Cotidiano

Comércio da Capital tenta driblar a crise

Atraso no pagamento dos servidores estaduais foi um dos motivos pelo qual o comércio estava apreensivo até sexta-feira

A poucos dias do Dia das Crianças, o comércio boa-vistense sente os reflexos da crise econômica que assola o País. De acordo com um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 41,2% dos consumidores afirmaram que deverão gastar menos com presentes.

Não diferente do que se vê nas outras capitais, o comércio boa-vistense também enfrenta momentos de turbulência. Além da ampla concorrência proporcionada pela vinda de shoppings, o atraso no pagamento dos salários dos servidores estaduais, que foi efetuado ontem, também foi um dos fatores responsáveis pela baixa procura por presentes.

“As pessoas ainda não estão comprando de imediato. A gente tem alguns clientes que optam por comprar com antecipação. Mas, por conta desse problema, é bem provável que muitos deixem para comprar de última hora”, comentou a comerciária Bianca Pereira.

Vendedora de uma loja no Centro, ela disse que é comum os clientes deixarem para procurar presentes às vésperas da data. Resolvido o pagamento dos servidores, já que o Estado é responsável por movimentar mais de 50% da economia local, ela acredita que as vendas este ano serão promissoras.

Para ajudar os clientes mais atrasados, a loja vai manter atendimento ao consumidor o dia todo neste domingo. “Como o feriado é na segunda-feira, é bem provável que o movimento de consumidores ocorra neste sábado e no domingo, podendo haver gente comprando na segunda, no período da noite. No domingo, que geralmente é um dia que o comércio não registra tanto movimento, nós manteremos as portas abertas, sem previsão de horário para fechamento”, ressaltou a vendedora.

OPÇÕES – A lista de opções é variada, com destaque para os brinquedos dos super heróis, pelúcias da série infantil e bonecas de filme. A variação de preços de bonecos, por exemplo, pode variar da peça individual, vendida por R$ 69,99. O conjunto com cinco personagens sai por R$ 369,99.

“Para os meninos, a procura é bem grande pelos Vingadores e carrinhos da marca Hot Weels. Já para as meninas, os brinquedos do filme Frozen, da Peppa e os brinquedos são os que costumam a sair mais”, frisou a vendedora.

SHOPPINGS – A expectativa também é a mesma para os shoppings da capital, que esperam um crescimento no fluxo de consumidores. Os clientes que comprarem nas lojas do estabelecimento ganham descontos na compra e ingresso para o show infantil da dupla Patati & Patata, previsto para o feriado do dia 12.