Cotidiano

Laboratório combate lavagem de dinheiro em Roraima

A tecnologia deverá diminuir o tempo e aumentar a efetividade de investigações que envolvam crimes financeiros

As atividades do LAB-LD (Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro) iniciaram na manhã desta quinta, dia 1°, com uma reunião na Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública de Roraima).

O encontro foi conduzido pelo coordenador do LAB-LD, Fábio Nogueira, que explicou detalhes do funcionamento do laboratório e do Simba (Sistema de Investigação de Movimentação Bancária), software utilizado para identificar delitos que tenham conexão com a lavagem de dinheiro, como possíveis “laranjas” ou outros meios que introduzam o capital ilícito no mercado.

“O Simba é o software muito eficaz na análise de dados, com capacidade para emitir até cinco relatórios diferentes. Irá auxiliar não apenas os órgãos do sistema de Segurança Pública, mas também, outros que necessitarem de apoio técnico especializado sobre o assunto”, ressaltou.

A nova tecnologia deverá diminuir o tempo e aumentar a efetividade de investigações que envolvam crimes financeiros.

Segundo Nogueira, o laboratório está inserido na Rede-Lab [Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia], adquirido por meio de um convênio entre o Ministério da Justiça e a Sesp, montado no Departamento de Inteligência.

O laboratório é uma unidade que atua na análise de dados, especialmente financeiros, tais como quebras de sigilo bancário e fiscal e documentação contábil.

“A ferramenta busca identificar atividades ilícitas, utilizando soluções tecnológicas, metodologia própria e profissionais especializados”, observou.

Para delegada Geral da Polícia Civil, Haydée Magalhães, o laboratório irá viabilizar e dar mais celeridade as investigações.

“O LAB-LD é mais uma ferramenta investigativa que o sistema de segurança do Estado adquire, e que vem reforçar e auxiliar as investigações da polícia civil no que se refere às atividades ilícitas, como tráfico de drogas que tenha relação com lavagem de dinheiro, fortalecendo as provas junto à justiça”, mencionou.

Segundo o secretário Estadual de Segurança Pública, João Batista Campelo, a instalação definitiva do laboratório contra a lavagem do dinheiro em Roraima é um importante avanço para o sistema de Segurança Pública.

“Trata-se de um conjunto de laboratórios de tecnologia instalados no Brasil cuja principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes afins. Proporciona ao Sistema de Segurança utilizar o que há de melhor em tecnologia, como busca inteligente, análise de vínculos e estatística, com analistas capacitados na identificação e no combate aos ilícitos oriundos de lavagem de dinheiro, contribuindo sobremaneira na elucidação dos crimes praticados por organizações criminosas”, disse.

Fonte: Secom-RR