Refém de um ladrão armado – Marlene de Andrade*
Tive uma experiência pavorosa no dia 19 de janeiro do corrente ano, pois fui assaltada por um ladrão armado com um revólver calibre 38. Que medo e pavor senti! Fiquei muito angustiada com esse episódio, mas com a Graça de Deus estou conseguindo superar esse horrível trauma. Tal fato ocorreu dentro do meu consultório, o qual não tinha câmeras e nem nenhum esquema de segurança. Só depois desse assalto foi que coloquei, entre outros, câmeras e fechadura eletrônica. Agora, no meu consultório, se estiver muito vazio, as pessoas têm que se identificar para entrar.
Semana passada tinha dois clientes dentro do consultório quando chegaram dois homens querendo falar comigo e se identificando como policiais civis. Minha secretária não abriu a porta para eles e foi logo tratando de me chamar. Pelo lado de dentro fui fazendo algumas perguntas aos dois homens que se identificaram apenas como policiais. Pensei que eles pudessem ser ladrões disfarçados e por isso não me senti encorajada de lhes abrir a porta. Um deles segurava um documento em uma de suas mãos.
Perguntei-lhes várias vezes o que queriam e eles só informavam que queriam falar comigo. O medo era tanto que custei lhes abrir a porta. O documento que eles traziam era a cópia do BO que registrei no 1º Distrito Policial após ter sido assaltada à mão armada em meu local de trabalho.
Quanto à ida dos policiais ao meu consultório, era para que eu visse várias fotos que eles trouxeram na tentativa de eu identificar o ladrão que me assaltou. Eu expliquei para os policiais que não me lembrava do rosto do referido assaltante o que é, de fato, muito lamentável. O trauma é tão violento que parece que a pessoa fica cega na hora que está sendo assaltada.
De fato, em Boa Vista, estamos reféns dos criminosos e, como diz a população, eles estão soltos e nós presos. Eu sei que o mundo jaz no maligno, então, tudo que devo fazer é confiar em Deus e na Sua Santíssima Justiça.
O salmo 112:7 deixa um recado do Senhor que muito deve acalentar o coração dos crentes. Esse salmo afirma o seguinte: “Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor.” (Salmos 112:7).
Claro que devemos fazer nossa parte, tomando todos os cuidados possíveis para não sermos pegos de surpresa, pois Boa Vista não é mais uma cidade pacata. Infelizmente, as cidades brasileiras estão abarrotadas de ladrões e cada vez mais caminhamos para o caos. Contudo, creio que Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza bem presente em nossas vidas.
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará.Direi do Senhor: Ele é meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza…” Salmo 91:1e2.
*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT——————————————————-
A democracia está morrendo – Vera Sábio*
Como uma plantinha que não tem a água necessária, o adubo correto e principalmente o cuidado para seu crescimento, a Democracia está morrendo…
Já fomos um povo que podia se orgulhar pela terra fértil, das pessoas honestas e das riquezas incalculáveis. Todavia, a situação agora é intragável. Não possuímos todas as nossas terras, sendo em grande maioria explorada sem nosso consentimento, onde nossas riquezas escoam pelo ralo da corrupção. O nosso povo, antes denominado livre, está escravo de uma política massacrante e incapaz de defender a Nação.
Nunca na história do país tivemos inúmeras provas cabíveis de prisões e jamais tanta gente solta que se tornou milionária rapidamente, justificando o injustificável, comprando a Justiça e a moral com palavras de inocência e boa amizade.
Multidões se organizaram e foram para as ruas mais de uma vez, inclusive no domingo dia 13 de março de 2016. E agora será que surtirá bons resultados?
Investigações demonstraram a culpa de governantes que continuam no poder, pela impunidade parlamentar, e ainda pelos políticos amigos da lama que defendem a corrupção sem defesa e explicação.
Giramos e giramos, correndo da sala para a cozinha, ao observar o país falindo, enquanto será a primeira vez na história do Brasil que não temos como honrar nossos compromissos, crescendo o desemprego e o aumento do preço de tudo.
Há greves em diversos setores e nem assim nenhuma resposta positiva é suficiente para acreditarmos no futuro, ter bom atendimento nos postos de saúde e hospitais, recebermos segurança eficiente, infraestrutura e boa educação.
Os impostos ficam cada vez mais altos e água e energia elétrica começam a ser serviços para classes privilegiadas.
Assim lhes pergunto: Cadê a democracia? Cadê o direito do cidadão, sendo respeitado e cumprido? Cadê a punição para os corruptos que estão acabando com a nação? Cadê a Justiça que impulsiona a sermos bons e honestos? Cadê a esperança diante de tanta sujeira, impunidade, corrupção, descasos e tudo que sutilmente é colocado embaixo do tapete? Coragem! Coragem! Abrace esta causa sentindo-a sua. Pois somente assim poderás acordar os adormecidos na ilusão. Unidos salvaremos o Brasil.
