Opinião

Opiniao 16 08 2016 2845

Brasil dos “espetáculos” – Marlene de Andrade*“O suborno corrompe o coração” (Eclesiastes 7.7 b).As Olimpíadas são um momento de grande celebração do esporte, mas infelizmente, houve muita corrupção na construção de estádios e aeroportos e tal fato precisa ser duramente apurado. Nesse viés, questiono: da Copa do Mundo ficou o que, além de uma vergonhosa goleada e dívidas de obras inacabadas? E as Olimpíadas, o que nos trará?

Evidentemente que a interação entre os povos da terra é superimportante, contudo, devido os problemas que o Brasil vem enfrentando na esfera política e econômica, esse não era o momento propício para sitiarmos um evento tão dispendioso. Há situações que deveriam ter sido priorizadas como, por exemplo, a saúde que está na UTI estatal.

Sei que as Olimpíadas mexem com a emoção, pois é muito bonito ver jovens comprometidos com o esporte ao invés de estarem praticando crimes. E depois, não tem nada de errado nas Olimpíadas em si, o que interessa saber mesmo, é se poderíamos ter gasto tanto dinheiro com o Brasil atravessando profundos problemas na esfera política e econômica. Perguntaria ainda: essa festa dá acesso a todos, ou somente à elite?

Nenhum brasileiro tinha ideia do quanto estávamos sendo ultrajados por políticos corruptos transvestidos com roupagem de executivos, parlamentares e assessores. Saquearam os cofres públicos de uma forma inimaginável. Os corruptos, não satisfeitos com a roubalheira, se aproveitaram mais ainda das reservas econômicas do Brasil, superfaturando obras de estádios e aeroportos, muitas delas, interrompidas antes mesmo de ficarem prontas. Por isso, a pergunta é: está sendo bom para o Brasil acontecer as Olimpíadas no Rio? Os aposentados daquele estado que o digam!

Vivemos um momento delicado de desaceleração econômica. A revolta da população tem sido muito grande devido os preços inflados, principalmente dos gêneros alimentícios e tudo isso tem provocado revolta aos brasileiros. Sei que o lazer é constitucional e o povo merece ter momentos de entretenimento. Todavia, não podemos nos esquecer de que as Olimpíadas estão acontecendo em dias críticos da economia brasileira.

Sei também que as Olimpíadas trazem momentos de muita descontração, mas infelizmente, ocorreu muita corrupção e isso tem que ser falado, pois mensalão, petrolão, desvio de dinheiro no BNDES, entre outros, nos fundos de pensão, não podem ficar impunes.*Especialista em Medicina do Trabalho/ANAMThttps://www.facebook.com/marlene.de.andrade47Técnica de Segurança no TrabalhoTelefone: (095) 36243445——————————————UM DIA MEMORÁVEL NA DOÇURA EXISTENCIAL DE UM JOVEM ESPECIAL – Dr. Francisco de Assis Campos Saraiva*Ao despertar na manhã do dia 25 de julho de 2016, visualizei no WhatsApp de meu celular, uma mensagem sublime de amor e gratidão, um gesto altaneiro de uma beleza rara, que pouco se constata na geração de jovens da atualidade. Confesso que fiquei deveras emocionado e os olhos marejando da inusitada alegria, que parecia tomar conta de mim por inteiro. E fui discorrendo no texto, palavra por palavra e vi a beleza magistral de uma criatura dotada de inusitadas virtudes e de uma sinceridade ímpar a toda prova. E a mensagem começava assim: “Meu prezado avô Dr. Saraiva. É notória a importância que o Senhor tem na minha vida. Sempre esteve ao meu lado, me aconselhando e me ensinando a seguir no caminho certo. Nos momentos que precisei de um PAI, quem fez esse papel foi o senhor. Lembro-me como se fosse hoje às vezes que me acompanhou na escola, naquelas datas memoráveis, tais como dia dos pais, dia das crianças, comemorações que um pai ao lado faz toda a diferença e sou grato por ter feito esse papel com dedicação. Tenho orgulho de dizer que sou neto do Dr. Saraiva, encho a boca para enaltecer o senhor, um cidadão merecedor dos melhores aplausos. Quero que saiba que sempre estarei ao seu lado, lhe apoiando, lhe ajudando, pois é bíblico, devemos honrar pai e mãe. Devo frisar que nos momentos de provações, estive ao seu lado com amor e carinho; memorável as madrugadas que passamos juntos, e graças a Deus sua coluna foi reestabelecida. E nunca esqueça que as provações são necessárias para medirmos a nossa fé. Deus honra os que madrugada lhe buscam, por isso sempre busco Ele diariamente. Obrigado por tudo meu avô. O homem e profissional que eu sou hoje, eu devo a uma pessoa, e esse alguém se chama Francisco de Assis Campos Saraiva; através dos seus ensinamentos cresci na vida. Com o convívio diário, a tendência é que o crescimento profissional e pessoal aumente. Vale ressaltar que tenho prazer em trabalhar com o senhor no Laboratório; dedico-me o máximo, visto a camisa da empresa e procuro me aperfeiçoar cada dia mais; no futuro irei encher a boca pra dizer que aprendi tudo com o Senhor. Todos os sermões e advertências foram essenciais para a formação do meu caráter. Mediante a isso sou muito grato por tudo meu querido avô. Obrigado de coração. Conte sempre comigo. Lucas Saraiva.”

