Opinião

Opiniao 18 03 2016 2168

Ser deficiente intelectual – Vera Sábio*

Deus só dá filhos especiais para pais especiais. O intelecto ou raciocínio de uma pessoa faz parte do sistema nervoso; ou seja, o local mais obscuro e misterioso do ser humano. Embora muitos estudos, inúmeras são as áreas do cérebro que ainda os cientistas não conseguiram decifrar.

Por tanto, falar sobre a deficiência física, auditiva, visual, é algo palpável e bem menos complexo do que falar sobre o universo desconhecido de uma pessoa autista, com síndrome de down, paralisia cerebral ou outro comprometimento intelectual.

O que posso descrever de concreto é que o amor supera e modifica quaisquer limitações. A dedicação de uma mãe, um pai, um professor ou o responsável pela pessoa com deficiência intelectual, lhes transformam as atitudes, evolui o aprendizado e torna estas pessoas menos limitadas do que seus diagnósticos sugerem.

O que nós, considerados sem limitações intelectuais, não podemos aceitar é que não pensemos com amor e empatia nesta grande parcela da população. Não podemos permitir que a ganância pelo poder conquistado através da politicagem barre o pensamento honesto, justo, comprometido e igualitário a respeito da acessibilidade e inclusão efetiva e real à pessoa com deficiência.

Não há raciocínio correto quando a injustiça prevalece em interesses próprios. Precisamos usar nossa capacidade de pensar e agir com dignidade, coragem e justiça perante aqueles que dependem de nós para ter seu lugar nesta sociedade que é de direito de todos…

Brasil não pode ser Brasil se for nação excludente. Faça a nossa Pátria mãe ser um país perfeito.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega – CRP: 20/04509 – [email protected] – Cel.: (95) 991687731—————————————–

Depois de crises e escândalos, qual é o futuro do PT? – Luiz Carlos Borges da Silveira*

Recente levantamento indica que o Partido dos Trabalhadores é o que nominalmente tem menos parlamentares com mandato envolvidos na Operação Lava Jato – o escândalo de corrupção na Petrobras. De acordo com o andamento das investigações, o Partido Popular (PP) tem 32 integrantes; o PMDB conta com 12 citados; e o PT, 10 nomes. Depois estão outros, com reduzido número.

Não se trata de nenhum mérito petista, ao contrário, isso deixa claro que o PT, como partido, assumiu o controle central dos atos, seus parlamentares não têm autonomia para atuar em negociatas, propinas e corrupção ativa ou passiva, todos devem obedecer às diretrizes do núcleo diretivo do poder partidário. Nos outros partidos, os integrantes, parlamentares ou não, agem por contra própria, muitas vezes à revelia da direção das siglas a que pertencem.

Corrupção sempre existiu – e provavelmente sempre existirá – geralmente pontual e cometida por pessoas individualmente. Com a chegada do PT ao governo esse nefasto sistema assumiu proporções exageradas, deixou de ser prática pessoal de políticos e agentes públicos de má índole e desonestos para se tornar esquema de governo e de partido, institucionalizado, por isso os escândalos proliferaram a partir de 2003.

A constatação dessa situação é lamentável, uma pena para a política brasileira porque o PT foi criado com ideologia séria e firme em princípios e ideias capazes de promover mudanças nas velhas práticas e restabelecer a verdadeira ética política. E agora, qual é o futuro do PT? Não se sabe exatamente, mas é possível, depois de tantos escândalos de corrupção, prever-se que dificilmente haverá superação plena e volta aos ideais e bandeiras de outrora porque a depuração é lenta, demorada e existem sequelas para curar, o que somente o tempo de uma geração poderá superar e, mesmo assim, se for estabelecida e seguida uma nova conduta partidária.

O ideário petista, a pregação político-ideológica do partido, conquistou importantes segmentos da sociedade brasileiras que contribuíram para o crescimento e consolidação da sigla nascida no meio sindical, no ambiente dos trabalhadores. Lideranças da intelectualidade, da cultura e até do empresariado progressista engajaram-se na luta.

Como hoje se sentem essas forças do pensamento nacional? O PT não era aquilo que pregava? A partir desses questionamentos é que se avalia o futuro petista. Intelectuais, sociólogos, teóricos e formadores de opinião a quem a doutrina petista muito deve para sua expansão estão quietos, sem ânimo para defender um partido mergulhado nos escândalos. O partido perdeu credibilidade, as lideranças dignas, decentes e honestas que deram aval ao PT sentem-se hoje envergonhadas, o caminho seguido afastou as pessoas de bem. A militância, tão aguerrida, está retraída e a cada ato público que encena encontra oposição e resistência nas ruas, pois é difícil defender um partido ou um governo com tantas mazelas.

