Miséria intrínseca – Vera Sábio*
O sábio Jesus foi bem claro quando disse que o que importa é o que sai de dentro do coração das pessoas, e não somente o que elas absorvem. Isto, em outras palavras, quer dizer que não precisamos ser esponjas, ir absorvendo tudo que é derramado; porém, nossa inteligência permite com que diferenciamos o bem do mal, nos fazendo filtros, basta querermos.
A ganância doentia é uma esponja poderosíssima que tira a noção de honestidade, empatia, e muitos outros atributos que existem entre os seres mortais, falíveis e com mentes sadias a ponto de perceber o direito do outro.
Ao contrário, cresce a pobreza da nação enquanto poucos absorvem milhões sujos pela corrupção e vivem em uma miséria intrínseca, a qual nada consegue lhes preencher a alma. Esta situação é estampada nos olhares de corruptos que justificam o injustificável, que não querem ser presos, mas mesmo assim não conseguem usufruir o que roubaram.
Vivendo sorrateiramente como serpentes sem a mesma condição de antes, já não tendo força para o bote certeiro. São difamados, desacreditados e muito mal visto por quaisquer cidadãos de bem. Ainda que o mal os dominou a ponto de não reconhecerem culpados, não possuem a nobreza da paz de espírito, do sono reparador e da esperança de serem acreditados como antes.
São prisioneiros sozinhos da própria riqueza, pois os que o rodeiam somente querem sugar o que possuem. Se essa noção do quanto a corrupção traz uma miséria intrínseca pudesse ser refletida, pelo menos por um pouco dos políticos do nosso Estado, a ponto de perceberem que a falta de segurança ainda pode atingir suas famílias, o fogo e o transito desgovernado podem tornar vítima qualquer um independente do poder que tenha; a falta de saúde e educação produz o aumento da criminalidade e da morte, que atinge todos nós etc., os dias seriam outros. E a riqueza de espírito, aquela que a traça não destrói, aconteceria.
A empatia é a chave que destrava corações egoístas e abre espaço para o amor e a solidariedade. Riquezas intrínsecas e imensuráveis, capazes de produzir um futuro bem melhor.
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega – CRP: 20/04509 – [email protected] – Cel.: (95) 991687731————————————————-
Mais de 3,5 milhões de brasileiros saíram às ruas – Júlio César Cardoso*
Na maior manifestação democrática de ruas, ocorrida no Brasil, mais de 3,5 milhões de pessoas gritaram com bravura fora DILMA, fora LULA, fora o PT e salve o juiz SÉRGIO MORO, que obrigou LULA a depor como qualquer brasileiro identificado no Art. 5º da Constituição Federal.
A maior manifestação da democracia jogou Dilma, Lula e o PT contra as cordas. Já estava na hora de o Brasil dizer um basta a toda essa pouca-vergonha que tomou conta do país.
Há motivos de sobra para a defenestração de Dilma.
(1) O pedido, bem fundamentado por Hélio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Júnior, está na Câmara Federal aguardando a decisão de abertura do processo de impeachment.(2) As pedaladas fiscais, que tiveram como objetivos claros obter os votos dos beneficiários do Bolsa-Família e do Minha Casa Minha Vida, para a reeleição, foram reprovadas por unanimidade dos ministros do TCU, cujo processo por crime de responsabilidade está com o relator, senador Acir Gurgacz.(3) No TSE o ministro Gilmar Mendes investiga supostas práticas de atos ilícitos na campanha que reelegeu Dilma em 2014, o que poderá levar também à sua cassação.(4) As decisões tomadas pelo Conselho da Petrobras, presidida por Dilma Rousseff, que levaram a Petrobras à bancarrota, foram altamente graves e prejudiciais ao patrimônio nacional.(5) As revelações bombásticas do senador petista Delcídio do Amaral, incriminando a presidente Dilma, Lula, o PT e políticos de outros partidos, por si sóis, já recomendam o afastamento da presidente da República.É patético escutar o mantra do desespero: o impeachment de Dilma é uma tentativa de golpe das elites. Mas quando Collor foi cassado, o PT não manifestou nenhuma rebeldia, por quê? Collor não foi também eleito legitimamente?
O PT é muito audacioso. Ele aprofundou a cultura da ilicitude no país, como se o Brasil fosse sua propriedade. A sua audácia não tem limite. Vejam, mesmo sabendo que o movimento Vem Pra Rua iria realizar o seu protesto no dia 13, segmentos do PT, por exemplo, em Fortaleza, liderados pelo deputado federal José Guimarães e senador José Pimentel, bem como em Porto Alegre, fizeram manifestações provocativas.
O Congresso Nacional não pode omitir o clamor das ruas. O Brasil tem que ser governado por competentes e não por alinhados a segmentos corruptos, que só querem tirar proveito da coisa pública ou dos cargos que exercem, enquanto o povo mais necessitado continua na miséria, é engabelado com programas sociais eleitoreiros e não dispõe de educação pública de qualidade, de sistema público de saúde de dignidade humana e nem de segurança pública.
