O SUÍCIDIO NÃO É A SOLUÇÃO! – Dolane Patricia*Ler… De todas as experiências, ainda é a mais fascinante! No entanto, gostaria de escrever, hoje, algo que vai além do poder das palavras.
O ser humano é como uma caneta ambulante que pode escrever sua própria história, história essa, onde cada vez que você ajuda alguém, você marca um gol contra no campo de egoísmo que existe em cada um, pois, “nenhuma história humana é escrita sem a presença de uma ou duas mãos amigas que se estendem em nossa direção.”
O egoísmo humano muitas vezes faz com que nossos olhos sejam fechados para as necessidades dos outros. E nesse sentido, um assunto que tem sido muito comentado atualmente e inquietado o coração de muitos, é o suicídio!
A revista Veja on line noticiou recentemente que Chris Cornell, vocalista do Soundgarden, se matou no final de maio e que Chester Bennington, do Linkin Park, tirou a própria vida da mesma maneira, por enforcamento, e no dia do aniversário do amigo, em cujo funeral Bennington cantou Hallelujah, o clássico de Leonard Cohen.
O site menciona também que, no fim de maio, ainda sob o impacto do suicídio de Chris Cornell, Chester Bennington fez uma carta aberta para ele, em que dizia que não conseguia “pensar num mundo” sem o amigo. Os dois ainda tinham em comum uma relação problemática com álcool e drogas.
Trago aqui uma visão mais otimista da vida! Vamos refletir juntos nas palavras que ouvimos primeiramente de Deus quando Ele se expressa através do salmista Davi, uma das mais belas frases de consolo: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal nenhum.” E continua em outro momento: “Mil cairão ao seu lado, e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido!”
Já li que “ninguém pode brilhar no palco do mundo se não brilhar no palco da sua inteligência.” É uma frase do escritor Augusto Cury, que também traz outras brilhantes colocações sobre a importância de sermos autores de nossa própria história.
Em alguns momentos da vida, deixamos de enxergar o nosso objetivo e deixamos ser controlados por nossas emoções, traumas, e decepções. No entanto, o cérebro humano, que é uma espécie de conjunto de neurônios, na verdade é o que compõe a nossa mente, muitas vezes chamada simbolicamente de “coração”, como se fosse lá que brotassem todos os sentimentos, mas é apenas um órgão do corpo que pode ser controlado, por nós, por Deus…
Não é no coração que residem os sentimentos, se assim fosse, num transplante de coração seria transportada também toda sua memória. Tudo está na mente, mente esta, que é alimentada pelo que se ouve se vê, se come, bebe, ou “cheira”, por isso é muito importante cultivar bons hábitos!
No que tange ao suicídio, os números assustam. Segundo o jornal Folha de Boa Vista, números apontam o Brasil em oitavo lugar em suicídio no mundo e Roraima está em segundo lugar no ranking brasileiro de morte por suicídio, atrás apenas do Rio Grande do Sul. O perfil das vítimas, na maioria dos casos, trata-se de jovens de 15 a 30 anos do sexo masculino.
O jornal ainda a aponta a depressão como a principal doença que induz a vítima a tirar a própria vida. A propósito, o Suicídio é um problema que precisa ser discutido sem tabus. É preciso acabar com essa ideologia de que depressão é frescura. Na verdade é uma doença que precisa ser tratada com profissional, ajuda da família e uma busca mais árdua da presença de Deus.
Em muitos momentos da vida, alguns problemas nos afligem de tal forma, que achamos não ser possível prosseguir. Muitas pessoas se escondem dentro de um quarto escuro, lamentando sua própria existência. Isso se torna mais intenso quando o quarto escuro é o seu próprio mundo, onde se esconde os sentimentos mais profundos.
Você é o autor da sua história e ela pode ser reescrita. Assim, precisamos sair da plateia, onde muitas vezes contemplamos a suposta felicidade dos outros e esquecemos-nos de viver nossa própria história no espetáculo da vida.
Lembre-se: Os dias são como folhas que caem da árvore da vida, podendo ser bonitas, podendo ser feias, dependendo sempre de cada um de nós. Porque colhemos o que plantamos.
Não podemos continuar na plateia e nos esconder do palco da existência! O suicídio aparentemente acaba com a dor, mais causa cicatrizes enormes, que talvez nunca serão fechadas, no coração daqueles que nos amam.
O líder do Linkin Park tinha 41 anos de idade, era casado e pai de seis filhos.
O psiquiatra e escritor Augusto Cury certa vez escreveu as seguintes palavras: “Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível. E Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e precisamos entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” (sic)
Quando você sentir vontade de desistir, levante a cabeça, lute! E grite bem alto: “Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: não tenho medo de vivê-la!”.
*Advogada, juíza arbitral, mestranda em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR Acesse dolanepatricia.com.br WhatsApp: 9111-3740.
Sob os olhos dos outros – Afonso Rodrigues de Oliveira*“São os olhos dos outros, e não os nossos, que nos arruínam. Se o mundo inteiro, menos eu, fosse cego, não me importaria com roupas finas e bela mobília.” (Benjamin Franklin)Na verdade não somos tão livres assim. Vivemos mais sob o olhar dos outros do que sob nós mesmos. E não podemos fugir dessa prisão social. Mas devemos ser mais comedidos em nossas ações em nosso comportamento. Quando nos achamos muito independentes podemos estar sob o rebenque dos olhares que nos miram. É o nosso comportamento que nos diz quem realmente somos. Então vamos ser mais comedidos com nossa presença. Na maioria das vezes pensamos estar sendo o foco da atenção para o que pensamos ser, e estamos apenas mostrando que somos o que somos. E nem sempre somos o que pensamos que somos.
A simplicidade é ponto culminante para o sucesso. Você não precisa dizer quem você é; basta mostrar isso com sua presença. Afinal são os olhos dos outros que vão ver você, e não os seus. Mais importante do que seu espelho material posto na parede, é seu espelho interior. É nele que você vai se ver no que você realmente é. Simples pra dedéu.
Fale menos e errará menos. Vivi décadas com uma mulher tão simples quanto sábia na sua simplicidade. Com pouca instrução e com muita sabedoria. Ouvi-a muitas vezes falar conosco, quando exagerávamos nas discussões: “Quem muito fala, muito erra.” Só depois de adulto aprendi, porque entendi, que o bom conversador não é o que fala mais, mas o que ouve mais. Que aprendemos mais com o que ouvimos do que com o que dizemos. E quando dizemos devemos ser comedidos no falar. Sobre tudo no ritmo da seriedade social.
Sempre que estiver caminhando para o acelerado da empáfia lembre-se de que está sendo julgado pelos olhos dos outros e não pelos seus. A simplicidade tem um papel importantíssimo no seu comportamento. Ao contrário do que você teme, ela vai ajudá-lo a alcançar a atenção que você realmente merece, sob os olhos dos que o observam. Preocupe-se mais com o que os outros veem em você e não na roupa que você veste ou no anel brilhante que você usa, ou no seu exibicionismo chamativo. Seu valor deve estar em você e não no que você possui ou exibi. Valorize-se em você mesmo com simplicidade. Ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer de você o que você realmente merece ser. Não se esqueça de que somos todos iguais nas diferenças. E as diferenças só nós as vemos. O que nos dirige para a igualdade, dependendo do nosso grau de racionalidade, não importando os altos e baixos. Cuidado com os olhos dos outros, valorizando-se apenas no que você é. Pense nisso.
*[email protected] 99121-1460