Cotidiano

UERR se prepara para escolher reitor

Depois que a Justiça cancelou a eleição para reitor no ano passado, UERR prepara novo processo eleitoral

A Universidade Estadual de Roraima (Uerr) está se preparado para a eleição que irá escolher o novo reitor, que deve ocorrer no dia 06 de novembro. A homologação das inscrições está prevista para hoje. A partir desta etapa, a Comissão Eleitoral dará início à campanha acadêmica. O pleito foi anulado por decisão da Justiça, no ano passado.

O mandado de cada gestão universitária é de quatro anos, quando um novo processo eleitoral é aberto. Somente servidores em efetivo exercício de suas funções e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação podem votar.

A presidente da Comissão Eleitoral, a professora Laurinete Rodrigues, disse que o processo eleitoral foi iniciado com o lançamento do edital no dia 25 de setembro. Depois disso, foi lançada a programação com data de impugnação do edital, mas não houve nenhum pedido de retificação. “Agora, a comissão vai analisar as candidaturas. Caso haja só uma inscrição de chapa, está previsto no edital que retomaremos o Conselho Universitário [Conuni] para opinar sobre que procedimento devemos tomar em relação à continuidade do pleito, como estabelecimento de novos prazos ou como devemos agir”, explicou.

A homologação das inscrições depende de uma série de requisitos previstos em edital, a exemplo de documentos exigidos para manutenção do posto de reitor, como Certidão de Nada Consta emitidos pela Justiça Estadual e Justiça Federal, declaração de que os candidatos se dispõem a exercer o mandato de reitor e vice-reitor em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, currículo e plano de trabalho da chapa.

Alguns entraves fizeram com que a instituição prolongasse a tentativa de organizar a seleção de candidatos a reitor. “Esse processo iniciou-se no ano passado, então, já houve algumas normativas. A comissão está tentando fazer uma eleição transparente para não termos problemas. O ideal é que as chapas que se candidataram tenham suas ações definidas”, disse a presidente da comissão eleitoral.

“Depois da homologação, vamos fazer a divulgação das chapas inscritas e, dos dias 9 a 13 de outubro, as chapas vão apresentar recurso, se houver problemas. Senão, depois disso, faremos a homologação final. Em seguida, a ordem das chapas será definida para saber quais os respectivos números. A campanha será iniciada no dia 09, sexta-feira. A eleição está prevista para o dia 06 de novembro. Esperamos que seja o mais democrático possível”, frisou Laurinete Rodrigues.

ELEITORES – Conforme estabelecido em edital, compõem o Colégio Eleitoral o docente ativo e efetivo da UERR em atividade de suas funções ou ocupante de cargo ou função da estrutura administrativa; o técnico administrativo ativo e efetivo, em atividade de suas funções; e o discente regularmente matriculado nos diversos cursos de graduação e pós-graduação, com oferta regular, oferecidos e ministrados pelo estabelecimento de ensino superior.

De acordo com o cronograma anexo no edital, o resultado final será divulgado no dia 17 de novembro, com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), para, em seguida, o Conuni fazer encaminhamento de posse, que será realizada pela governadora Suely Campos (PP).