Opinião

Opiniao 23 03 2016 2186

Seja você também um doador – vidas por vidas – Dolane Patrícia*

“Faça a vida fluir nas veias de quem precisa, doe sangue!”, estava escrito em um cartaz onde se pretendia salvar a vida de uma criança. Dessa forma, para quem doa são apenas alguns minutos, mas, para quem recebe, é uma vida inteira. É mais que um gesto de amor, é compartilhar a vida! Pode ser de um filho único que precisa de sangue, um idoso ou uma mãe cujos filhos não têm mais ninguém para lhe prover o sustento.

Não importa onde, sempre existe alguém precisando de sangue em algum lugar do mundo, talvez bem mais perto do que se imagina. A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas do 7º Dia, em 2005, nasceu o Projeto Vida por Vidas, com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa.

No dia 25 de março, quinta-feira santa, às 8h da manhã, no Hemocentro de Boa Vista, estará havendo uma campanha de doação de sangue e medula óssea através do projeto Vidas por Vidas. Haverá músicos sob a coordenação de Ketyuscia Dantas e Leonardo Jones, com músicas ao vivo enquanto as pessoas doam seu sangue em prol de outras vidas.

Haverá ainda mobilização de crianças através do clube de Aventureiros, na coordenação Ildna Saldanha Braga. Participação também dos Universitários adventistas, sob a coordenação de Dalva Gomes Rodrigues.

Além destes, haverá mobilização de vários jovens sob a coordenação de Leyt Fernandes e todo o Clube de Desbravadores sobre a coordenação de Sâmara Souza, servidora do Hemocentro e líder do Clube de Desbravadores.

A campanha não visa apenas doação de sangue, mas também doação de Medula Óssea e toda população poderá participar. Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde.

Para se tornar um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde, se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro. No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue.

Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador. As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome procuram entre os possíveis doadores cadastrados.

Se é encontrado um cadastrado compatível, ele é convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética Se o perfil coincidir com o daquela pessoa que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar.

A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. Cerca de 2200 brasileiros aguardam um doador anônimo de medula óssea. Esses transplantes devem estar disponíveis a todos os cidadãos de forma equânime e justa. Mas isso somente será possível com a participação de doadores voluntários.

Você pode usar o Disque Transplante 0800 883 23 23 de qualquer parte do Brasil ou use o Disque Saúde: 0800 61 1997 para maiores esclarecimentos. No caso da doação de sangue, é necessário possuir idade entre 16 e 69 anos de idade e peso acima de 50kg.

Além disso, é necessário fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação. Não precisa ir em jejum, pode tomar café da manhã a menos que seja uma alimentação leve, saudável e sem gordura.

Uma orientação importante é não ingerir bebida alcoólica nas últimas 48 horas antes da doação e evitar fumar por menos de 2 horas antes da doação.

O sangue não tem substituto. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

A ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue, salvando vidas.

A ênfase do projeto neste ano foi o cadastramento de doadores de medula óssea. E, infelizmente ainda há um número reduzido de doadores e, por outro lado, são muitas as pessoas portadoras de determinadas doenças hematológicas, como a leucemia, que necessitam dessa ajuda.

Além disso, a maior parcela da população brasileira tem alguns direitos, que desconhece, como um dia de folga uma vez por ano, se beneficiar com isenções de taxas e preferência em filas. Mas é necessário adquirir a carteira de doador.

Muitos sabem que a doação de sangue ajuda não só a salvar vidas, mas a melhorar, e muitos casos, a nossa saúde, bem como nos fornece uma lista de exames de sangue totalmente gratuitos, mas que eles dão direitos, quase ninguém sabe.

Vejamos o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT: Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço se prejuízo do salário; IV – por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;”

Somando a isso, existem muitos concursos, onde aquele que doar sangue 03 (três) vezes no ano (em doze meses), tem isenção de taxas para fazer alguns concursos.

O doador também tem 50% de desconto na entrada de estabelecimentos de diversão ou cultural, como também de atividades recreativas. Para ter direito aos benefícios, o indivíduo precisa possuir a carteira de identificação do doador, fornecida pelos hemocentros e bancos de sangue. A carteira tem validade de um ano.

Doar sangue e medula óssea, pode ajudar na cura de várias doenças. No entanto, “a palavra cura tem duplo sentido: significa devolver a saúde a um doente, mas significa também, e principalmente, cuidar. Cuidar das pessoas é providenciar o transplante e ampará-las em todos os momentos, inclusive no momento da espera. É fazer com que esta espera seja, não desespero, mas esperança.” Moacyr ScliarMuitas pessoas necessitam de sangue em todo o mundo, a vida e a felicidade de alguém pode depender de uma atitude sua, por isso, seja um doador!

