Cotidiano

Unidade de Acolhimento será inaugurada este mês em Boa Vista

A direção do Centro anunciou a chegada de mais um local de atendimento aos pacientes com transtornos mentais, durante o encerramento das comemorações da Semana Mundial da Saúde Mental

Durante o encerramento das atividades em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, o diretor do Centro de Atenção Psicossocial III, Renato Amaral, informou à Folha que está prevista para o final deste mês a inauguração de mais uma unidade de saúde voltada para atender os pacientes portadores de transtornos mentais.

A novidade é que a Unidade de Acolhimento que será implantada no Estado será utilizada para receber àqueles pacientes que precisam de um maior tempo para tratamento. Segundo o diretor, como em Roraima ainda não existe a Residência Terapêutica, os pacientes internados no bloco C, do Hospital Geral de Roraima (HGR), além dos que moram no Caps III serão os primeiros a ocupar os 16 leitos da nova unidade.

“Então este ano, no mês que se comemora o Dia Mundial de Saúde Mental teremos a inauguração que vejo como muito positiva, não só para os usuários desses dispositivos, mas para a sociedade roraimense”, comemora o diretor.

A conversa com a reportagem aconteceu durante o almoço de encerramento das comemorações da semana da saúde mental, que foi realizada pelo Centro. Uma feijoada foi servida para os pacientes e funcionários da unidade.

Uma feira de peças artesanais, produzidas pelos próprios pacientes durante o tratamento terapêutico, também estava acontecendo no local. Para comemorar o 10 de outubro, dia mundial da saúde mental, o Caps III realizou diversas atividades com pacientes.

Os usuários do Centro fizeram, além das oficinas terapêuticas, houve visitas de familiares e da sociedade para conhecer o  funcionamento do Caps e atividades extra muro. “Os pacientes fizeram passeios no Parque Anauá, tiveram um dia de lazer na piscina da Associação dos funcionários da Caixa e a feira para vender seus produtos artesanais”,

O Caps III funciona desde fevereiro numa casa, na avenida Ene Garcez, com atendimento 24 horas. Antes, os pacientes eram atendidos na Unidade de Saúde Mental, onde é oferecido apenas a parte ambulatorial, que é feita aos pacientes de transtorno mental considerado leve.

Para o funcionamento de 24 horas do Caps III, a unidade reúne cerca de 70 profissionais de diversas áreas como médicos psiquiatras, clínicos, psicólogos, artesãos, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem enfermeiro, pedagogo, farmacêutico, pessoal da limpeza e do administrativo.