Cotidiano

Roraima ainda é terra de migrantes

Com uma população pequena, agora conseguimos chegar a um pouco mais de meio milhão de habitantes, boa parte vinda de outros estados

Estado com menor número de habitantes do Brasil, Roraima chega aos 27 anos de emancipação política, nesta segunda-feira, dia 05 de outubro, com população estimada em 505.665 habitantes, segundo estimativa deste ano divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O próprio instituto aponta projeções de que o Estado deverá chegar aos 584.261 habitantes em dez anos, em 2025. Em 2030, cinco anos depois, serão 618.057 pessoas habitando o Estado.   

A tabela da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) relativa ao ano de 2013, quando a população era de 491 mil habitantes, mostra números que representam as pessoas que moram aqui no Estado, mas que nasceram em outros estados e até de outros países. No total, a pesquisa revela que 222 mil pessoas escolheram Roraima para viver.

O Estado do Maranhão é disparado o que mais apresenta números de migrantes. Segundo a pesquisa, são 85 mil. Depois aparecem os estados do Pará com 32 mil, Amazonas com 24 mil, Ceará com 17 mil, o Piauí com 8 mil e o Rio Grande do Sul com 5 mil. Estes são os estados que mais enviaram pessoas para Roraima.

Outros dados que chamam a atenção são os estados de Alagoas e Espírito Santo, além do Distrito Federal, os únicos que apresentaram números inferiores a mil habitantes e aparecem com zero na pesquisa, já que os números da variável divulgada se apresentam em população residente (por mil pessoas).    

Segundo o técnico em Informações Geográficas e Estatísticas e chefe da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações da Unidade Estadual do IBGE em Roraima, Liezer Hernandez Pino, os valores desta tabela foram reponderados com base na Projeção da População do Brasil e das Unidades da Federação – Revisão 2013, por sexo e idade. Estimativas da população dos municípios, utilizando a tendência de crescimento dos municípios 2000-2010. (R.R)