Cotidiano

IFRR busca parceria para implantar polos em áreas indígenas

Instituto tem o objetivo de ampliar sua área de atuação no Estado, em especial em áreas de difícil acesso como as regiões de mata

Para ampliar sua área de atuação no estado, em especial em áreas de difícil acesso como as regiões de mata onde há população indígena, o Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR) busca parcerias para implantar polos nessas áreas.

Uma das instituições que foi contatada esta semana pelo IFRR foi a Aeronáutica. O reitor do Instituto, professor Ademar de Araújo Filho, esteve no Comando-Geral da Base Aérea de Boa Vista para apresentar os cursos oferecidos em todas as unidades do IFRR e destacar uma das prioridades da unidade de ensino que é “ocupar, de forma estratégica, as fronteiras de Roraima, levando em consideração suas especificidades, principalmente nas áreas indígenas”.

“Temos a necessidade de ocupar esses espaços e, por isso, precisamos do apoio logístico de instituições como a Base Aérea tanto para o transporte de material e equipamento quanto para a garantia da segurança, pois também transportaremos recursos humanos, que serão utilizados na estruturação dos polos onde funcionarão os cursos”, explicou o reitor.

Diante das necessidades listadas, o comandante esclareceu que há possibilidade de atender à reivindicação. No entanto, o atendimento fica condicionado à oficialização do pedido ao Ministério da Defesa pelo Ministério da Educação (MEC). “Havendo um acordo formal entre os ministérios, não mediremos esforços para atendê-los e teremos o maior prazer em cumprir mais essa importante missão”, enfatizou o coronel.

CONTRAPARTIDA
Como possibilidade de ampliar a parceria entre as duas instituições, o reitor explicou que o IFRR se disponibiliza a oferecer cursos para os soldados da Base Aérea que tenham interesse em capacitar-se nas modalidades Formação Inicial e Continuada (FIC) e Rede Certific. Demonstrando interesse na proposta, o comandante se comprometeu a fazer um levantamento de demanda, por meio de equipe de capacitação, e apresentar ao IFRR as respectivas áreas de interesse.

Em contrapartida, o comandante da Base Aérea disponibilizou as instalações da área de saúde corporação – consultórios médicos e odontológicos, ambulatório e laboratório – como espaços pedagógicos para o estágio dos alunos dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Análises Clínicas do Campus Boa Vista Centro.

OUTRAS PARCERIAS
O IFRR possui diversas experiências exitosas com o estabelecimento de parcerias para formações específicas. Uma delas foi o Curso de Formação de Sargentos e Técnico em Segurança do Trabalho, ofertado a alunos do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima em 2011, no qual foram capacitados 28 sargentos.

Outra importante parceria, firmada com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), também em 2011, capacitou 35 profissionais no Curso Técnico em Radiologia e mais 25 profissionais em Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Já a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação (Smec) proporcionou a formação de vários servidores nos Cursos Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Gestão Pública.

Já está em andamento a elaboração do convênio que deve ser firmado, nos próximos dias, com o 7.° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) para capacitar soldados em diversas áreas técnicas.

Fonte: IFRR