*Advogada, juíza arbitral, Personalidade Brasileira – Twitter: @DolanePatricia_ You Tube: DOLANE PATRICIA RR. #dolanepatricia FACEBOOK: Dra Polane Patrícia——————————————————-

O poder da liderança – Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Liderança não é um assunto tão simples como se pensa, tendo sido objeto de grandes discussões, pesquisas e debates por longos anos”.

Ainda revolta-me ver os grandes e despreparados governantes e administradores confundirem liderança com mando. Ainda pensam que estão liderando quando, na verdade, estão mandando, e muitas vezes com arrogância e empáfia. Isso é mais comum do que parece. Mesmo porque ainda não estamos, como cidadãos, preparados para distinguir quem é líder ou mandatário mandão. O líder é aquele que sabe respeitar seus subordinados, sabendo que o que o subordina não é o líder, mas o poder ilusório do mandatário. Não se lidera sem motivação. Eisenhower já nos disse que: “Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam por vontade delas”. E o líder que não seguir tais princípios nunca será um líder. Não importa sua arrogância.

A arrogância no comando é um sistema arcaico adequado aos das cavernas. Não podemos liderar sem motivar. E não motivamos com desrespeito. Respeito não se impõe, conquista-se. Se você não é capaz de conquistar o respeito nos seus subordinados, não tem capacidade para liderar, nem para comandar. Enquanto você não entender o Eisenhower não será capaz de liderar. Em 1968, a indústria, em São Paulo, dava o grande salto para o desenvolvimento industrial. Época em que o SESI iniciou uma campanha para o desenvolvimento no ensino das Relações Humanas no Trabalho e na Família. Foi ali que fiz meu primeiro curso nessa área; e venho, desde então, batalhando para o entendimento da importância da liderança, no progresso da humanidade.

Só quando formos um povo realmente educado seremos capazes de entender a importância da liderança para o respeito na nossa administração, pública e privada. E na administração pública conseguiremos varrer toda essa sujeira que os maus administradores jogam para debaixo do tapete da ignorância. Estamos vivendo um período político realmente nauseabundo. Mas só aliviaremos a dor quando nos respeitarmos como cidadãos. E vamos começar pelo começo. Só seremos um povo realmente livre quando formos capazes de liderar dentro da liberdade cidadã. E nunca a teremos enquanto formos obrigados a votar. Enquanto no círculo da obrigatoriedade não seremos cidadãos. Converse isso com o político que você elegeu na última eleição. Enquanto formos obrigados a votar estaremos votando por obrigação, e não por dever. E enquanto você for obrigado a fazer o que deveria fazer por dever, nunca será nem entenderá o que é ser um líder. E será sempre um gritador de rua. Pense nisso.

*Articulista – [email protected] – 99121-1460———————————————————

ESPAÇO DO LEITOR

CORREIOS Sobre o atraso nas correspondências, morador do bairro São Vicente, que optou pelo anonimato, encaminhou, via e-mail, a seguinte reclamação: “Não é somente para os bairros mais distantes que o serviço está sendo paralisado, com a falha na entrega das correspondências. Já perdi a conta de quanto tempo faz que não recebo nada dos Correios. Até uma carta registrada fui obrigado a retirar na agência pelo rastreamento de postagem, já que meus parentes informaram o código de envio. É uma situação que prejudica os usuários dos Correios, já que pagamos caro por um serviço que está se mostrando ineficiente”.

DESCASO“A palavra que define a situação dos moradores do Município de Iracema, que estão entregues à própria sorte, é ‘descaso’. A administração anterior não honrou nenhum compromisso desde quando assumiu e nem sequer procurou melhorar a qualidade da saúde, educação, segurança e principalmente ajudar no fortalecimento do setor agrícola e pecuário. O município está estagnado e será muito difícil a próxima administração executar ações pontuais devido ao abandono em que se encontra o município”, repudiou o leitor Gustavo Costa Damasceno.

FUGA O leitor Evaldo Morais comentou: “Ainda bem que os policias agiram a tempo de conter mais uma fuga em massa da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc). Pelo material apresentado à imprensa, não restava dúvida de que novamente os detentos iriam ter êxito na fuga, já que não foi notada antecipadamente a preparação das escadas, que acabaram sendo queimadas na parte interna do presídio. A audácia dos internos é tamanha que chegam a desafiar a própria polícia”.

ENERGIAA internauta Mariza Amorim Duarte comentou a situação do caos energético pelo qual o Estado de Roraima vem passando: “Pelo menos temos mais um órgão em defesa do consumidor roraimense garantindo nossa defesa perante a inoperância do sistema de fornecimento de energia que é disponibilizado pela Eletrobras. Pagamos uma tarifa cara por um serviço precário. Espero que a solicitação da OAB/RR seja atendida e os consumidores tenham a garantia de uma energia confiável”.