No encerramento da Semana de Luta das Pessoas com Deficiência em Roraima, nesta sexta-feira, 25, a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promoveu o Dia D para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O evento teve como objetivo reunir empresas e trabalhadores com deficiência para promover entrevistas e a possibilidade de contratação. No momento, no Sine são 347 pessoas com deficiências cadastradas.
Conforme a coordenadora do evento, a psicóloga do Sine, Angélica Duarte, a aproximação do encontro do trabalhador e o empregador com deficiência ainda é um desafio.
“Porém, eu acredito que isso é uma grande vitória. Essa ação que nós estamos fazendo já é um grande passo pra que realmente possa ser efetiva essa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, relatou.
Cadeirante desde os treze anos, Nívea Rocha, hoje com 33 anos, esteve no local em busca de um emprego na área técnica administrativa. Para ela, a oportunidade promovida pelo Dia D é uma forma das empresas reconhecerem a capacidade das pessoas com deficiência.
“Tem os dias alusivos, mas nós ainda enfrentamos muita dificuldade, preconceito e só assim as empresas vão realmente reconhecer a gente. Saber que a gente pode produzir pra empresa tanto quanto uma pessoa sem deficiência. Nós não somos diferentes, nós só temos as nossas limitações”, concluiu Nívea.