Cultura

Inscrições para Filmes Documentários terminam nesta terça-feira

Cada filme receberá R$ 230 mil reais e os títulos serão produzidos até maio de 2016. Confira os critérios

O Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem como objetivo aproximar a produção independente audiovisual brasileira e a televisão aberta e fechada, com o intuito de colaborar para o desenvolvimento de um acervo audiovisual inédito, bem como alavancar o esporte por meio de difusão e divulgação das modalidades e sua prática pela população.

A abertura das inscrições para o concurso, que fará seleção de sete novos documentários de 26 minutos aconteceu semana passada.

Este ano serão duas formas de seleção devido aos recursos advindos de fontes diferentes dos patrocinadores, sendo Lei Rouanet e pela Lei do Audiovisual (art. 3º A).

O edital 2015 selecionará três novos documentários. Outros quatro curtas serão escolhidos a partir do banco de projetos das edições anteriores.

Cada filme receberá R$ 230 mil reais e os títulos serão produzidos até maio de 2016. 

Qualquer produtora de vídeo brasileira cadastrada na Agência Nacional de Cinema (Ancine) pode concorrer (inscrições até 13 de outubro de 2015, pelo site www.memoriadoesporte.org.br.

Os sete contemplados serão anunciados no dia 13 de novembro.  

O projeto

Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem patrocínio de Petrobras, EBrasil Energia (Centrais Elétricas de Pernambuco – Epesa) e ESPN Brasil, com apoio da Secretaria do Audiovisual do MINC, Cinemateca Brasileira e da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV).

O projeto, cuja continuidade está assegurada até a Olímpiada do Rio de Janeiro, em 2016, pretende chegar à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 40 títulos.

Esse importante acervo audiovisual olímpico será objeto de exibição em canais de TV aberta e por assinatura, e também em mostras especiais além de ter DVDs distribuídos em escolas e bibliotecas públicas.