De acordo com uma denúncia anônima feita para a Folha, há vários dias os internos do Centro Socioeducativo (CSE), localizado na região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, vêm tentando fugir do local fazendo buracos no muro daquela unidade. Conforme as informações repassadas, ontem pela manhã estava havendo falta de agentes. Por plantão ficam de três a quatro agentes. “A direção não toma providências, por isso os infratores tentam a fuga”, destacou.
De acordo com o denunciante, no lugar fica apenas um policial militar fazendo a segurança na parte externa. “Como os internos sabem disso, aproveitam e tentam a fuga. Geralmente, eles ficam 30 dias sem participar de atividades internas no Centro”, frisou ao complementar que os adolescentes pedem a saída da diretora da unidade.
O denunciante disse também que as tentativas de fuga acontecem quase todos os dias e que o governo tem conhecimento da situação, mas que não toma providências. “Hoje mesmo, alguns infratores tocaram fogo em alguns colchões, revoltados com a situação do local. Isso tem sido constante”, frisou. Os próprios agentes apagaram o fogo dos colchões e não acionaram o Corpo de Bombeiros.
GOVERNO – A Folha entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) para verificar a respeito da denúncia. Em nota, o governo afirmou que, na noite de segunda-feira, 5, um menor tentou fugir do local fazendo um buraco no muro, mas que agentes sócio-orientadores ouviram o barulho e conseguiram interceptar o interno.
Conforme o governo, o adolescente foi levado para a Central de Flagrantes, no 5º Distrito de Polícia (DP), para ser comunicado o caso e o envolvido deve cumprir sanções disciplinares. Informou ainda que nenhum infrator conseguiu fugir do local. (T.C)