Jessé Souza

Panelas e bicho papao 2960

Panelas e bicho-papãoQuando os panelaços ecoavam em imagens forçadas da TV Globo, em imagens toscas gravadas em janelas de apartamentos de alguns estados, diziam que o protesto era contra a corrupção e que a finalidade era, primeiro, tirar Dilma do poder para, em seguida, chegar a Temer, e assim sucessivamente.

Com esse discurso, tiraram as camisas da Seleção das gavetas cheias de naftalinas e atenderam ao chamado da Globo para ir às ruas. Então construíram um impeachment com discurso raivoso, sempre insistindo que o foco era o combate à corrupção. E, o final, Dilma não é mais presidente.

Porém, sabemos que Dilma e o PT não eram os principais focos de corrupção no Brasil, por isso a vigília deveria continuar com panelaços, mobilizações públicas e civismo de o verde-amarelo, principalmente agora quando a Seleção voltou a jogar bem. Mas onde estão esses manifestantes? Ou estão achando que, no Brasil, não tem mais corrupção e que os problemas já foram resolvidos?

Os desdobramentos da Operação Lava Jato são bem claros ao mostrar os principais caciques do PMDB e PSDB enlameados até o pescoço com os esquemas de propina não só na Petrobras, mas também em outras estatais. E são estes propineiros que estão no comando do Brasil. Os áudios das conversas publicados pela imprensa são bem claros ao mostrarem que eles querem o fim da Lava Jato.

Apesar disso, os manifestantes de outrora arrefeceram, fazem de conta que tudo está bem e que as vaias que vêm das ruas contra Temem não têm significado algum. O apresentar do STB, Boris Casoy (aquele que odeia garis, mas festejado pelo bordão “Isso é uma v-e-r-g-o-n-há!”), chegou a dizer que essas vaias são somente “tradição da política brasileira”.

A Globo, que caminha sobre o fio da navalha, sente-se na obrigação de noticiar as repetidas vaias a Temer. Mas não dá toda ênfase necessária aos grandes casos de corrupção do PMDB e do PSDB com tanta histeria como ocorreu com o PT. E fica em um jogo de cintura na base do “bate-e-assopra”.

Por sua vez, os manifestantes recolheram suas panelas e só vestem a camisa verde-amarela em dias de jogos, fazendo o bom estilo “meu malvado favorito” com o atual governo e seu séquito de corruptos, aceitando que os grandes corruptos da Nação continuem com seus planos de avançar os seus tentáculos sobre o Brasil.

Esse é o país de um povo manipulado pelos interesses de uma emissora televisa e por um discurso anacrônico de que sua luta era tão somente “contra o comunismo”, como se fossem crianças acordando de madrugada com medo do bicho-papão, temendo que ele saia do escuro do armário ou debaixo da cama. E já deitou para dormir de novo em berço esplêndido…

*JornalistaAcesse: www.roraimadefato.com/main