Política

Autoridades são agraciadas com medalha do Forte São Joaquim

Duas autoridades religiosas, uma católica e uma evangélica, e uma autoridade militar foram os condecorados

A governadora Suely Campos (PP) fez a entrega da Medalha Ordem do Mérito Forte São Joaquim a três autoridades, na manhã de ontem, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. A homenagem faz parte das comemorações dos 27 anos de Roraima e trata-se da mais alta distinção concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido pelos seus méritos excepcionais ou pelos relevantes serviços prestados.

Foram homenageados com a entrega da Medalha do Forte São Joaquim, o Coronel Filgueira Filho, o presidente da Assembleia de Deus de Roraima, pastor Isamar Pessoa Ramalho, e o bispo da Diocese de Roraima, Dom Roque Paloschi. O governador do Estado do Amazonas, José Melo de Oliveira, também estava na relação dos condecorados, mas não pôde comparecer à solenidade.

Em seu discurso, Suely Campos ressaltou que as condecorações são em reconhecimento ao trabalho realizado pelos escolhidos no engrandecimento do Estado.

“Estamos reconhecendo valores de pessoas que trabalham pelo nosso Estado”, disse, ao apontar os principais méritos de cada um dos homenageados. “O bispo Dom Roque é dedicado às causas humanitárias e sempre disposto a atender toda a comunidade roraimense”. Também religioso, o roraimense Pastor Isamar, para a governadora, representa o trabalho de evangelização realizado pela Igreja Assembleia de Deus, dedicado às ações sociais e humanitárias, que neste ano completou um século de criação.

O apoio para o desenvolvimento do Estado, em especial estradas e pontes, foi o que a governadora ressaltou como destaque para a homenagem ao coronel Filgueira. “Esses homens do Exército Brasileiro ajudaram a tirar Roraima do isolamento com a abertura da BR-174”, disse.

A Ordem do Mérito Forte São Joaquim foi instituída pelo Decreto nº 308, de 20 de março de 1990 e chama-se Ordem do Mérito Forte São Joaquim, devido ao Forte São Joaquim ser o marco inicial do povoamento e efetivo desenvolvimento do território mais ao Norte do Brasil, resultando no surgimento do Estado de Roraima.

A Ordem do Mérito Forte São Joaquim é constituída de cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A Grã-Mestra da Ordem do Mérito Forte São Joaquim é a governadora do Estado de Roraima, Suely Campos, assistida por um conselho que é presidido por um Chanceler.

HOMENAGEADOS – Coronel José Fernandes Filgueira Filho, comandante do 6º BEC, é oficial superior do Exército Brasileiro da Arma de Engenharia, atuando há cinco anos no Estado de Roraima, assumiu o comando do 6º BEC em 17 de janeiro de 2014. O BEC tem sua história ligada ao desenvolvimento de Roraima, sendo o primeiro Batalhão a se instalar no Estado participando da implantação da BR-401 e da BR-174.

Pastor Isamar Ramalho é dirigente da Assembleia de Deus de Roraima, formado em Direito e Teologia, descendente de família pioneira e o primeiro pastor roraimense a assumir a presidência da Assembleia de Deus no Estado. Assumiu a condução da igreja em 1998, sendo o 11º dirigente da entidade em seus 100 anos de atuação em Roraima onde atua há 17 anos.

Dom Roque Paloschi, bispo da Diocese de Roraima, é natural do Rio Grande do Sul, foi ordenado padre em 1985 e ordenado bispo em 2005. É o oitavo bispo diocesano de Roraima e eleito este ano presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). (R.R)