Bom dia,

REUNIÃOAmanhã, quinta-feira, 22, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, vem a Roraima fazer uma reunião política do partido, onde será confirmada a pré-candidatura da governadora Suely Campos a reeleição. O evento político será realizado no Cenarium, às 9h30. A expectativa dos correligionários da governadora é atrair para o encontro especialmente lideranças políticas locais que apoiam sua candidatura. Questionados sobre o local da reunião, pequeno e longe do Centro da cidade, os organizadores disseram à Parabólica que outro pré-lançamento será feito brevemente, e aí sim, com participação popular.

REAFIRMARA vinda do presidente nacional do PP, para uma reunião do partido em Boa Vista, tem o significado político, segundo correligionários da governadora, de reafirmar a pré-candidatura à reeleição de Suely Campos utilizando o número 11, simbolicamente muito identificado ao seu grupo político. Eles dizem que fica demonstrada a importância dessa disputa para o partido no cenário nacional. O senador Ciro Nogueira tem dito em alto e bom som que manter o PP no Governo em Roraima é uma prioridade dos progressistas.

MINISTROOutro pepista de peso que estará em Roraima para prestigiar a governadora Suely Campos é o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Em Roraima, ele inaugura também amanhã, a estação elevatória de esgoto localizada no bairro Raiar do Sol. A obra faz parte da expansão da rede de esgotamento sanitário da capital, financiada com recursos do Ministério das Cidades. É o segundo ministro do governo Temer a visitar o Estado em menos de uma semana para inaugurar obras.

POSSÍVELVez por outra, é possível ouvir nos bastidores e corredores da Assembleia Legislativa notícias que dão conta de que nem todos os 12 deputados estaduais que compõem a base de apoio da governadora Suely Campos estarão dispostos a apoiá-la nas próximas eleições. Se alguém decidir perguntar a cada um deles sobre essa possibilidade, por certo, receberá uma resposta desmentindo. Contudo, as poderosas antenas da Parabólica já detectaram sinais de que pelo menos quatro deles dizem que ainda estão analisando o quadro. Se fizerem “for out”, o rumo será Anchieta Júnior (PSDB).

PRESENTESFontes da Parabólica garantem que apesar da indecisão desses quatro parlamentares quanto ao apoio à reeleição da governadora Suely Campos até o final do pleito, todos deverão estar presentes à reunião do PP, amanhã no Cenarium. Até junho, mês de realização das convenções, tem muita água por rolar, sendo possível usufruir um pouco dos bônus de ser governo e, no momento mais apropriado se livrar do ônus, que, aliás, todo candidato tem, de fazer campanha para a governadora. Quem viver verá.

SERÁ?Outro bochicho que anda circulando no meio político local é o possível apoio do PR; de Luciano Castro, Édio Vieira e Remídio Monai à candidatura do ex-governador tucano Anchieta Júnior (PSDB). Eles foram alimentados pela ausência tanto do notório senador Romero Jucá (MDB), quanto da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) -pré-candidata declarada ao governo-, nas festas de inauguração de obras na BR-401 e BR-432, presididas pelo ministro dos Transportes, Portos e Aeroportos, Maurício Quintella, que é filiado do PR. A fonte de informação diz, por exemplo, que Édio Lopes estaria disposto a manter seu histórico alinhamento com Jucá, mas não apoiaria Teresa Surita ao governo.

REAÇÃOFaz muito tempo que dissemos cá da Parabólica que o Governo Federal estava deixando muito o tempo passar, e que o agravamento da situação dos venezuelanos em Roraima, vivendo na miséria, poderia resultar em violência, inclusive na invasão de casas e estabelecimentos comerciais por pessoas em busca de comida. Quase nada foi feito, a violência está apenas começando, e com ela a reação da população local que começa a protestar, ainda pacificamente, contra a situação de balbúrdia que tomou conta do Estado. É uma pena, tem muita gente que procura ajudar para minorar a situação dessa gente tangida pelo governo de Nicolás Maduro.

CÉDULA COs servidores públicos que querem declarar Imposto de Renda continuam tendo dificuldade em ter acesso à cédula C, que ainda não está disponível no site do Governo de Roraima. Eles reclamam que não foi divulgada uma data certa para que o documento fosse disponibilizado, e informam que a página que foi colocada para consulta do documento não está abrindo no site.

VÃO TER 1Presente à reunião da executiva nacional do MDB, que decidiu pela dissolução do diretório regional de Pernambuco, o deputado federal Jarbas Vasconcelos, figura histórica do partido, chamou a deliberação de “ato de truculência e arbitrariedade” por parte do senador Romero Jucá (RR), presidente nacional da sigla. “Não faço parte da executiva do partido, mas fiz questão de estar ao lado de Raul na reunião de hoje para acompanhar de perto esse ato de truculência e arbitrariedade por parte de Romero Jucá”.

VÃO TER 2“Isso nunca aconteceu na história do MDB”, disse Jarbas. O parlamentar disparou contra Jucá e disse que continuará, ao lado de Raul Henry, atual presidente do partido em Pernambuco, “brigando e lutando”. “Esse ato de violência e antidemocrático são as marcas da era Jucá à frente da legenda. Vou junto com Raul continuar brigando e lutando. Eles queriam briga e agora vão ter”, completou Jarbas Vasconcelos. CITADOO livro “Lobby Desvendado: Democracia, Políticas Públicas e Corrupção no Brasil Contemporâneo” (Editora Record, 392 páginas), que traz discussões sobre as relações entre entes públicos e privados, tem um trecho citando um senador de Roraima. A obra fala do depoimento de delação premiada do ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira Odebrecht, Cláudio Melo Filho. Em delação premiada, ele revelou todo o esquema de pagamento de propina pela empreiteira.