Bom dia!Num andar descompromissado pelas ruas e avenidas de Boa Vista, é possível ver muitas construções de prédios para negócios e também para residências. Mas é possível ver também uma enormidade de avisos do tipo “aluga-se” e “vende-se” nas fachadas de prédios comerciais e residenciais, indicadora de que tem muita gente fechando negócios ou mesmo se mudando do Estado. De fato, fora aqueles que de alguma forma vivem do dinheiro público, quer como funcionários ou fornecedores, a vida não está fácil em Roraima.
E a crise só não é maior porque os efeitos positivos da Área de Livre Comércio (ALC) puxaram para cá grandes lojas de âmbito nacional e dois shoppings, eles próprios fomentadores de outros pequenos e médios negócios que geraram, nos últimos dois anos, milhares de empregos. Se não fosse isso, estaríamos, com certeza, vivendo o pior dos mundos. A ALC Boa Vista foi criada no mal avaliado governo Iradilson Sampaio na Prefeitura Municipal de Boa Vista. Nos vinte anos anteriores a isso, e desde lá, nada foi feito de significativo que possa ser considerado alavancador da economia roraimense. E, nosso leitor e nossa leitora, podem acreditar: a continuar nessa mesmice, a coisa vai piorar em Roraima.
PASMACEIRAA coisa anda tão parada em Roraima que os políticos locais não foram capazes até hoje de potencializarem ainda mais os efeitos benéficos das Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim. Exemplo do que estamos afirmando é que as facilidades dadas para industrializar produtos com matéria-prima regional em Boa Vista e em Bonfim ainda não foram regulamentadas pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). De igual forma, continuamos sem armazém alfandegário para viabilizar a importação direta de mercadorias do exterior.
MUDANÇA 1Esta as poderosas antenas da Parabólica garantem: a governadora Suely Campos (PP) anuncia hoje mudança no comando da Secretaria de Segurança Pública. O atual secretário, João Batista Campelo, deixa o cargo para ser substituído por Paulo César Silva Costa, que é advogado e coronel da reserva da Polícia Militar de Roraima. Já fazia bastante tempo que essa mudança era esperada, afinal, logo ao assumir, Campelo prometeu guerra total ao tráfico de drogas e depois se manteve quieto, espremido pela autonomia da Delegacia-Geral e da Polícia Militar.
MUDANÇA 2Outra mudança que pode acontecer hoje, e esta, até o fechamento da coluna, não havia sido confirmada, é a substituição da atual delegada Haydée Magalhães pelo também delegado Uziel Castro na chefia da Delegacia-Geral da Polícia Civil. A mudança, se confirmada, pode ser resultado de uma reunião ocorrida na segunda-feira, 21, no Palácio Hélio Campos, entre a governadora Suely Campos (PP) e alguns delegados de polícia. De qualquer forma, Haydée Magalhães já vinha sendo “fritada” há muito tempo.
PROGRESSÕESO Sindicato dos Servidores Municipais do Estado de Roraima (Sindfepmerr) está em pé de guerra com a prefeita Teresa Surita (PMDB). Tudo porque o Diário Oficial do Município já publicou as promoções e progressões da Guarda Municipal, dos agentes de trânsito e da Secretaria de Educação do Município, mas deixou de fora os servidores do quadro administrativo (auxiliares administrativos, técnicos municipais, assistentes técnicos e analistas municipais). O sindicato não descarta fazer greve e diz que isso ocorre porque as categorias beneficiadas têm vereadores na Câmara Municipal que pressionam o Executivo.
INTERNACIONAL As declarações do ex-presidente Lula da Silva (PT) afirmando que o Supremo Tribunal Federal (STF) era uma Corte acovardada ganhou repercussão na imprensa internacional. O jornal satírico Charlie Hebdo, aquele mesmo que foi alvo de terroristas islâmicos, publicou uma charge que traz Lula pegando nas “partes traseiras” do STF, cuja manchete diz: “Confirmado: o Supremo Tribunal Federal Brasileiro é uma merda”. A que ponto chegamos!? Valha-nos quem?
JUNTA MÉDICAO senador Delcídio do Amaral, que virou inimigo Nº 1 do PT e de seus aliados depois que fez delação premiada, deveria comparecer hoje na Comissão de Ética do Senado Federal para prestar depoimento no processo que responde por quebra de decoro, cujo relator é o senador roraimense Telmário Mota (PDT). Mas a comissão foi avisada de que Delcídio entrou com mais um pedido de afastamento por 15 dias e não vai comparecer. Irritado, Telmário vai pedir que o senador por Mato Grasso do Sul seja submetido a uma Junta Médica do próprio Senado para avaliar seu verdadeiro estado de saúde.
NÃO DEUOntem, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado, alguns deputados estaduais (Izaias Maia, Jânio Xingu e Jorge Everton) fizeram críticas duras ao colapso que vive o sistema penitenciário do Estado, responsabilizando o atual secretário de Justiça e Cidadania, Josué Filho, pela situação. Da Mesa, o presidente da ALE, Jalser Renier (Solidariedade), concordou com os colegas. Quando pediu a palavra para defender o governo, o deputado Brito Bezerra (PP) levou uma sonora vaia, vinda das galerias lotadas por profissionais da Educação, insatisfeitos com a forma com a que foi aprovado o PCCR deles. Brito voltou ao seu lugar sem fazer discurso.