra dedéu. Não espere que seu fim de semana, seu encontro com alguém, ou o que quer que seja, faça você feliz. Você tem o poder de viver e ser feliz, sem necessitar da ajuda de alguém. Mas tem que acreditar e confiar em você mesmo, seja você quem for. Valorize-se no que você é, e não no que acha que os outros devam fazer você ser.
Olhe para seu dia, hoje, e veja como ele está bonito. E se pensa que isso é papo furado, corte essa e acredite no que vê. Porque tenho certeza, você não irá ver algo desagradável, se estiver a fim de ser feliz. Olhou a simplicidade e beleza da flor silvestre ao pé do seu muro, quando você saía de casa pela manhã? Se não prestou atenção perdeu, e muito. Porque é na simplicidade da vida que está a beleza de viver. O que faz a pessoa rica não é o que ela possui, mas o quanto ela é capaz de usufruir harmoniosamente do que tem. Os que amam o poder só pensam no luxo, os que têm o poder de amar pensam no conforto. E não há maior conforto do que se sentir feliz com o que tem, sabendo desfrutar amorosamente o que tem. Siga sua vida com alegria. Quando nos sabemos superiores nada nos torna inferior. Os entraves da vida fazem parte da vida. É com eles que aprendemos a viver racionalmente. E porque somos todos de origem racional, devemos viver dentro da racionalidade. Pense nisso.
*Articulista – [email protected] – 99121-1460————————————————————
ESPAÇO DO LEITOR
APAGÃO 1Sobre os constantes apagões em Boa Vista, o leitor Miller Almeida comentou: “Quero sugerir uma solução para a situação dos apagões: se as autoridades aplicam multa aos sindicatos da Educação e Saúde, inclusive arbitrando valores de multa de R$ 10.000,00 por dia para os que estavam na frente das manifestações, então por que que o Ministério Publico ou o órgão competente não aplica essa multa na empresa responsável pelas termelétricas no mesmo valor de R$ 10.000,00 a cada queda de energia ou oscilação?”.
APAGÃO 2“A verdade é que o tempo passa, mas estamos em um retrocesso. Gastaram milhões para a construção de dois parques térmicos e acontece isso. Por outro lado, pagamos nossos impostos, fazemos tudo que um cidadão de bem tem que fazer e sempre somos penalizados. Se os parques térmicos que gastaram milhões não estão dando conta, que se contrate de forma emergencial turbinas de geração portáteis. Na minha avaliação, falta planejamento desta concessionária de energia, já que há mais de um ano vem se alertando sobre um possível apagão e a solução tomada não foi eficiente. No bairro onde moro, Paraviana, a energia chegou às 4h da manhã e desde as 20h do dia anterior havia sido interrompido o fornecimento”, reclamou o leitor Pedro da Cunha Camilo.
PREJUÍZOO comerciante Adriano Guimarães Feitosa ([email protected]) enviou a seguinte reclamação: “Quero saber desta empresa que tem a concessão do serviço de energia se ela vai pagar pelo prejuízo que tivemos na noite de ontem. Nós nos programamos para atender nossos clientes e ficamos completamente no escuro, sem ter como trabalhar. Na hora de cobrar os serviços tarifários, não dispensam R$ 1,00 da conta de energia”.
CARACARAÍEm relação ao abandono da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, a moradora de Caracaraí Francisca Vanda Silva comentou: “Toda vez é a mesma desculpa de todos os governos, e quem sempre sai prejudicado são os alunos. O ideal seria a abertura de uma sindicância para apurar os culpados por esta situação do abandono das obras”.