Cotidiano

Resultado da eleição sai na quinta-feira

Em Boa Vista, foram 54 candidatos concorrendo a 15 vagas de conselheiro tutelar, com salário de R$ 2,1 mil

A primeira eleição unificada para o Conselho Tutelar de todo o país ocorreu neste domingo, dia 04. A votação foi realizada simultaneamente em todas as cidades brasileiras e sob as mesmas regras gerais. Em Boa Vista, serão eleitos 15 conselheiros. O resultado oficial do pleito será divulgado no Diário Oficial do Município de quinta-feira, dia 08.

Apenas os municípios de Uiramutã, Nordeste do Estado, e São Luiz do Anauá, região Sul, não elegeram os seus conselheiros porque as eleições foram canceladas pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Estado de Roraima, sob a justificativa de que perderam o prazo do lançamento do edital. Nestes locais serão definidas novas datas para o processo.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Gestão Social, em Boa Vista 54 pessoas se candidataram para concorrer a uma das 15 vagas para conselheiro e 10 para suplente, sendo 23 mulheres, o que representa 42% do total de candidatos. Os cinco primeiros colocados terão direito de escolher a lotação. Os demais serão lotados por decisão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os conselhos de Boa Vista ficam no Centro, bairro Buritis e bairro Pintolândia, ambos na zona Oeste. A remuneração de um conselheiro é de R$ 2,1 mil. Para cada Conselho Tutelar foram eleitos cinco candidatos mais votados e seus respectivos suplentes. O mandato é de quatro anos e é permitida apenas uma recondução.

Os candidatos tiveram que passar por quatro etapas para assumir o cargo. A primeira foi uma análise curricular, a segunda etapa foi uma prova escrita e a terceira a eleição. Os eleitos ainda terão que passar por uma capacitação de 40 horas e, somente após essa etapa, estarão aptos para serem empossados na função de Conselheiros Tutelares no dia 10 de janeiro de 2016.