Polícia

Ronda no Bairro lança aplicativo para smartphones

Com o objetivo de aprimorar os meios de comunicação entre a população e o atendimento policial de emergência, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) lançou, na manhã de ontem, o aplicativo para smartphones SOS Ronda, que cria um canal direto entre o cidadão e a viatura que atende a área do solicitante. O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Geotecnologia Cartografia e Planejamento Territorial de Roraima (CGPTERR) da Secretaria de Planejamento (Seplan). 
Conforme o secretário de Segurança Pública, Amadeu Soares, equipes em Boa Vista trabalharam durante dois meses para desenvolver a tecnologia. Um georreferenciamento da cidade foi feito pela CGPTERR, que determinou 60 setores, áreas de atuação do Ronda no Bairro, para poder organizar tudo e transformar em informação para que criasse um aplicativo “simples e eficiente”.
A Folha testou o aplicativo na tarde de ontem. Após fazer o download, disponível gratuitamente na loja do Google Store, o usuário deve abrir o programa e clicar no botão “Localizar-me”. Imediatamente a busca será feita e aparecerá na tela as informações da viatura do Ronda no Bairro mais próxima e telefone de contato.
“O aplicativo localiza a pessoa na posição geográfica dela na cidade e também lhe mostra a viatura que atende àquela área com o telefone. Se o usuário quiser se comunicar com a viatura, basta clicar na janela que tem o número que automaticamente irá chamar para a viatura”, frisou o chefe da CGPTERR, José Barroso.
Para exibir o mapa da localidade, o aplicativo necessita de acesso à internet por celular ou via Wi-Fi para o primeiro acesso. Em alguns casos, os acessos posteriores não necessitam de internet online. “A geolocalização do solicitante pode ser feita com GPS, caso o dispositivo esteja habilitado (modo preferencial). Ele também é feito quando o indivíduo já acessou a primeira vez, mas não tem internet”, disse Barroso.
A versão atual do aplicativo compreende a área urbana de Boa Vista, sendo que em versões futuras constarão outras extensões do projeto Ronda no Bairro. “O aplicativo é bastante simples: utiliza o posicionamento via GPS, o qual a maioria dos celulares tem. Mas ele também pode localizar a pessoa utilizando a triangulação das torres para aqueles que não têm a tecnologia do GPS”, ressaltou.
Lançado há dois dias, o aplicativo foi projetado inicialmente para smartphones com sistema Android, versão 2.2 em diante. A previsão é que  nos próximos dois meses a versão para tablet e iPhone/iOS também seja lançada. “Tem sido um desejo dos usuários, mas a loja da Apple é um pouco mais criteriosa, por isso ainda não está pronto”, enfatizou Barroso.
Somente no primeiro dia foram feitos cerca de 600 downloads e mais de 30 comentários na loja do Google, conforme Barroso. “Tudo isso nos deixou bastante satisfeitos com a receptividade do aplicativo”, ressaltou, destacando que apenas um usuário não gostou. “Ele não conseguiu desenvolver o programa no seu aparelho, mas nós já fizemos o contato com ele por e-mail e estamos resolvendo o problema”.
O aplicativo também permite que o cidadão acione os telefones emergenciais da Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
PM – O comandante da Polícia Militar, coronel Ronan Marinho, destacou que a ideia do aplicativo surgiu devido ao contato dos policiais do Ronda no Bairro com a população, quando foram feitas 7.400 visitas comunitárias ao longo dos 100 dias de implantação do programa. “Vários moradores falaram que tinham dificuldades de acessar a viatura porque o telefone não era da mesma operadora ou coisas do tipo. Nós levamos isso ao comando e eles vêm trabalhando desde então”, frisou.
Para o coronel, o aplicativo trará duas grandes vantagens. “A primeira é evitar trote, quando nós saberemos exatamente quem está nos acionando. E a segunda é melhorar o nosso tempo resposta. Com o Ronda, nós já conseguimos chegar às casas enquanto o assaltante ainda está lá e prendê-lo em flagrante. Com o aplicativo, isso ficará muito mais fácil”, destacou. 
RONDA NO BAIRRO – O programa é uma ação de combate à criminalidade implantada pelo Governo do Estado de Roraima, assegurando à sociedade a prontidão nos atendimentos e ampliação da segurança preventiva.
Lançado em junho deste ano, o programa atende a 58 bairros da Capital, com  carros equipados com telefones móveis que podem receber chamadas da população. (J.L)