O que restará ao Partido dos Trabalhadores para se recompor e reconquistar a confiança da sociedade? Teria o PT, por seus fracos líderes e mal-intencionadas lideranças, cavado esse futuro? Continuará perdendo adeptos e colaboradores de prestígio? Somente o tempo responderá.

*Empresário, médico, professor, ex-ministro da Saúde e deputado federal—————————————-

Se penso sou – Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Mais o que é isso que sou? Sou uma coisa que pensa”. (René Descartes)

Quando estiver parado e olhando para a parede, erga a cabeça. É nesse movimento que você percebe que estava parado no tempo, independentemente do que você estava pensando. Somos o que pensamos. E se é assim, vamos tomar cuidado com nossos pensamentos. Não é fácil controlá-los, sabemos. Mas é simples. É só saber o que queremos. Porque quando sabemos, sabemos como buscar. E tudo que conseguimos na vida tem origem em nossos pensamentos. E estes são expressos em nossas conversas e ações. E só quando nos respeitamos dentro do que realmente somos, conseguimos alcançar o que realmente queremos.

Simples pra dedéu. Comece não complicando. Veja as coisas pelo lado mais simples de cada coisa. Quando a dificuldade pintar na área, não se preocupe com ela. Ela vem sempre de mãos dadas com a simplicidade. E seu resultado vai depender do quanto você se preocupa. Não caia na esparrela de menosprezar as dificuldades, apenas não lhes dê o valor que elas lhe parece terem. Se isso lhe está parecendo complicado, simplifique. Comece por acreditar mais em você; na sua capacidade de resolver seus problemas através dos seus pensamentos positivos. Estes, sim, têm o poder e o valor de que você necessita para vencer os obstáculos da vida.

Nunca se deixe dominar pelos pensamentos negativos. Eles vêm sempre que você baixa sua cabeça diante dos problemas. Não tem como alimentar pensamentos positivos, de cabeça baixa. Lembre-se de que sua postura indica a influência que seus pensamentos têm sobre você. Nunca se deixe abater, seja qual for o motivo que o está abatendo. Pense que não é o problema que está abatendo você; você é que está se abatendo com o problema. E neste caso é você que está se mostrando inferior. Os problemas são como os covardes e os cachorros: quando eles veem que você está se entregando, montam em você; mas se você os encarar eles fraquejam.

Tudo o que conseguimos na vida é resultado do que pensamos. Quando pensamos como perdedores, perdemos; se pensarmos como vencedores venceremos. Então não há por que se deixar levar por pensamentos que não nos levam, senão à derrota. E só construímos o que queremos, quando sabemos o que realmente queremos. Porque não basta querer, tem que querer querer. Vá à luta sem lutar. E o mais simples e fácil é saber usar o potencial nos pensamentos positivos. Vença o negativismo, com o poder que você tem em seus pensamentos positivos. São eles que lhe trazem as vitórias. Venceremos as copas, quando os jogadores de futebol entenderem isso. Pense nisso.

*Articulista – [email protected] – 99121-1460———————————————-

ESPAÇO DO LEITOR

ANIMAISO leitor Joel Gonçalves comentou: “Gostaria de chamar a atenção dos criadores de animais ao longo da BR-174/norte, que dá acesso aos municípios de Amajari e Pacaraima, pela quantidade de animais soltos que estão novamente colocando em risco o tráfego de motoristas naquela região. É um risco aos moradores que trafegam constantemente na rodovia e, por outro lado, falta uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal para que notifiquem os proprietários que devem ser penalizados por colocarem em risco os motoristas”.

LIMPEZA Leitor que optou pelo anonimato enviou o seguinte e-mail: “Apesar de toda a campanha de conscientização contra os locais que estão acumulando sujeira e lixo, ainda é preciso intensificar a fiscalização nos bairros da Capital. Um destes exemplos é um terreno baldio localizado no bairro Centenário, onde, apesar de o proprietário já ter sido informado sobre o risco que os vizinhos correm devido à imensa sujeira, nada foi resolvido. Quero solicitar a presença dos fiscais ambientais para que verifiquem a situação na rua Acesso 1, número 110, e notifiquem o proprietário quanto à limpeza do local”.

ABUSO“Infelizmente, esta situação de abuso a crianças e adolescentes não está restrita apenas ao Município de Rorainópolis, mas a outras localidades como o município de Cantá, onde existem casos absurdos envolvendo os próprios familiares. É necessário que os conselhos tutelares reforcem o trabalho e promovam a segurança e os direitos das crianças”, comentou a leitora Ivoneide Duarte Silva.

INVASÃO “Melhor seria criar uma um grupo de defesa contra invasão ou uma força tarefa com representantes de várias secretarias e da própria sociedade para prevenir ou mesmo atuar de força eficiente na desocupação antes que ela se consolide. O que não pode é acontecer esse tipo de intromissão dos intitulados movimentos sociais, com a demora da ação do poder público em prevenir e evitar essas invasões na Capital”, relatou um internauta que preferiu não se identificar.