Culpa de quem A questão do reajuste do preço da tarifa de energia elétrica, em Roraima, é apenas uma das consequências do que os políticos deixaram de fazer para resolver a situação da matriz energética do Estado desde o tempo de Território Federal. Sempre atuando na enganação, quem sempre mostrou poder, em Brasília, o usou para seu benefício próprio ou de suas quadrilhas, quer dizer, de seus grupos.
A Operação Lava Jata está aí para comprovar que os políticos do mais alto escalão, no Congresso Nacional, sempre usaram suas influências e seu poder político para enriquecerem ilicitamente e captarem recursos por meio da propinagem para alimentar o chamado “caixa dois” de suas campanhas eleitorais.
Como o propinoduto da Petrobras e os esquemas não revelados de outros estatais do governo brasileiro requerem empenho, pois se trata de uma montanha de dinheiro em jogo, esses políticos nunca tiveram tempo para resolver os grandes problemas do Estado. Para isso, sempre inventaram ou criaram uma desculpa para não agirem e não serem cobrados como deveriam.
Hoje estamos literalmente pagando o alto preço por essa esperteza dos caciques políticos que tomaram o Estado de assalto. Eles acumularam poder e dinheiro, em Brasília, e a população roraimense ficou com o ônus disso, sem energia confiável, com um Estado falido e sem projetos de desenvolvimento para sair da economia do contracheque.
Manter o povo desta forma, no subdesenvolvimento, dependente dos governos e sem perspectiva é uma tática desses políticos para que eles continuem se apresentando como “a” solução, seja na base do engodo, na “política do gogó”, ou na compra de votos, indústria essa colocada em prática a cada dois anos.
A sem-vergonhice é tão óbvia e a corrupção nunca fui tão explicitada quanto agora, na Lava Jato, mas parece que o eleitor roraimense não quer enxergar o grande jogo de manipulação a que ele vem sendo submetido.
E aceita os entraves e os desmandos como se todo esse estrago tivesse sido provocado pelos ETs ou pelos povos indígenas, como ainda hoje eles alegam para culpá-los por tudo de ruim que acontece no Estado.
Não existe meio termo para explicar isso. Os políticos roubaram, continuam roubando e estão se articulando para continuar roubando mais. E Roraima vai continuar com falta de energia, falência dos cofres públicos, economia do contracheque e outras mazelas. E agora eles já têm novos culpados para tudo: os venezuelanos que estão vindo para Roraima…
*JornalistaAcesse: www.roraimadefato.com/main