Bom dia!

Os acontecimentos dos últimos dias – divulgação de conversas telefônicas nada republicanas de Lula, inclusive com a presidente Dilma Rousseff – parecem ter reforçado a ideia de que o atual governo da República já chegou ao limite do suportável, o que reforça a tese do impeachment. Tudo parece indicar que Dilma poderá ser impedida de continuar no Palácio do Planalto num prazo não superior a 60 dias. Neste caso, o vice Michel Temer (PMDB) assumiria o governo para cumprir o mandato da chapa até 31 de dezembro de 2018.

Pois bem. A assunção de Temer ao governo, sem que ele tenha recebido um único voto para tal, pode ser legal, mas está longe, muito longe, de conferir-lhe alguma legitimidade para tanto. Ao invés, o que pode estar em jogo é um “acordão” envolvendo o PMDB – maior partido no governo, com muitos parlamentares envolvidos até o pescoço na “Petrolão” – e o PSDB – o maior partido da oposição com integrantes igualmente citados na operação Lava Jato. Não é fora de razão imaginar que esta gente quer simplesmente melhor organizar o tungamento dos recursos públicos, que o PT com Lula e Dilma não foram capazes de fazê-lo.

A posse de Temer seria, neste caso, o grande momento para um “acordo” pela governabilidade envolvendo todos os poderes da República na busca de soluções para a crise econômica que corrói, nas entranhas, a economia tupiniquim. Resta saber se o povo brasileiro, que vai às ruas e não aceita a presença de políticos de qualquer partido, vai se sentir representado neste “acordo” que vai “imunizar” e “anistiar” os crimes de lesa-pátria praticados por políticos corruptos, que serão, num passe de mágica, transformados em fiadores da governabilidade.

CRÍTICAS 1O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, alfinetou, sem citar nomes, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância. A fala ocorreu em evento nesta sexta-feira (18), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Teori disse que o “papel do juiz é o de resolver conflitos, e não criar conflitos”. E que “o poder Judiciário tem que exercer seu papel com prudência, com serenidade, com racionalidade, sem protagonismos”. Teori é relator no STF de uma das ações contra a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil. Logo…

CRÍTICAS 2Ainda sem se referir diretamente ao juiz federal Sérgio Moro, o ministro Teori Zavascki, na mesma palestra no interior de São Paulo, disse que não cabe aos magistrados resolverem questões políticas ou econômicas, pois “os juízes não são protagonistas”. O princípio da imparcialidade pressupõe uma série de outros pré-requisitos. “Supõe, por exemplo, que seja discreto, que tenha prudência, que não se deixe contaminar pelos holofotes e se manifeste no processo depois de ouvir as duas partes”, Logo…

HOMENAGEM No mesmo fim de semana em que recebia críticas indiretamente do ministro Teori Zavascki, o juiz federal Sérgio Moro recebia uma homenagem do Exército Brasileiro. Ele foi condecorado com a Ordem do Mérito Cívico em solenidade realizada no 20º Batalhão de Infantaria Blindada, com sede em Curitiba. Não faltaram palavras de elogios, de conforto e de promessas de proteção feitas por oficiais generais presentes ao evento.

ENTENDIMENTOAo contrário do que muitos vêm dizendo, a entrada do deputado federal Hiran Gonçalves no Partido Progressista (PP) não foi uma imposição dos dirigentes nacionais daquela agremiação partidária. Na verdade, Hiran recebeu convite da própria governadora Suely Campos para engrossar as fileiras do partido. E sua eleição para presidente do diretório regional faz parte também das tratativas com a governadora, que continuará como vice-presidência do PP em Roraima.

CANDIDATURA IO deputado Hiran Gonçalves, faz algumas semanas, anunciou sua disposição de concorrer à Prefeitura Municipal de Boa Vista nas eleições de outubro próximo. O anúncio foi feito durante o programa Agenda Parlamentar, que vai ao ar pela Rádio Folha, na tarde de sábado, e que é apresentado pelo jornalista Ribamar Rocha. Fontes da coluna dizem que a candidatura à PMBV ainda não é assunto pacificado entre ele e a governadora Suely Campos.

CANDIDATURA IIA pretensão do deputado federal Hiran Gonçalves a candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista em outubro poderá ser concretizada em virtude do desejo da governadora Suely Campos de manter o deputado estadual licenciado Oleno Matos, que coincide com o desejo do mesmo em permanecer na chefia da Casa Civil. Oleno tem confidenciado a amigos que sua eventual candidatura à PMBV não é mais prioridade no momento. Ele acha que pode contribuir mais com o governo permanecendo onde está.

INAUGURAÇÃO A governadora Suely Campos inaugura nesta terça-feira, 22, às 16h, na BR-432, no Município do Cantá, o primeiro Centro de Difusão tecnológica CDT, que é voltado para a produção de mel que se destina a promover a industrialização e certificação do produto e de seus derivados. Segundo o presidente do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação (IACTI), Marcelo Nunes, o Selo de Certificação permitirá a exportação do mel e seus derivados a outros estados.