*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega – [email protected] – 95 991687731——————————————————–
Não é fácil mudar – Afonso Rodrigues de Oliveira*
“Tome cuidado apenas com sigo mesmo e mais ninguém; trazemos nossos piores inimigos dentro de nós”. (Charles Spurgeon)
Só quando aprendermos a ter cuidado conosco mesmo, aprenderemos a dirigir nossas vidas. A maior parte de nossas vidas a dedicamos aos pensamentos dos outros. Não nos tocamos que tudo o que acontece nas nossas vidas é determinado pelos nossos pensamentos; depende exclusivamente do que comunicamos a nós mesmos através do que pensamos. Então vamos tomar cuidado com o que pensamos. E a qualidade dos nossos pensamentos depende da nossa capacidade de pensar; claro. Então vamos nos aprimorar na nossa cultura para que possamos pensar como pessoas cultas. E sua cultura não está no que você tenta apresentar como culto.
Está no que você é e não o que você pensa que é. Porque quando somos não precisamos dizer nem mostrar que somos.
As revoluções no mundo sempre existiram e sempre existirão. Mas isso não indica que devemos estar sempre preparados para as revoluções. O normal seria que não precisássemos delas. E isso é possível. Napoleão Bonaparte já disse que: “deveríamos construir mais escolas para não termos que construir tantos presídios”. Mas a desordem avolumou-se e os presídios continuaram sendo construídos e degradados. E o mesmo se deu com os presídios da nossa cultura. Continuamos presos a pensamentos medíocres, construindo um mundo mergulhado na mediocridade da ignorância. Porque ainda não somos suficientemente esclarecidos para viver um mundo esclarecido.
Na verdade são os olhos dos outros que nos arruínam. Ainda não aprendemos a focar o mundo em que vivemos. Nossas reações aos desmandos indicam o desmando na nossa limitação racional. Continuamos nadando em águas turvas, na educação, na saúde, na política e, consequentemente, nas nossas vidas. Ainda não descobrimos o que está visível: que tudo está na Educação. E porque não nos conscientizamos disso, tudo está na deseducação. E vamos começar nossa caminhada pela política. Ela é a base de tudo. E por isso tem que ser aprimorada. E não faremos o melhor enquanto não aceitarmos que a vida é uma obra de arte. Que cada um de nós é seu próprio artista e modelador. Que não precisamos que ninguém nos diga o que devemos ser. Vamos construir as escolas dentro de nós mesmos. Abrir os olhos para a racionalidade, porque somos todos da mesma origem racional. Não há por que vivermos à mercê de mentes despreparadas que pelo seu despreparo nos mantêm marionetes e títeres, dos seus desmandos. Vamos nos valorizar no que somos para sermos o que realmente somos: dignos de nós mesmos. Pense nisso.
*Articulista – [email protected] – 99121-1460 ——————————————————
ESPAÇO DO LEITOR
ESCOLAO leitor Gilberto Marcelino enviou o seguinte comentário: “Há mais de um ano estão paralisadas as obras de revitalização da Escola Presidente Castelo Branco, no Município de Caracaraí, que atendia a mais de 1.500 alunos. A Assembleia Legislativa aprovou recentemente um requerimento para investigar as causas do abandono da escola, e a população aguarda um desfecho positivo para os alunos. Infelizmente, o governo prometeu e não cumpriu uma de suas promessas de campanha que era o resgate de tão importante unidade de ensino”.
TRÂNSITO Em relação à adequação do trânsito com a modificação no sentido de ruas no Centro de Boa Vista, o leitor Thiago Fagundes escreveu: “Até hoje, várias ruas do Centro têm sentido único. São absurdos o desrespeito e a imprudência de vários condutores de veículos. Um destes exemplos é a Rua Coronel Pinto, que passa atrás do Palácio da Cultura, e na Rua Barreto Leite, que fica ao lado do Terminal do Centro. Enquanto não tiver uma fiscalização punitiva, muitos motoristas não vão parar e continuarão desrespeitando as adequações”.
SEM ÁGUA“A população relata sobre esta situação há meses aqui, no bairro Laura Moreira, e quando buscamos os meios de comunicação para dar visibilidade a nossa situação, imediatamente a resposta do governo é que a falha no abastecimento é ocasionada devido a uma queda de tensão que ocorreu justamente no sábado. Mas e os outros dias? Precisamos que este problema tenha uma solução definitiva, já que dura meses esta situação que estamos passando com a falta d’água”, comentou o leitor Fernando Inácio Henrique.
ENSINO MILITAR O leitor Daniel Alves opinou em relação às duas escolas que passam a disponibilizar ensino militar: “Hoje, no Brasil, precisamos de uma escola que realmente eduque, pois a grande maioria dos pais destes alunos da rede pública de ensino não teve a oportunidade de ter um ensino de qualidade. É triste só termos uma única opção de qualidade de ensino em pleno 2016 que esteja sob o comando da disciplina militar”.