Cotidiano

Famílias terão que regularizar túmulos

Túmulos abandonados há mais de cinco anos terão os restos mortais transferidos e a terra utilizada em novo sepultamento

A Prefeitura de Boa Vista publicou, no Diário Oficial do Município do dia 21 de setembro, notificação para que familiares regularizem a situação de 105 lotes no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul. Caso não compareçam até o dia 21 de outubro, os restos mortais podem ser transferidos para ossuários individuais. Segundo a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA), pasta responsável pelo gerenciamento e administração do cemitério municipal, os lotes convocados estão há mais de cinco anos em situação de abandono.

Os lotes que não forem regularizados serão revertidos para o Município de Boa Vista. A administração do cemitério informou que o procedimento é padrão e que já foi realizado outras vezes. “Com o passar dos anos, algumas famílias deixam de prestar manutenção ao túmulo e acabam deixando os restos mortais serem transferidos”, informou.   

Quando retirados dos túmulos, os restos mortais são encaminhados para os ossuários individuais, onde permanecem por dois anos. Se a família não se manifestar, os restos são levados para o ossuário coletivo. “Esta é a última etapa, depois que são despejados no ossuário coletivo não tem mais volta, pois se misturam aos demais”, afirmou a direção.

A convocação para regularização é feita para liberar espaço. “Como já atingimos nossa capacidade máxima e não temos mais terras virgens, a única solução é desocupar os lotes abandonados. Para solucionar este problema, a prefeitura deve construir um novo cemitério”, destacou.

REGULARIZAÇÃO – Para realizar o procedimento, os familiares devem comparecer ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado na Avenida Paulo Coelho, Nº 389, São Vicente, com os documentos pessoais e comprovante de residência do responsável pelo lote, além da certidão de óbito do falecido. (I.S)