Em alusão a campanha nacional Outubro Rosa, o Grupo Folha de Comunicação e a Liga Roraimense de Combate ao Câncer firmaram uma parceria para dar mais visibilidade às formas de prevenção ao Câncer de Mama.
Durante todo o mês de outubro, matérias especiais serão publicadas nas edições do jornal impresso e na web voltadas para o tema. Conforme a diretora comercial do Grupo Folha, Paula Cruz, a ideia principal é chamar a atenção da população sobre o assunto.
“A Folha quer entrar com esse papel social de informar, de esclarecer a população, de alertar, de mostrar como a prevenção sempre é melhor. O que a gente quer é apoiar a Liga e mostrar isso para os nossos leitores”, relatou.
De acordo com a presidente da Liga, Dra. Magnólia Rocha, a instituição sobrevive hoje em dia graças ao apoio da sociedade e dos órgãos públicos e privados. “A maioria da equipe que trabalha com a gente são parceiros antigos, inclusive a Folha. Fico muito agradecida. Todas as publicações são totalmente importantes para promover mais informações à população”, relatou a doutora.
PROGRAMAÇÃO
Conforme a presidente da Liga, a abertura oficial começa nesta quinta-feira, 01, com uma palestra no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). A atividade ocorre às 16 horas.
Durante todo o mês haverá ainda a realização de palestras em vários locais da cidade e todas as unidades básicas de saúde (UBS) e centros de referências estarão mobilizados em prol da campanha, além de pesquisas junto à população para traçar o perfil do câncer de mama na população feminina de Roraima, atividade esta que será desenvolvida em conjunto com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Instituto IFRR.
Este ano, o encerramento do Outubro Rosa ocorrerá no dia 29, na Praça Fábio Marques Paracat, na Avenida Ene Garcês, com a realização de atividades culturais para a população.
OUTUBRO ROSA
Conforme informações do site do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
Com informações de Minervaldo Lopes
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 01.