Cotidiano

Roraima registra aumento no número de acidentes de trânsito

De acordo com o Detran, no primeiro semestre deste ano o número de acidentes de trânsito em Roraima sofreu aumento de 19%

Mesmo com as intensas campanhas de conscientização e maior rigor da fiscalização, o número de acidentes em Roraima ainda é preocupante. Conforme o setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de janeiro a junho desse ano, o número de acidentes de trânsito sofreu um aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a autarquia, no primeiro semestre desse ano, foram contabilizados 2.342 acidentes em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, foram registrados 1.966. Apesar disso, houve diminuição de mortes no trânsito. No primeiro semestre de 2014, foram totalizadas 95 mortes, e em 2015, foram 85 mortes. Uma queda de 10,5% no número de óbitos.

Vale destacar que no final do mês passado, órgãos de segurança deflagraram a operação Zero Álcool e Fronteira Segura, que resultou na realização de mais de 3 mil abordagens, sendo 1.255 em veículos e 1.750 em condutores, passageiros e pedestres.

Segundo o Detran, foram detectadas, na operação, uma série de irregularidades, resultando na remoção de 51 veículos por irregularidades em documentação ou infrações ligadas à ingestão de bebida alcoólica. Quarenta e três pessoas foram conduzidas à delegacia, das quais 15 presas em flagrante. A ação resultou ainda na apreensão de drogas e armas de fogo.

Levando em conta as circunstâncias em que ocorrem os acidentes, a Direção de Segurança no Trânsito do Detran avalia que o aumento no número de acidentes é devido à falta de sinalização nos cruzamentos, condutor sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uso de alta velocidade, alcoolemia, entre outros fatores.

“Estamos trabalhando com a educação e fiscalização, em parceria com as diversas forças de segurança como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), no enfrentamento desse grave problema que afeta nossa sociedade”, destacou o diretor-presidente do Detran de Roraima, Juscelino Pereira.

O presidente do Detran destacou ainda que para continuar lutando contra os números desfavoráveis é preciso que a sociedade também tenha consciência da sua responsabilidade dentro das ações promoção de segurança do trânsito no Estado.

“Nós só vamos conseguir vencer essa batalha com a união das forças de segurança e conscientização da sociedade roraimense para a importância do trânsito seguro. Temos que caminhar juntos, o poder público e a sociedade civil organizada para estabelecer as estratégias, os planos, os projetos e as ações pautadas para reduzir a violência e para que tenhamos paz no trânsito”, concluiu. (M.L)