Opinião

Opiniao 10 04 2016 2402

Energias alternativas: uma solução possível – Gioconda Martinez* e Luizalba Pinheiro**Ao conhecermos o contexto internacional de aproveitamento das fontes de energia renovável e diante das frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica local, nos deparamos com uma questão: até quando fecharemos os olhos para a oportunidade que temos de garantir, pelo menos em parte, uma oferta contínua de energia?

Através da literatura, de notícias em sites e de visitas a outros países, podemos perceber que, muitos, independentemente de seu nível econômico, têm-se empenhado em investir no uso destas formas de energia, visando não somente estabilidade na oferta, como também o aproveitamento em si, de uma riqueza que vinha sendo desprezada. Por outro lado, temos que considerar que tais energias contribuem para a sustentabilidade do planeta, fator imperativo e determinante para os novos projetos e soluções tecnológicas.

Segundo o site de conteúdos técnicos techitt.com, os EUA parecem estar a contribuir ativamente para que os padrões climáticos do mundo deixem de ser tão irregulares e, principalmente, para que a temperatura média no planeta deixe de subir tão rapidamente. O último relatório “Energy Infrastructure Update” acaba de ser lançado pelo “Federal Energy Regulatory Commission Office of Energy Projects” e mostra um recorde trimestral da capacidade de produção elétrica dos EUA, a partir de fontes renováveis. De acordo com o mesmo, as fontes de energias renováveis ultrapassaram o gás natural, nos valores de nova capacidade produção de eletricidade, durante os três primeiros meses de 2016, por um fator de 70:1.

Por outro lado, os alemães e os japoneses têm conseguido índices espetaculares de autonomia com tais fontes. Segundo o citado site, em 2015, os estados alemães de Mecklenburg-Vorpommern e Schleswig-Holstein geraram mais energias renováveis do que as famílias e empresas de cada um deles acabou por consumir. Como a produção de energia renovável é mais fácil no campo do que em áreas desenvolvidas e como a densidade populacional é menor, levando a um menor consumo de energia, é natural que sejam estes estados rurais a atingir os 100% de eletricidade renovável em primeiro lugar. Em 2014, já tinha sido revelado que Mecklenburg-Vorpommern tinha atingido os 120% de eletricidade renovável, começando a exportar energia.

Diante deste contexto, considerando-se que o Estado de Roraima tem índices de insolação mais que satisfatórios e diante da grave situação energética do Estado Nacional da Venezuela, questionamos: Quando os atores responsáveis pela geração de energia elétrica local protagonizarão iniciativas em prol do aproveitamento desta riqueza?

*Professora do Depto. Eng. Civil e ex-reitora da [email protected]**Professora do Depto. Eng. Elétrica [email protected]——————————————Não dá mais para aguentar – Marlene de Andrade*Enquanto a repressão orquestrada pelo governo estabelecido no Brasil ainda nos deixa falar, podemos nos expressar quanto ao que pensamos, porém é assustador imaginar que o Brasil estava, penso eu, cada vez mais perto de se tornar uma nação comandada por governos que se se declaram socialistas que nem a Venezuela e outros países da América Latina, mas que na prática massacram o povo com seus pés até as últimas consequências. Os cubanos e, por exemplo, os venezuelanos que se refugiam em nosso país que confirmem os sofrimentos que passaram em seus países “socialistas”.

Quase todos os políticos brasileiros já provaram que não vieram para somar com o povo e sim para se encastelarem no poder como líderes repressores, à moda Stalin na Rússia, Fidel Castro em Cuba e Chávez na Venezuela, substituído por um discípulo mui fiel. Infelizmente, nossos políticos e seus asseclas querem estabelecer em nosso país um governo autoritário e opressor, o qual manda e desmanda como se donos fossem dessa nossa querida pátria.

Quase todos eles vieram apenas para massacrar as populações dessa nossa América Latina oferecendo migalhas ao povo, porém na prática furtam milhões dos cofres públicos na maior tranquilidade possível e imaginária, pois sabem, ou, pelo menos, sabiam que nada lhes aconteceria e que poderiam dormir sossegados os sonos da impunidade. Chega de tanta opressão!

