Estado com menor número de habitantes do Brasil, Roraima chega aos 27 anos de emancipação política, nesta segunda-feira, dia 05 de outubro, com população estimada em 505.665 habitantes, segundo estimativa deste ano divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O próprio instituto aponta projeções de que o Estado deverá chegar aos 584.261 habitantes em dez anos, em 2025. Em 2030, cinco anos depois, serão 618.057 pessoas habitando o Estado.
A tabela da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) relativa ao ano de 2013, quando a população era de 491 mil habitantes, mostra números que representam as pessoas que moram aqui no Estado, mas que nasceram em outros estados e até de outros países. No total, a pesquisa revela que 222 mil pessoas escolheram Roraima para viver.
O Estado do Maranhão é disparado o que mais apresenta números de migrantes. Segundo a pesquisa, são 85 mil. Depois aparecem os estados do Pará com 32 mil, Amazonas com 24 mil, Ceará com 17 mil, o Piauí com 8 mil e o Rio Grande do Sul com 5 mil. Estes são os estados que mais enviaram pessoas para Roraima.
Outros dados que chamam a atenção são os estados de Alagoas e Espírito Santo, além do Distrito Federal, os únicos que apresentaram números inferiores a mil habitantes e aparecem com zero na pesquisa, já que os números da variável divulgada se apresentam em população residente (por mil pessoas).
Segundo o técnico em Informações Geográficas e Estatísticas e chefe da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações da Unidade Estadual do IBGE em Roraima, Liezer Hernandez Pino, os valores desta tabela foram reponderados com base na Projeção da População do Brasil e das Unidades da Federação – Revisão 2013, por sexo e idade. Estimativas da população dos municípios, utilizando a tendência de crescimento dos municípios 2000-2010. (R.R)