Social

Coluna Social 09 08 2016 2815

Em Baixa* Diante de certos casos, a gente fica sem entender muito bem a expressão jurídica “Dura Lex Sed Lex” (a Lei é dura, mas é a Lei) e um desses é, sem dúvida, quando vê uma jovem mãe, de apenas 30 anos, ser morta vítima de atropelamento, na frente dos seus filhinhos e quem atropelou pagar fiança e ir para casa. É claro que ninguém atropela os outros de propósito, mas se a lei fosse realmente mais dura, as pessoas certamente dirigiriam com menos velocidade, o que certamente evitaria muitas mortes.  Em Alta* O roraimense Jaider Esbell, índio Macuxi do Município de Normandia, venceu no último domingo o importante Prêmio Investidor Profissional de Arte – edição 2016, popularmente conhecido como Prêmio Pipa, o mais relevante Prêmio de Arte brasileiro, criado por meio da parceria entre a IP Capital Partners e o MAM-Rio. Jaider Esbell venceu com larga vantagem na primeira fase, mas travou uma disputa acirrada com a artista indígena da Bahia, Arissana Pataxó, na segunda fase, saindo vencedor.

Vilany e Luiz Brito, da LB Construções, grandes incentivadores dos artistas locais, estão felizes da vida pela vitória de Jaider Esbell, vencedor do Prêmio Pipa 2016 

Do Artista* Ao mesmo tempo em que disputava o Prêmio Pipa 2016, o artista macuxi roraimense Jaider Esbell realiza a exposição itinerante “Its was Amazon”, que percorrerá todos os Estados Brasileiros. * Ele recebeu a notícia de ter sido o vencedor do Prêmio, em Fortaleza, onde a exposição se encontra no momento. De lá concedeu entrevistas e enviou mensagens por meio de suas redes sociais e grupos de WhatsApp agradecendo a todos que votaram pela internet e se engajaram para que o importante Prêmio viesse pra Roraima. Do Artista II* Jaider Esbell veio de Normandia estudar em Boa Vista e se formou na Universidade Federal de Roraima, onde prestou vestibular normal sem utilizar o sistema de cotas, por entender que outros indígenas precisam dessas vagas mais do que ele.* Concursado da Eletronorte, pediu demissão recentemente, para se dedicar somente à arte. Escritor e artista plástico premiado, investe o dinheiro da venda de suas obras em outros artistas indígenas das várias etnias e os apóia na Galeria Jaider Esbell de Arte Contemporânea. Artigo* José dos Santos Dias, professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Cathedral, teve artigo aprovado no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que tem reconhecimento internacional e periodicidade quadrienal.* O referido Congresso será realizado em Fortaleza, no período de 11 a 14 de setembro. O artigo do professor Dias fez abordagem na área de Controladoria e nele o professor buscou identificar como os empresários boa-vistenses percebem a utilidade da informação contábil na gestão de suas empresas.Artigo II* A elaboração do artigo do professor José dos Santos Dias (Cathedral), recém-lançado no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, teve a participação da bacharel em Ciências Contábeis e professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Roraima, Danielle Brandão.* Do desenvolvimento do projeto até a conclusão do artigo, levou, aproximadamente, dez meses de trabalho, entre pesquisa e coleta de dados, segundo o professor, a fase mais demorada.  

O macuxi Jaider Esbell, primeiro lugar no Prêmio Pipa 2016, encontra-se em Fortaleza com a exposição itinerante “Its was Amazon”

Prorrogado * Foram prorrogadas as inscrições para os concursos literários “Dorval de Magalhães” de poesia, “Roraima – Contos e Lendas” e “Jovens Escritores da Literatura”, além do projeto “Todos Viajando no Conhecimento”, da Secretaria Estadual de Cultura. * Interessados têm até sexta-feira, dia 12 de agosto, para fazer inscrição no Palácio da Cultura. Podem participar dos concursos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.Moça Estranha * A estudante de São Luiz do Anauá, Lanna Kamila, com apenas 16 anos, está prestes a lançar seu primeiro livro pela Drago Editora, do Rio de Janeiro. Intitulada “Moça Estranha”, a obra escrita foi em 2015.* Segundo a jovem autora, seu livro de poesias e versos apaixonados é dedicado a meninas-moças-mulheres e contém muito amor e delicadeza. Vestibular* A UFRR abriu ontem inscrições para seu Vestibular ofertando 812 vagas em 38 cursos de graduação. * O ingresso será nas modalidades de Prova Integral (PI) e do Processo Seletivo Seriado (PSS) nas 1ª, 2ª e 3ª etapas. O edital está disponível na página www.ufrr.br.

A estudante Lanna Kamila, em clima de contagem regressiva para o lançamento do seu livro “Moça Estranha”

Trânsito livre* A página de hoje é dedicada ao atuante médico Dr. Rennerys Pinheiro, que nesta terça fica um ano mais competente, dinâmico e dedicado à ilustre profissão de salvar vidas. * Familiares da Sra. Neuma Lacerda Pereira agradecem a equipe médica, enfermeiros e técnicos do HGR, pelo esforço e profissionalismo com que a trataram no período em que ela esteve internada naquela unidade de saúde. * Uma das opções para assistir as competições dos jogos Olímpicos na cidade é, sem dúvidas, o Pátio Roraima Shopping.* O centro de compras instalou um telão na praça de alimentação para que o público possa acompanhar e torcer pelos atletas brasileiros com todo o conforto e segurança, das 10h às 22h, durante a semana, e, a partir do meio dia, aos domingos.  

D. Elizabeth Junor, inaugurando idade nova nesta terça-feira

Vale Conferir Contém 1 g* A Contém 1g Roraima (Av. Santos Dumint, 781 – São Pedro) está selecionando revendedores para os seus produtos da linha Make Up. Os interessados podem ir à loja física, entrar em contato pelas redes sociais ou ainda pelo telefone: (95) 3224-7586.Dose Tripla * O SESI fará acontecer no próximo sábado, dia 13, uma tripla comemoração. Neste dia, serão celebrados, no Centro de Cultura Esporte e Lazer (av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 – Aeroporto), os 28 anos da Escola do SESI, o Dia dos Pais e o Dia do Estudante.