É um equívoco manter o PT no poder. Claro que não sou tão despolitizada a ponto de crer que existam partidos sérios em nosso país. É evidente que a corrupção se alastrou em todos os partidos políticos de nosso sofrido país e por isso alguma coisa tem que ser feita. Precisamos de mudanças e para isso o povo tem que mostrar que está revoltado com toda essa miséria na qual o Brasil se afundou.

Creio que se o PT cair e os corruptos continuarem indo para a cadeia, nosso país sairá em médio prazo desse lamaçal no qual se enfiou. É por isso que sou a favor do impeachment e cadeia para os corruptos, os quais, na sua grande maioria vêm usurpando o dinheiro do povo, que geme e chora frente as barbáries cometidas impunemente. Dou graças a Deus porque o povo está acordando e o judiciário vem atuando de forma bastante eficaz levando os bandidos à cadeia, tanto petistas, como os de outros partidos. Felizmente, os corruptos se equivocaram, pois o povo brasileiro acordou e pouco a pouco está se levantando do berço esplêndido!

“Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.”(Provérbios 16:8).Amei

*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMT/AMB/CFMhttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47CRM/RR 339 RQE/339——————————————-Sorria – Afonso Rodrigues de Oliveira*“A alegria não está nas coisas: está em nós”. (Goethe)Apresente-se exatamente como você é, e não com intenção de parecer ser o que não é. A intenção de impressionar é fútil. Sua beleza como mulher está em você e não no que você exibe. Independentemente do seu sexo, sorria sempre, sem medo de parecer tolo, ou tola. Só as pessoas felizes demonstram felicidade no seu sorriso. Se sentir que alguém está achando que você é bobo, ou boba, não importa, pense no pensamento do Jaime Costa: “Não há bobo mais bobo do que o bobo que pensa que eu sou bobo”. Sorria para o seu interior. É quando você se sente bem com você mesmo. Não permita que pensamentos tolos, negativos, tomem conta de você. A vida é um palco onde você pode apresentar o espetáculo que você quiser. A escolha é sua. Ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim.

Se o obstáculo surgir, lembre-se do escoteiro Raimundinho: “pule pu riba”. Se se sentir nas trevas e a luz aparecer na sua rota, como uma ameaça, lembre-se do Cabo “Sivirino” e desvie-se quarenta e cinco graus a noroeste. Seu rumo é você quem determina. Sua felicidade e sua infelicidade estão dentro de você. Cabe a você escolher o que lhe convém. Você tem todo o poder de que necessita para ser uma pessoa feliz. E se é assim, por que perder tempo com o negativo que pode fazer de você uma marionete de você mesmo? Você está no palco. Cante, dance, chore, ria, antes que a cortina se feche. Depois de ela fechada você não terá mais aplausos. E de que vale viver sem aplausos? Ninguém vai aplaudir você por suas tristezas. Mas todos a aplaudirão se você apresentar o espetáculo da felicidade. Espraia seu sentimento de amor.

Frequente sempre o salão de beleza de Deus. E você não precisa sair de onde está para fazer sua maquiagem divina. Todos os produtos de que você necessita para sua beleza estão dentro de você mesma, ou você mesmo. O segredo está na sua capacidade de acreditar em você e fazer o que deve fazer, como deve ser feito. E é fácil pra dedéu. É só você acreditar em você, e procurar manter seus pensamentos no universo da positividade. Quando acreditamos em nós mesmos somos felizes e capazes. O amor é o que há de mais sagrado dentro de nós. E você não é diferente dos que podem ser feliz. É só se amar. E só quando nos amamos, amamos o próximo. Sorria sempre. Não permita que nada seja mais valioso do que o amor que existe dentro de você. Mas não misture seu amor com a ilusão da paixão ou coisa assim. Ame com a beleza do amor que há dentro de você. Externe-o com seu sorriso. Pense nisso.

*[email protected]    99121-1460