Gente amiga. Que maravilha! O amor e a gratidão exaltados nas palavras meigas e sinceras de um jovem talentoso que no dia 25 de julho completou 20 anos de bela existência.  Lucas Saraiva é um cearense, nascido em Fortaleza, a bela Capital e veio para Boa Vista quando ainda tinha tenra idade, razão porque ama esta cidade de todo o seu coração. Realmente acompanhei os seus passos em todas as direções, sendo para ele um lídimo pai, que o deu amor, carinho, assistência total, razão pela qual nutre toda essa afeição por mim. Lucas Saraiva é aquela joia rara de pessoa que Deus colocou em meu viver. Uma criatura maravilhosa dotada de ricas virtudes, dádiva preciosa do Criador. Tem de mim uma herança genética valiosa, razão porque se coaduna comigo em grande parte das ações exercitadas. É um jovem dinâmico, inteligente, de estatura alta, aparência bonita, visual agradável e de um relacionamento pessoal fascinante aos olhos dos que estão em sua volta. É de uma comunicabilidade social invejável, razão porque da admiração que goza das pessoas com quem se comunica. É temente a Deus e louva a Sua grandeza em todos os momentos que lhe são oportunos. É trabalhador, honesto, dedicado e dotado de um espírito de renúncia admirável. Bom filho, bom neto, bom amigo e destaca o estudo e o trabalho como fatores primordiais na transcorrência de seus dias. Está ao meu lado em todos os momentos que se façam mister, pois é sabedor que um cidadão de 78 anos idade tem suas limitações no dia-a-dia, por mais dinâmico que pareça ser. É uma questão de vida em que todos passam pelo crivo do tempo, pois é uma lei natural do Criador.

Sou agradecido ao Pai Eterno por ter me dado um neto tão prestimoso e tão salutar em meu viver. Sempre está ao meu lado, por mais difícil que o momento pareça ser. Realmente lhe fiz o papel de verdadeiro pai em todas as ocasiões de sua vida, principalmente nas datas de maior relevância que carecia que estivesse ao seu lado, como bem frisou em sua evocação de amor, nos dias dos pais, dia das crianças, deixando-o feliz e contente como as demais crianças presentes. E após a solenidade, ia com ele brincar e nos divertir nos brinquedos e nos embalos pertinentes as crianças. E tudo isso deixou em mim a marca da imensa saudade que ficou para sempre em meu coração.

Parabéns, Lucas Saraiva, pela linda data que vi brotar no jardim perene de sua magnânima existência. Tenha certeza que Deus, o Soberano Pai e Senhor, estará sempre a seu lado, fazendo acampar os anjos de proteção em sua vida, em todas as frações de segundo de seu viver. Que você seja um exemplo edificante, de dignidade e retidão e um paradigma a ser seguido pelas gerações vindouras. O adágio oriental reporta: “Existem pessoas que não se tornam especiais pela maneira de ser, ou de agir, mas pela profundidade com que atingem nossos sentimentos”. E a palavra de Deus reporta: “Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam!” (Salmos 31.19).*Oficial R1 do Exército, Escritor e Empresário, Membro da ALB e da ALLCHEE-mail: [email protected]ô de Lucas Saraiva Neto———————————————–Mude de Lado – Afonso Rodrigues de Oliveira*“Bendita crise que vai me ensinar o que é verdadeiramente importante. Bendita crise que é um desafio”. (Mirna Grzich)As crises sempre foram e sempre serão um desafio. Cabe a cada um de nós estarmos preparado para as crises. E a maior crise é não estarmos preparados para ela. Procure mudar seu ângulo de visão sempre que estiver preocupado com as dificuldades. As coisas e os acontecimentos quase sempre são difíceis, mas muito simples. Procure concentrar-se na simplicidade, e nunca na dificuldade. É difícil pra dedéu. Mas é simples.

Não sei se você vai acreditar nisso, mas é bom que acredite. Sei que é um assunto cansativo e enfadonho, mas é importante. Como é importante sabermos que damos mais atenção às coisas sem importância do que às realmente importantes. E o importante é que aprendamos isso com as crises.

A humanidade está em constante e permanente evolução. E ainda não sabemos socorrer nossos filhos quando eles caem. Às vezes fazemos o maior carnaval com a queda quando deveríamos aproveitá-la como ensinamento. Porque já sabemos que só aprenderemos a levantar se cairmos. Então, por que se preocupar com a queda seja ela qual for? Quanto mais você acariciar a dor, mais ela cresce. Seu valor está na sua capacidade de suportar as dores. E seu consciente tem o poder de que você necessita. Use com racionalidade seu consciente e deixe que o seu subconsciente resolverá os problemas para você. Ele é o poder e a força de que você necessita para viver a vida como ela deve ser vivida.

Parei um pouco, para reflexões, e olhei para a estante. E olha só o que vi. Uma foto do Rui Barbosa, meio sorridente e, carinhosamente, acariciando aponta do seu bigode branco. Ele me dizia exatamente o que eu tento expressar. Sorria para as dificuldades. Elas não são maiores do que você. Você é que as faz grandes. O Rui é especialista em assuntos de direito e de política. E cada um de nós tem muito a aprender com os ensinamentos dele. E como, alisando o bigode, ele entrou em nossa conversa, vamos dar um pouco mais de atenção ao que o Rui nos ensina sobre o que devemos fazer para sermos cidadãos de fato e de direito. As eleições municipais se aproximam e, com certeza, não estamos preparados para elas. E é na política que encontramos o poço dos nossos maiores problemas. E o mais importante é que saibamos o quanto somos responsáveis pelos nossos problemas. Que ninguém pode fazer por nós o que nós mesmos devemos e podemos fazer. Valorize-se no seu voto. Não vote em candidatos despreparados, cívica e moralmente, para serem responsáveis pelas soluções de nossas crises. Pense nisso.*[email protected]