Tem jeito, sim!Os seguidos escândalos políticos revoltam, causam repulsa no cidadão de bem e provocam uma sensação de que o Brasil não tem mais jeito. Mas a verdade é que se trata de um momento importante para os brasileiros, sempre acostumados a depositar a confiança em um “herói” ou um personagem criado pela TV, a exemplo de Fernando Collor de Melo criado pela Globo.
Estamos aprendendo a duras penas a fortalecer a nossa democracia, que mal saiu de uma ditadura militar. O brasileiro está tomando consciência de que é preciso entrar para o debate, e não agir com paixão para qualquer que seja o lado. E as redes sociais têm sido o canal para começar a aprender a enxergar as diferentes visões políticas e o comportamento do outro.
A Operação Lava Jato veio para mostrar aos brasileiros que é preciso desratizar o país e se livrar das amarras que tornou o Brasil refém de uma corja que usou a política para enriquecer e alimentar seus esquemas. E o povo reaprendeu a ir às ruas sob a bandeira da indignação, refrigerando os áreas da democracia que em certo momento ficou ameaçado.
Levará tempo para o brasileiro aprender a caminhar com suas próprias pernas na política, mas esse momento é crucial para que tomemos consciência sobre o que ocorre nas entranhas do poder, a exemplo das maiores lideranças políticas tramando por telefone ou na calada da noite em seus gabinetes.
Não seremos mais os mesmos quando tudo isso passar, ainda que essa corja que está no poder consiga frear a Lava Jato ou que os corruptos logo saiam da cadeia para cumprir prisão domiciliar ou mesmo recebam autorização para viver nos Estados Unidos, a exemplo dos irmãos Friboi, autores da delação-bomba que pôs em xeque o governo Temer.
A partir desse momento histórico, o brasileiro foi intimado a se posicionar de alguma forma, mesmo que pela indignação nas redes sociais, e a aprender que não pode mais continuar refém dessa política e sob as armações dos políticos e seus canais de comunicação que manipulam mentes e corações.
A fratura exposta precisa ser reparada por meio da dor que estamos sentindo e pelo que estamos vendo depois de um impeachment armado para que os larápios conseguissem enterrar a Operação Lava Jato. Pode levar uma geração, mas o Brasil vai conseguir dar um passo importante para a faxina moral e a desratização da política.