*Bacharel em Direito e servidor federal aposentado———————————————————–
Mantenha-se ativo – Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Não há nada pior para o espírito do que fazer sempre parte da unanimidade”. (Christofer Morley)
Mantenha-se sempre na sua posição. Não discorde quando deve concordar, mas procure ver se está dentro dos padrões de evolução do seu espírito. A vida nunca é como é. Ela está sempre em evolução. E se você quer evoluir tem que estar preparado para as mudanças da vida na vida. A maior e melhor maneira de protestar contra o que está errado, é procurar aprender com o erro e fazer a coisa certa na próxima vez. É assim que amadurecemos. E não seremos capazes para alcançar nosso nível de racionalidade enquanto não amadurecermos. Que sempre envelhecemos, já sabemos. Mas nem sempre sabemos que mesmo envelhecendo, nem sempre amadurecemos.
Faça sempre, e a cada instante, o melhor que você puder fazer por você mesmo. E faça isso fazendo o melhor pela evolução da humanidade. E tudo o que fazemos, faz parte do que devemos fazer, não importa o que fazemos. Mas só fazemos o melhor quando fazemos com amor. E só fazemos com amor quando nos sentimos feliz ao fazer. Mas não confunda felicidade com prazer. E se você não concorda com isso, considere que o psicopata sente prazer em matar. Mas aposto que o prazer não o faz feliz. Mas deixemos os fora do eixo rodando na gangorra da desgraça e cuidemos de nós mesmos.
Cada um de nós é responsável pelos seus erros e seus acertos; pela sua felicidade e sua infelicidade; pela sua tristeza e sua alegria. Às vezes choramos de alegria. Mas choramos mais com a tristeza. Mas podemos corrigir isso. É quando aprendemos a não permitir que o mal nos domine. É quando sabemos que tudo que acontece na vida faz parte da vida. E como vivemos, devemos ter a vida como um motivo para viver. E isso só quando sabemos viver. Quando não sabemos viver apenas passamos pela vida, sem viver. E como imortais, voltamos, muitas vezes, na mesma busca pelo aprimoramento.
Deu pra sacar o rodamoinho em que vivemos sem perceber que estamos rodando? Procure equilibrar-se nas ondas do seu dia a dia. Procure viver o dia de hoje como se fosse o amanhã. Porque é assim que nos preparamos para o futuro. Não tem como vivermos o ontem nem o amanhã, mas o hoje e agora. E esse momento é muito importante para que nos preparemos para viver o hoje de amanhã como aprendizado para o futuro amanhã.
Esteja, a todo instante, procurando você em você. Procurando sempre o melhor que há em você. Porque o melhor de você está dentro de você. Matricule-se, hoje mesmo, na Universidade do Asfalto. É nela que você encontra, sempre, sem perceber, seu aprimoramento. Pense nisso.
*Articulista – [email protected] – 99121-1460—————————-
ESPAÇO DO LEITOR
FURTOSMoradores da Rua Costa Rica, no bairro Cauamé, escreveram: “Não aguentamos mais a situação dos inúmeros furtos que estão ocorrendo no bairro Cauamé, com maior concentração no período noturno, já que os marginais se valem que temos poucas viaturas em circulação e quase não está mais ocorrendo a ronda ostensiva para, pelo menos, inibir a ação destes bandidos. O policiamento está ausente em toda a cidade, e a quem devemos cobrar?”.
CERROs servidores da Companhia Energética de Roraima (Cerr) enviaram a seguinte reclamação: “Estamos tendo que viajar para o interior sem receber diária e muito menos sem receber hora extra quando excedemos nossos horários de trabalho, que é de 07h30 às 13h30. A nova administração está ignorando nossa reclamação e principalmente negando a pagar benefícios concedidos por lei aos servidores. Estamos exigindo um direito que é nosso, garantido por lei, já que estamos nos deslocando a serviço da empresa”.
MENDIGOS“Gostaria de chamar a atenção da Guarda Civil Municipal e solicitar que façam uma ronda após as 23 h, quando os quiosques de refeição da Praça das Águas encerram o atendimento à população. Depois deste horário é comum ver inúmeros mendigos ocupando as dependências da praça, e até redes estão colocando no local. Eles ficam durante toda a noite pedindo dinheiro e, em seguida, passam a ocupar o local sujando e fazendo necessidades. Minha mãe mora próximo ao local e está aflita com o aumento de mendigos no local”, comentou uma leitora que optou pelo anonimato.
VEXAMEA leitora Márcia Lemos Garcia enviou o seguinte e-mail: “Mais uma vez, um parlamentar federal de Roraima faz com que uma notícia sirva de chacota em redes sociais, já que o assunto ganhou repercussão por conta dos altos salários pagos às servidoras que atuam como babá e secretária particular. Até aí tudo bem. O problema é a origem da verba, que é federal, e deve ser utilizada para o cumprimento de suas funções parlamentares. É lamentável, e será que as servidoras recebiam pelo menos metade desta quantia? Algo que precisa ser fiscalizado”.